Páscoa: confira cenário atualizado da data sazonal

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Reportagem SA+ -

Mercado reviu projeções, mas há quem mantenha otimismo

A pandemia global coincidiu com uma das datas sazonais mais importantes para o varejo alimentar. O resultado é que esta Páscoa será diferente de todas as outras nos supermercados brasileiros.

A Apas (Associação Paulista de Supermercados), que havia estimado, meses atrás, crescimento de 2,2%, refez as projeções e agora acredita em queda de 8,5% nas vendas de produtos típicos de Páscoa  no estado de São Paulo, em comparação com a data de 2019. 

Especificamente na Grande SP, região com mais casos de Covid-19, a projeção negativa é de -10,5%. Já no interior do estado, a média de retrocesso nas vendas deve ser de -8,2%, de acordo com a Apas, que baseou sua projeção em itens com vendas típicas para esta época do ano, entre os quais bombons, ovos, barras e tabletes de chocolate, refrigerantes, cerveja, vinho e peixes. A entidade cita como principal motivo o contexto econômico atual, no qual as famílias voltaram seus gastos para produtos básicos.

Impacto nos Preços

Grandes redes de supermercados relataram ao jornal Valor Econômico já terem recebido da indústria em torno de 80% a 85% dos pedidos de Páscoa. Com as vendas abaixo da média – e mais concentradas em ovos de baixo preço – algumas cancelaram as encomendas que ainda chegariam às lojas. Uma das preocupações tem relação com sobras excessivas de produtos. Já há, inclusive varejistas promovendo descontos em lojas físicas e online.    

Coop segue otimista

Apesar do cenário desafiador, a Coop acredita em vendas 11% superiores na comparação com a Páscoa do ano anterior. A projeção da cooperativa, com 32 lojas no estado de São Paulo, considera itens típicos como bacalhau, ovos de chocolate, bolo pascal, caixas de bombons, barras de chocolate e presenteáveis. A rede confirma que as indústrias já têm antecipado algumas ofertas de produtos sazonais.  

Indústrias investem

Os principais fabricantes de chocolates mantiveram ações como ambientação de lojas para levar o clima de Páscoa ao varejo. A marca Lacta, por exemplo, iniciou campanha de comunicação no último domingo e adaptou seu posicionamento para levar a magia da data mesmo em um cenário tão atípico.

Mesmo não sendo a Páscoa dos sonhos, vale lembrar que, historicamente, as vendas da data se concentram na última semana. E neste ano ainda podem acontecer na loja física e também por meio de canais digitais.

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