Mês a mês, vendas do GPA batem recorde no e-commerce

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Alessandra Morita – alessandra.morita@savarejo.com.br -

Canal surpreende também pelas categorias que mais crescem e pelo público que vem conquistando. Investimentos não param

O GPA vai inaugurar mais um centro de distribuição dedicado ao e-commerce no dia 1º de julho. Desta vez, será em Brasília e se somará a outros quatro já existentes em São Paulo e no Rio de Janeiro. Com 5.000 m2 de área, a central vai dobrar a capacidade de atendimento na região. Normalmente, a companhia inicia a operação online a partir das lojas (Extra e Pão de Açúcar) e, à medida que a demanda aumenta, os CDs específicos são implementados.

Desde o início da pandemia, o crescimento do e-commerce tomou força. No primeiro trimestre, a alta foi de 82%, sendo que as taxas não param de subir. “As vendas em abril superaram as de março – que tinha sido o maior mês do canal por causa da pandemia. As de maio foram superiores às de abril e, agora, as de junho cresceram sobre as de maio”, conta Rodrigo Pimentel, diretor de e-commerce do GPA .

Segundo o executivo, a quarentena derrubou a principal barreira para a compra online: a falta de conhecimento. De modo geral, as pessoas gostaram, o que tem feito com que retornem ao canal. Para o diretor do GPA, o hábito de comprar no e-commerce veio para ficar, uma vez que as pessoas perceberam que é possível encontrar uma solução completa na internet.

Perecíveis avançam mais

No GPA, as categorias que mais cresceram no online foram as de perecíveis, como carnes, hortifrútis, queijos e frios, entre outras associadas a uma compra “prazerosa” e menos racional. “A alta foi acima da média dos demais produtos, com alguns casos batendo em até 500%. A frequência de compra também aumentou”, conta o diretor de e-commerce da companhia. “Estamos vendendo até flor pela internet com sucesso”, acrescenta.

Outra quebra de paradigma, na avaliação do executivo, é a entrada de clientes com mais de 60 anos no comércio eletrônico. Esses consumidores têm preferência na entrega nos canais digitais do GPA. “Verificamos qual é a janela mais curta que temos para enviar a compra a eles e não cobramos frete. Já temos uma aderência de 90% desse público ao serviço”, explica.

Para se ter uma ideia da adesão ao online do GPA, cerca de 200 veículos rodavam diariamente a fim de realizar entregas aos consumidores do canal. Hoje, está em torno de 1.200. O número de lojas em que o pedido sai da unidade mais perto do cliente também registrou um salto desde o início da pandemia: de 120 para cerca de 300.

Entregas

De acordo com Pimentel, no início da pandemia, os prazos de entrega do e-commerce aumentaram pelo rápido avanço da demanda de uma hora para outra. “Naquele momento, estávamos em plena execução do nosso planejamento, feito entre setembro e outubro do ano anterior, de aumentar nossa capacidade”, explica. A inclusão de mais lojas para separação de produtos vendidos no canal exigiu treinamento do time, o que aconteceu de forma remota por meio de vídeos. “Também contamos com vantagens como o suporte tecnológico que temos e com a boa localização das nossas lojas físicas”, ressalta.

James

Plataforma de multisserviços, o James entrega desde itens vendidos em supermercados até produtos de drogarias e restaurantes, entre outros, em cerca de uma hora. Adquirida em dezembro de 2018, a plataforma – posicionada como “Delivery de tudo” – complementa as modalidades utilizadas pela companhia. Além do SuperApp, como o modelo do James é conhecido, estão disponíveis para os clientes a entrega no dia seguinte, a express (em até quatro horas após a confirmação de pagamento) e o Clique & Retire, em que o cliente adquire o produto pela internet e busca na loja física. Pimentel explica que, em geral, as compras maiores, com perfil abastecedor, tendem a sair das filiais. Já as que são repositoras podem ser entregues por meio do James, para chegar mais rapidamente ao consumidor.

Marketplace

O projeto, que será lançado no terceiro trimestre deste ano, tem o respaldo dos cerca de 12 milhões de downloads dos aplicativos de desconto das bandeiras da companhia e dos clientes que fazem compras pelo menos uma vez ao mês em seus canais online. “Entendemos que era hora de oferecer categorias complementares em nossas plataformas, que pode ir desde livros e móveis até brinquedos e suplementos alimentares”, conta Pimentel. A ideia é fazer uma curadoria, selecionando os vendedores cujos produtos estão alinhados ao posicionamento das marcas Pão de Açúcar e Extra. “Abriremos inclusive para empreendedores que vendem vinhos, pois queremos ser a maior plataforma para quem busca a bebida”, comenta.  

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