Maior feira global revela tendências para setor de alimentos no futuro próximo

Avaliação:

(1 Avaliação)

Por Redação SA Varejo -

Edição 2019 da Anuga atraiu mais de 170 mil visitantes em Colônia, na Alemanha, com grande presença de brasileiros

Entre os dia 5 e 9 deste mês a Anuga , maior feira de alimentos e bebidas do mundo, recebeu mais de 170 mil visitantes na cidade alemã de Colônia, um avanço de 3% em comparação com o evento anterior, realizado em 2017. Novos conceitos e soluções para os principais desafios do setor global de alimentos estiveram no centro dos debates

Termômetro importante do que vem pela frente no futuro próximo do setor alimentício, a Anuga reforçou o fato de que tendências como consumo de alimentos saudáveis e produzidos de forma sustentável se fortaleceu a ponto de assumir uma nova dimensão no setor alimentício, com impactos nas empresas e até no poder público. "Se os políticos querem apoiar a indústria nesse desenvolvimento, precisam resolver os conflitos existentes em aspectos como redução de embalagem, combate ao desperdício de alimentos e segurança alimentar, em vez de ditar acordos ", opina Christoph Minhoff, diretor executivo da Federação das Indústrias de Alimentos e Bebidas da Alemanha (BVE).

Inovações em produtos

Ficou claro nos cinco dias do evento que produtos substitutos da carne estarão cada vez mais presentes nos supermercados e na mesa dos consumidores. A tendência é que torne-se habitual encontrar, pro exemplo, produtos protéicos alternativos feitos à base de ervilhas, favas e, futuramente, até mesmo de insetos.

Outro nicho em forte expansão são alimentos que levam cânhamo em sua composição – apesar de ainda gerarem polêmica e sofrerem restrições legais em países como o Brasil. Opções que atendam a necessidades específicas de grupos de consumidores também tiveram protagonismo nos debates durante a Anuga 2019, a exemplo dos alimentos Kosher e Halal, produzidos de acordo com preceitos judaicos e muçulmanos, respectivamente.

"Oferecer produtos que atendam às necessidades éticas dos consumidores e que também ofereçam o mais alto grau possível de satisfação é um grande desafio para fabricantes e distribuidores de alimentos", resume Friedhelm Dornseifer, presidente da Associação Alemã do Comércio Varejista de Mercadorias (BVLH).

Os insights da Anuga já estão e tendem a continuar sendo replicados no Brasil, uma vez que o País se destacou na quantidade de delegações presentes na feira, tendo um dos maiores crescimentos entre as nações de fora da Europa, junto de Japão e Estados Unidos. Por aqui, a segunda edição da ANUFOOD Brazil , a feira da Anuga voltada ao mercado nacional, está marcada para os dias 9,10 e 11 de março de 2020 em São Paulo.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:     LinkedIn    ,    Instagram    e    Facebook    !

 

Comentários

Comentar com:
Publicidade

Guia de Sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade