Trabalhe sua seção de carnes muito além de simples commodity

Avaliação:

(7 Avaliações)

Fernando Salles - redacao@savarejo.com.br -

Confira dicas práticas para melhorar a experiência de compra e os resultados

Proporcionar a disposição dos cortes e tipos de carne em volume e padrão corretos, de forma linear e atrativa aos clientes é algo fundamental para o varejo alimentar, conforme lembra a JBS . Em outras palavras, é necessário tratar a carne não como uma simples commodity, mas como um produto de valor agregado.

Aparência também é fundamental, ressalta Thiago Somavilla, head de marketing e communications da Plena Alimentos . “As montagens no balcão do açougue e no autosserviço devem valorizar os cortes e enaltecer a maior qualidade possível”, recomenda o executivo.

COMPORTAMENTO DO SEU PÚBLICO

“O brasileiro é apaixonado pela proteína bovina e valoriza muito os cortes do traseiro. Contudo, em função da crise econômica, no consumo cotidiano observamos uma crescente busca pelos cortes do dianteiro e pelos produtos industrializados como almôndegas e hambúrgueres, que são opções mais acessíveis”, analisa Somavilla, da Plena. Ainda que a sofisticação tenha avançado no açougue de supermercados em diversas regiões, é importante acompanhar como o público reage ao momento econômico atual.

NÃO SUBESTIME OS PLANT-BASED

Na operação de varejo do GPA , uma boa surpresa têm sido os produtos plant-based, alimentos que têm sabor e textura semelhantes às opções de origem animal – como hambúrgueres, carne moída, linguiça, almôndega e tiras de frango –, mas são produzidos totalmente à base de ingredientes vegetais. “Para se ter uma ideia, nas lojas do Extra e Pão de Açúcar, as primeiras redes a oferecer lançamentos plant-based, as vendas da categoria crescem a uma média constante acima de 150% desde a segunda quinzena de maio de 2019, data de início da venda do primeiro hambúrguer feito de planta”, comemora André Artin, gerente de desenvolvimento comercial das bandeiras. Só os hambúrgueres da versão plant-based já representam um terço da venda bruta total de hambúrgueres congelados nas lojas das redes em todo o País. Mesmo na pandemia, essa curva se manteve ascendente.

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade