Transformação Digital pode gerar US$ 2,8 trilhões ao varejo mundial

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Reportagem SA+ -

Consinco, Méliuz e Cred-System mostraram como ganhar produtividade e trabalhar com dados a partir de tecnologias disponíveis no mercado

Transformação digital é um dos assuntos mais importantes para o varejo atualmente. Ignorá-la significa colocar o futuro da sua rede em risco. No entanto, ainda há dúvidas sobre como aplicá-la de forma prática no dia a dia da empresa. Para mostrar como isso pode ser feito, o II Fórum Nacional de Integração Varejo & Indústria levou um grupo seleto de empresas para apresentar soluções concretas e, de forma objetiva, tirar dúvidas do público presente.

Uma dessas companhias foi a  Consinco , que atraiu a atenção do público ao analisar os impactos da transformação digital na produtividade no varejo alimentar, revelando que há oportunidades para o setor varejista global gerar US$ 2,8 trilhões em valor por meio da transformação digital. Com suas soluções de tecnologia presentes em 37% das redes supermercadistas brasileiras e 51% dos atacadistas, a empresa destacou a importância de ter atenção não apenas à jornada do cliente, já bastante estudada, mas também à jornada do produto. Silvio Sousa, diretor comercial da empresa, detalhou dois cases de supermercados que, entre outros avanços, reduziram ruptura, deixaram de perder dinheiro com estoque excessivo e elevaram a produtividade dos repositores. Uma das ações adotadas para isso envolve endereçamento das gôndolas para agilizar o trabalho de reposição.

Lucas Marques, COO do  Méliuz , mostrou como o sistema de cashback é eficiente para incentivar o público a registrar seu CPF no momento da compra. Com os dados do comportamento de compra, é possível tomar decisões com base em informações, realizando ações assertivas de comunicação com a base de clientes, de diferentes formas, como e-mail, SMS, push notification, interação via app, entre outras.O resultado pode ser ações promocionais assertivas, por exemplo, em parceria com a indústria. Os ganhos aparecem em melhores análises e ações mais personalizadas, com uso eficiente de algoritimos de recomendação. Lucas mostrou detalhes de uma ação com um varejista para combater os efeitos da entrada de um atacarejo concorrente na cidade. Enquanto no grupo controle as vendas caíram 15%, os clientes escolhidos para receber ofertas consumiram 105% a mais.

Em 24 anos, os cartões private label da Cred-System já foram responsáveis por mais de 44 milhões de transações processadas em 2.500 PDVs, das quais 4 milhões ocorreram em 2018. Durante a apresentação de Paulo Valente, diretor de negócios da empresa, um dos pontos que mais chamou a atenção dos varejistas, que lotaram o Fórum, foi a demonstração do passo a passo do sistema de aprovação, que é feito diretamente no celular. A empresa também oferece dados dos clientes à rede parceira, o que permite tomar decisões mais focadas na necessidade do público, a exemplo de ofertas direcionadas.  

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