Sabe o caminho da jornada do produto? A rede Koch conhece

Avaliação:

(14 Avaliações)

Janaina Langsdorff - redacao@savarejo.com.br -

Entender essa trajetória ajuda a reduzir problemas como ruptura e desperdício de mercadorias. Varejista catarinense conseguiu com apoio da Consinco

Ruptura e desperdício de mercadorias – por avarias ou vencimento –, além de atrasos na entrega, continuam sendo problemas enfrentados pelo varejo. Ainda hoje é difícil percorrer a trajetória do produto em toda a cadeia, o que minimizaria os entraves e garantiria mais vendas. A rede catarinense Koch, entretanto, conseguiu combater esse problema. Ao conhecer o estudo “Transformação Digital e Produtividade” de seu fornecedor   Consinco  , especialista em soluções de ERP, entendeu com maior clareza a jornada dos produtos – cada uma de suas fases e os melhores processos operacionais. A empresa informatizou vários desses processos e, desde então, vem acumulando bons resultados.

O grupo, que em 2019 completa 25 anos de atuação, acaba de concluir obras para dobrar a capacidade do centro de distribuição. Agora, o CD passa a operar com 22.000 m2 de área construída. As soluções vêm amparando o plano de expansão da empresa, que atua com as marcas Koch, Express e Komprão. Terceira maior varejista de Santa Catarina, a rede pretende abrir cinco lojas de atacarejo até o fim de 2019. No total, serão 28 estabelecimentos em operação, entre varejo (16) e atacarejo (12). A previsão é fechar o ano com um faturamento de R$ 1,6 bilhão, o que equivale a uma alta de mais de 40% com relação a 2018.

“Substituímos etapas antes feitas manualmente pelas soluções da Consinco, nossa parceira há três anos”, conta Alexandre Correa de Quadros, diretor administrativo da rede. Segundo ele, a busca por tecnologias para apoiar as operações começou em 2014 e, de lá para cá, a empresa acumulou crescimento de 145%. “Hoje, as empresas mais lucrativas são as que conseguem trabalhar com excelência a custo baixo. O caminho para alcançar uma gestão eficiente”, diz.

 

Etapa do produto até a loja

 

Crescimento da empresa
Desde que iniciou, em 2014, a busca por tecnologias para apoiar suas operações, como as de logística, o  Koch  cresceu 145%.

 

Jornada do Produto

As soluções da consinco para informatizar os processos foram criadas a partir de estudo sobre as transformações ocorridas no varejo nos últimos 30 anos. a empresa tem ferramentas instaladas em 2,7 mil pontos de venda e presença em 51% das maiores redes de atacarejo.

CAMINHO SEM TROPEÇOS

NO PROCESSO DE COMPRAS
Ferramentas estatísticas e algoritmos são essenciais para definir o volume de cada item. A compra de grandes quantidades para ganhar bons descontos pode ser decidida com maior sensatez e menos emoção, com os riscos sob controle. “É bom lembrar que a tecnologia ajuda a considerar interferências como sazonalidade, época do mês, feriados, entre outras variáveis”, diz Silvio Sousa, diretor comercial da Consinco. “Quanto mais refinada for a gestão dos estoques, menor o número de compras desnecessárias e falta de produtos”, acrescenta.

CUSTO DA MERCADORIA E PRECIFICAÇÃO
Exigem dados consistentes, parâmetros bem definidos e boa sistematização. Assim, a negociação é mais produtiva e a definição do preço ao consumidor, mais assertiva. Para Sousa, um bom gerenciamento de custos, verbas e outras condições, além de pesquisas no mercado, garantem o preço mais adequado para cada loja.

A VIAGEM DOS PRODUTOS

O caminho até o centro de distribuição é uma das partes mais importantes da jornada. Uma logística bem definida passa pela confirmação de horário e locais exatos para desembarque das mercadorias, já com nota fiscal verificada.

COLETORES DE DADOS E ORDENS DE VOZ

Esses equipamentos conferem maior confiança às informações que abastecerão o sistema e garantem relatórios mais confiáveis.

ARMAZENAGEM DOS PRODUTOS

O uso de endereços normatizados evitam estoque virtual, agilizam a movimentação das mercadorias e facilitam abastecimento das lojas.

QUANDO O ESPAÇO NA GÔNDOLA É PEQUENO

Isso torna a reposição ainda mais crucial. Os produtos de alto giro exigem maior controle nos intervalos de reabastecimento, enquanto os itens com médio ou baixo giro devem manter boa visibilidade nas prateleiras para não perder vendas.

BENEFÍCIOS COLATERAIS

  • A diminuição de ruptura e perdas (aumento nas vendas) é o ganho mais evidente dos sistemas que contemplam a jornada do produto, mas outras vantagens também aparecem:
  • Aumento da produtividade na reposição
  • Diminuição de promoções de itens próximos do vencimento
  • Queda nos custos

Ganhos da Rede

18% redução das quebras em toda a empresa
30% redução de ruptura no atacarejo Komprão
60% redução de itens próximos do vencimento
40% previsão de crescimento neste ano

 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:        LinkedIn       ,       Instagram       e       Facebook       !

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade