Onze dicas para garantir vendas nas festas juninas

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Patrícia Büll e Sheila Hissa - redacao@savarejo.com.br -

Com todas as dificuldades deste ano, consumidor estará mais tolerante com a indulgência e cheio de vontade de festejar a vida, mesmo sem aglomerações

Na Páscoa, o coronavírus pegou a indústria e o varejo de supetão. Não se esperava uma crise tão grave, e os dois lados fizeram o que estava ao alcance. Com festas juninas tudo pode ser diferente, mesmo com o cancelamento das grandes eventos públicos e até por causa deles

Pense bem

Em junho todos ainda estarão em recuperação do tremendo susto. Estarão mais tolerantes com a indulgência e com muito mais vontade de festejar a vida – ainda que num pequeno grupo, ou mesmo sozinho, dependendo de como tudo estará em cada cidade. Haverá uma necessidade reprimida de alegria, de um consumo que não seja só o essencial, de alegrar as crianças e de agradar aos idosos. Atender essa necessidade fará bem à imagem da empresa.

Não esqueça

Os fornecedores estarão tão interessados em deixar a tempestade para trás como você. A sua loja talvez não possa montar barraquinhas com antecipação. Não importa. Monte assim que possível. A indústria, claro, poderá ajudar. Inclusive muitas delas têm planos de lançamentos, materiais de merchandising, degustação e promoções. Mantenha tudo isso no horizonte. Criatividade, parceria com o fornecedor e planejamento (mesmo no meio do furacão) continuam essenciais.

Fique de olho nas dicas

E também no momento que sua cidade estará vivendo para adaptá-las à situação local

01. Cestas com amendoins, pé de moleque e outros docinhos típicos podem ser montadas e vendidas na área de vendas ou por entrega. Não prive o consumidor desse prazer.

02. Música é fundamental já que mexe com emoções. Você pode transmitir na loja, nas postagens das redes sociais, na rádio local e até no bom, velho, e agora nostálgico, caminhão de som. Músicas típicas e som sertanejo farão bem aos ouvidos das pessoas – desde que tenha clima para isso, claro.

03. Pipoqueiras elétricas poderão preparar pipoca quentinha para clientes em horários diferentes (Sim. Tudo vai depender do controle do coronavírus). Um expositor com milho em grão e pipoca de micro-ondas deve ficar ao lado das pipoqueiras. Pessoas com luvas e máscara deverão entregar os pacotinhos. Higiene e segurança alimentar nunca farão tanto sentido como a partir de agora.

04. Entrega sob encomenda. Canjica, mungunzá, arroz-doce, curau, pamonha, caldo de feijão, cuscuz, bolo de milho – entre outras guloseimas – entregues em casa animarão o consumidor

05. Explorar áreas quentes da loja nunca fez tanto sentido. Muitos consumidores estão se habituando a entrar e sair mais rápido dos supermercados. Por isso, sempre é bom garantir atenção para os itens típicos de festa junina na entrada da loja, no FLV, etc.

06. Pacotes especiais com os ingredientes mais usados na culinária de cada região também podem fazer a diferença. Alguns produtos não podem faltar na lista:

  • Farinhas
  • Tapioca
  • Coco ralado
  • Salsichas
  • Batata palha
  • Farofa pronta
  • Especiarias como cravo e canela
  • Suco de uva para o vinho quente sem álcool
  • Vinho tinto e aguardente
  • Espigas de milho
  • Maçã
  • Açúcar
  • Gengibre
  • Arroz

07. Calculadora Junina deverá ser a tática usada pela Yoki para conquistar consumidores. Ela pensa em disponibilizar a calculadora em seu site para ajudar o consumidor a determinar automaticamente a quantidade de salgados, doces e bebidas de acordo com o número de confirmados de cada Arraiá doméstico ( www.festajunina.com.br ).

08. E-mails de conteúdo com receitas típicas, dicas e sugestão de ingredientes devem continuar fazendo parte da ação digital. Incentiva a compra por impulso. SMS e e-mail marketing com ofertas focadas também podem ser relevantes

09. Decoração da loja talvez também exija um trabalho meio em cima da hora. Mas, se for possível, não hesite, com ou sem ajuda de fornecedores. O clima tem de ser festivo e passar a ideia de que sim, o pior já passou. Acolha o consumidor. Isso ficará em sua lembrança emocional. As ilhas temáticas com vários itens também continuarão ajudando. Planeje o que é possível, mas não deixe de planejar. A ligação afetiva do brasileiro com a festa junina é muito forte.

10.Confiança e otimismo. Supermercadistas mantêm o otimismo. Vários empresários ouvidos pouco antes do agravamento da crise preservavam a confiança na elevação das vendas em relação ao ano passado, ainda que com expectativas menores.

11. Santo Antônio, São João e São Pedro devem estar presentes no que for possível. Decoração, imagens no site, mensagens pelo WhatsApp. Eles são o grande símbolo, os grandes mobilizadores da fé e da confiança na vida durante os festejos.

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