Saiba por que o Assaí Atacadista prefere ter programas de trainee internos

Avaliação:

(5 Avaliações)

Por Fernando Salles -

Desde a criação dessas iniciativas, turnover foi reduzido em 40%

"O crescimento do Assaí precisa significar também o crescimento das pessoas, da nossa gente". Esse princípio, praticado pela rede de atacarejo pertencente ao GPA, fica claro na opção por investir em programas de trainee internos, exclusivos para profissionais que já trabalham na empresa.

Atualmente, o Assaí Atacadista conta com dois desses programas. Lançado em 2012, o Trainee de Operações oferece aos chefes de seção a oportunidade de se tornarem subgerentes nas lojas da rede. Os requisitos para participar são: ao menos seis meses de empresa, experiência em liderança de equipes e projetos, além de disponibilidade para mudança, afinal a rede está em contínua expansão para diveras cidades e Estados. Ter concluído ou estar cursando ensino superior é considerado desejável. "Só nesse programa já tivemos mais de 350 colaboradores formados", comemora Sandra Vicari, Diretora de Gente e Gestão do Assaí Atacadista. Neste ano, foi criado o Trainee Comercial, um programa aberto para colaboradores de todas as áreas, que possibilita o desenvolvimento em competências e processos de um dos setores mais importantes do negócio. "Ao final do programa, os trainees assumem uma posição estratégia dentro da área comercial. Na primeira edição, 20 colaboradores foram aprovados", conta a diretora.

Realizar internamente os programas de trainee é considerado um diferencial importante do Assaí Atacadista, conforme explica Sandra Vicari. "Além de termos colaboradores muito mais engajados, essa prática também traz ganhos positivos para a nossa operação, pois conseguimos perpetuar nossa cultura, o conhecimento do segmento, do nosso modelos de negócio, além de acelerarmos a adaptação e a performance em uma nova função, pois são pessoas que já estão acostumadas ao nosso ritmo e forma de trabalhar", avalia. "Isso também faz com que a nossa gente tenha visibilidade do nosso plano de carreira e enxergue possibilidades reais de crescer aqui dentro. Temos uma taxa de retenção quatro vezes maior nos programas internos do que nos convencionais, com candidatos externos", completa a diretora.

Ao optar pelo programa interno em vez de recorrer ao mercado, o Assaí revela intenção de desenvolver seus talentos e formar profissionais preparados para atuar em posições estratégicas dentro da rede. "Conseguimos prepará-los de forma acelerada para tais posições, o que também acompanha o nosso ritmo intenso de expansão, que nos exige ter pessoas aptas para assumir cargos de liderança em um tempo muito menor. São cerca de 20 novas lojas inauguradas por ano, e, para sustentar isso, o desempenho de profissionais capacitados faz toda a diferença", ressalta Sandra Vicari.

Como funciona

Os participantes passam por treinamentos teóricos sobre temas comportamentais, técnicos e de negócio, além de treinamentos práticos para vivenciarem o dia a dia da nova área/função. Eles passam a ocupar o cargo de trainee, deixando de atuar na função anterior.

Toda a estratégia dos programas é desenvolvida internamente pelo Assaí Atacadista. "Para as formações teóricas, contamos com o apoio de diversas áreas da empresa, além de consultorias especializadas em temas necessários à formação, como conhecimento sobre tributos básicos. Todas as áreas do Assaí são envolvidas nos programas e apoiam na construção de conteúdos para a formação dos trainees", explica Sandra. 

Impacto nas equipes

Um dos impactos importantes, de acordo com a Diretora de Gente e Gestão do Assaí Atacadista, é que os colaboradores conseguem ver na prática o compromisso da empresa em desenvolvê-los, o que tem trazido resultados positivos. "Desde a criação dos programas internos, reduzimos o nosso turnover em 40%, um índice muito importante para o segmento em que atuamos. Além disso, aumentamos em 30% o engajamento dos nossos colaboradores", comemora Sandra Vicari. Nos últimos três anos, a rede conseguiu reter 85% dos colaboradores que participaram dessas iniciativas. 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:             LinkedIn            ,            Instagram            e            Facebook            !

 

 

 

Comentários

Comentar com:
Publicidade

Guia de Sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade