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(2 Avaliações)Fernanda Vasconcelos - Alessandra Taraborelli- redacao@savarejo.com.br - 11/10/2019
Conheça também lançamentos da indústria para as Festas
Veja o que empresas e entidades de classe esperam em relação à venda de produtos tipicos do período e conheça alguns lançamentos que poderão ajudá-lo a vender mais.
Bebidas
Fabricantes de bebidas como vinhos, sidras e espumantes estão entre os mais otimistas em relação às vendas do período. Um dos motivos é o apelo emocional da data. “O momento político e econômico ainda gera incertezas na população, que segue cautelosa em relação ao consumo. Mas o Natal e o réveillon são momentos de presentear e renovar as esperanças. Por isso, acreditamos num aumento de vendas”, afirma Liza Rivatto Schefer, gerente de marketing da Zanlorenzi . A empresa aposta no lançamento de uma linha de vinhos finos de origem portuguesa, chamada de Galo Lusitano, e no espumante Lunar Moscatel.
Também com boas perspectivas para este ano, a Salton focará os vinhos exclusivos da Adega da Enoteca da Família Salton e dois lançamentos rosés que visam também ao verão. Já a Cereser , que tem uma extensa linha de sidras para o período, está comercializando a marca Spritz, uma das novidades da data. Trata-se de um coquetel apreciado na Europa e que pode ser consumido com gelo e rodelas de laranja.
50% da receita da fabricante Salton no ano vem do período de Festas.
Panetones
Lançamentos são a principal aposta dos fabricantes desse segmento. Confira algumas novidades:
SANTA EDWIGES
A empresa está lançando três panetones: um gourmet de frutas especiais, com sachê de açúcar de confeiteiro para decoração; um com chocolate belga; e outro da marca Vicenza, com embalagem flexível e alça, tipo sacola. Somam-se a eles latas especiais, mudanças nas embalagens e kits natalinos para presentear, que já fazem parte da linha
VILLAGE
A indústria terá lançamentos no segmento infantil, com o desenho Masha e o Urso, além de embalagens de diferentes tamanhos
ARCOR
O panetone de Alfajor é a novidade para este Natal da companhia, que já tem em seu portfólio versões como petit gateau, paçoca e trufado, entre outros
PANCO
A fabricante coloca no mercado o panetone de caramelo salgado com gotas de chocolate e zero açúcar
40% da receita da Village no ano vem do Natal
15% expectativa de alta no mercado de panetones em 2019, conforme a Santa Edwiges
10% a 15% expectativa de alta nas vendas de vinhos, sidras e espumantes, segundo fornecedores
Variação dos preços
O consultor de varejo
Marco Quintarelli
acredita que o preço da maioria dos produtos típicos estará mais alto.
“Quanto à carne suína, os preços também estarão mais salgados. Tanto que os próprios varejistas estão deixando para comprar mais perto da data e na quantidade que corresponde à demanda”
Perus e aves natalinas em torno de 5% mais caros
Panetone 5% a 6% acima do ano passado
Bacalhau entre 10% e 15%
Carnes
Na varejista, o mais vendido é o Gadus Morhua. Também está se destacando em vendas o lombo de bacalhau já dessalgado. Segundo Sergio Leite, diretor comercial, o produto puxa vendas de azeites, cujo consumo sobe 35%.
Bacalhau
expectativa de alta de bacalhau na
rede Mundial
(RJ)
Aves natalinas
2 vezes frequência de compra no Natal
1,5 milhão de famílias consumiram esses produtos em 2018, o que representou 2,8% dos lares
Carne Suína
1 vez: frequência de compra no Natal
A Marfrig espera aumento de vendas de cortes para churrasco neste Natal. A companhia recomenda acompanhar o estoque diariamente para evitar ruptura no período.
Complementos
Alimentos como farofa, batata palha, temperos e a tradicional lentilha também costumam registrar expressiva procura no período de Festas de fim de ano. Mais uma vez, a fabricante Yoki está otimista para a data sazonal. Nesse período, a empresa apresentará sua nova campanha: “Yoki, fica gostoso juntar” – criada pela FCB Brasil. O objetivo é retratar momentos de conexões dos brasileiros com alimentos. Em todo o País, a marca trabalhará ativações de seus produtos em diferentes canais. A Yoki promete disponibilizar ao varejo um enxoval de materiais que reforçarão o conceito da campanha. Haverá, ainda, ações direcionadas para a exposição em pontos extras, um dos pilares das marcas da empresa. No sentido de garantir a execução, a equipe de promotores terá o reforço de profissionais externos. Para Kitano , a empresa preparou uma campanha específica, com o mote: “Vamos Temperar de Verdade?”. A ideia é mostrar o protagonismo dos temperos na gastronomia cotidiana e estimular a criatividade utilizando os produtos de seu portfólio, além de reforçar atributos de pureza e naturalidade das ervas e especiarias. Estão previstas peças de publicidade em TV, rádio, canais digitais e ainda novos materiais de ponto de venda.
Confira dicas da Yoki para elevar as vendas no seu supermercado:
- Priorize exposição de marcas que são sinônimos das categorias, pois isso ajuda o shopper a encontrar mais rapidamente o que está buscando e eleva o giro na gôndola
- Adicione à jornada de compra do shopper ferramentas que facilitem sua experiência na loja, como exposição de itens complementares em cross merchandising. Por exemplo: farofas próximas ao setor de açougue
- Na preparação para o período sazonal, é importante verificar o histórico da data para entender quais foram os produtos mais vendidos, quais categorias tiveram incremento de vendas e quais produtos responderam melhor a ações como pontos extras e exposição junto aos checkouts
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