Marca gourmet de carnes da Friboi bate recorde de crescimento

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Alessandra Morita - alessandra.morita@savarejo.com.br -

Resultado é fruto de mudanças nos hábitos do consumidor e de um trabalho mais próximo do varejo alimentar

A marca Maturatta registrou um crescimento de 33% no mercado interno no ano passado. Produzida pela Friboi, a linha gourmet conta com cortes de carnes maturadas para churrasco. Com 20 anos de atuação no mercado, desde outubro vem superando a meta de vendas de 2.000 toneladas/mês. Em dezembro, bateu recorde de 2,3 mil toneladas. Para este ano, a empresa pretende incluir novidades na linha e voltar a crescer na casa de dois dígitos

Segundo Antonio Sobrinho, diretor comercial da Friboi , em anos de adversidade econômica, as carnes gourmet costumam ter um bom desempenho. Mas, no caso da Maturatta, acredita que outros fatores contribuíram para a expansão nas vendas. Um deles é a relação custo x benefício, ao oferecer uma carne de boa qualidade e maciez a um preço justo e acessível. 

Outro ponto é a mudança no comportamento do consumidor. “Antes, o churrasco era basicamente picanha, fraldinha e costela. Hoje, existe uma experiência em torno dos cortes, o que ampliou a presença de outros tipos de carnes, como filé mignon, maminha e contrafilé, além de alcatra e filé de costela, que são os mais vendidos da nossa linha”, afirma. 

Benefícios para o varejo
Leonardo Cunha Monteiro, diretor de vendas da Friboi, acrescenta que esses produtos também estão mais presentes nas refeições do dia a dia devido à sua praticidade. Parte do crescimento de vendas de Maturatta se deve ainda à campanha em TV e a iniciativas envolvendo os pontos de venda. “Fizemos um trabalho junto ao trade para reforçar os atributos da marca, sortimento, promotores e abastecimento”, diz o executivo. 

“Para o varejo, a linha também oferece vantagens, como margem de lucro maior e uma quebra praticamente zero, pois não é necessário tirar o produto da embalagem para vender”, ressalta Monteiro. O setor representa 70% das vendas da categoria. Entre os Estados que registraram maior crescimento em 2018, está o Rio de Janeiro. “Além de o público ser exigente, a linha oferece uma oportunidade de fugir da guerra de preço e trabalhar com um produto mais rentável”, explica o diretor de vendas. 

Novidades para 2019
Entre os planos para este ano, está ampliar a presença no varejo e a divulgação do brisket ou corte ponta de peito, que vem da parte dianteira do boi e é muito utilizado em churrasco nos EUA. “Vamos trabalhar forte este produto. Também pensamos em lançar mais um ou dois cortes na linha em 2019”, comenta Antonio Sobrinho, diretor comercial. 

A expectativa da empresa é de que a marca Maturatta volte a crescer dois dígitos neste ano. “Quanto à demanda, estamos confiantes. O que condiciona a nossa taxa de crescimento é a geração dessa carne diferenciada”, explica Airton Firmino, diretor executivo de vendas da Friboi. “Ela depende do boi, da idade dele e de outros aspectos. Para se ter uma ideia, nossa linha é a única maturada, processo que dura cerca de 15 dias. Mas não queremos maior volume sem manutenção da qualidade. Estamos trabalhando para conseguir a matéria-prima necessária para atender a crescente demanda”, ressalta. Afinal, tudo indica que 2019 será um ano melhor para os negócios, o que pode beneficiar ainda mais a marca. 

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