Rede da Itália inaugura supermercado pensado para pessoas com autismo

Avaliação:

(0 Avaliações)

Reportagem SA Varejo -

Luzes baixas, poucos sons e comunicação visual específica estão entre as adaptações

Inclusão é uma questão de civilidade. Com essa certeza, a rede italiana Coop inaugurou seu primeiro supermercado "autism friendly". Situada em Monza, na região da Lombardia, a loja conta com luzes baixas e é isenta de sons altos, tudo para não causar desconforto às pessoas com autismo.

A gigante do varejo italiano abraçou a ideia sugerida pelas mães da ONG Alla3, dedicada à causa da inclusão. A equipe também recebeu treinamento para atender da melhor forma essa parcela do público, trabalho que contou com a colaboração da associação PizzAut, gestora de restaurantes cujos funcionários são pessoas com autismo. 

Toda a comunicação visual da loja foi pensada nas pessoas com autismo. Os desenhos foram feitos pela arquiteta iraniana Neshat Asgari, seguindo as recomendações da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA). Na entrada do supermercado, também há um mapa à disposição para facilitar a localização das seções. 

"Somos o primeiro supermercado da Itália a fazer algo do tipo, e também da Europa, provavelmente. Esperamos ser copiados por outras redes de supermercado. Nós vamos estender esse modelo também para todos os nossos outros pontos na Lombardia", afirmou Alfredo De Bellis, vice-presidente da rede varejista.
 

     

Fonte: Metro Jornal

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Guia de Sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade