Saiba como "criatividade comercial" levou o GPA a crescer além do atacarejo

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Por Sheila Hissa - sheila.hissa@savarejo.com.br -

Acredite, esse é um dos fatores aos quais a empresa atribui os bons resultados alcançados no último trimestre do ano. Saiba o que é


Embora a rede Assaí continue, disparada, a que mais gera resultados, duas outras operações da divisão alimentar do GPA têm muito do que se orgulhar. No último trimestre de 2018, considerando-se apenas “mesmas lojas”, as bandeiras de supermercados Extra Super, Mercado Extra e Compre Bem registraram alta nominal de 4,7% em receita bruta. Isso depois de ter amargado taxas negativas nos dois primeiros trimestres do ano: 3,2% e 1,3%, respectivamente. A recuperação se deve, em parte, ao processo de conversão de lojas. Após a mudança, as lojas que se tornaram Mercado Extra registraram alta nas vendas de 30%, e as que foram transformadas em Compre Bem cresceram 50%.

“Criatividade Comercial”

  • reposicionamento de marcas exclusivas
  • lançamento de mais de 500 novos produtos
  • novo modelo de comunicação
  • novas campanhas promocionais

Segundo comunicado aos investidores, o bom desempenho foi fruto ainda da “criatividade comercial” da empresa, traduzida pelos atributos acima. O formato “proximidade” – que atua com as marcas Minuto Pão de Açúcar e Minimercado Extra – também sobressaiu, com aumento ainda mais marcante na receita bruta: 19,1% em “mesmas lojas” –, também depois de ter sofrido queda, no caso de quase 8% no 1º trimestre de 2018. O avanço entre o 4º e o 3º trimestre foi de 6 pontos percentuais. Para o GPA, algumas decisões explicam a volta por cima: revisão do sortimento, adequado aos diferentes públicos, promoções alinhadas ao Extra e Pão de Açúcar e foco nas marcas exclusivas.

Em “mesmas lojas”, enquanto o atacarejo do GPA mantém seu crescimento sólido, outras duas bandeiras se destacam. Boa parte do sucesso se explica pela conversão de lojas Extra Super em:


* Crescimento se refere apenas às lojas convertidas em relação às vendas de antes da mudança?

Já o Assaí avançou 9,1% nos últimos três meses de 2018. A rede foi favorecida pela retomada da inflação, sobretudo de commodities e lácteos, que passou de - 5,1% para + 3,9%. O GPA assinala o peso das ações promocionais, sobretudo o da maior campanha de aniversário já realizada pela bandeira. E ainda a penetração do Cartão Passaí, que subiu 5% e hoje contabiliza 600 mil unidades. O cartão respondeu por R$ 2,2 bilhões de vendas.

Minuto Pão de Açúcar
A bandeira de proximidade fechou o ano com 79 filiais. No último trimestre do ano passado, foram fechadas três unidades

Desempenho “mesmas lojas” 2018 em porcentagem (%)

Evolução receita bruta, por trimestre sobre igual período do ano anterior – Dados do Assaí exclui conversões

2018
53,6 bilhões de reais de vendas brutas
10,7% crescimento nominal

2019
Para repetir o sucesso do último trimestre de 2018, o GPA já comunicou que continuará com conversões dos Extra Super, a fim de elevar número de clientes, vendas e tíquete médio. O foco do Minimercado Extra será consolidar as decisões já tomadas, e o do Minuto Pão, retomar a expansão com novas 15 lojas

 

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