Maior evento de trade marketing da América Latina discutiu temas relevantes para indústria e varejo

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Por Fernando Salles -

Realizado pela Involves, AEx 2019 atraiu quase duas mil pessoas em São Paulo

Durante dois dias, o maior evento de trade marketing da América Latina atraiu público de quase dois mil participantes no centro de convenções São Paulo Expo. Iniciativa da Involves , o AEx foi realizado pela primeira vez na capital paulista, e contou nesta edição com palestras de grandes nomes nacionais e internacionais.

Logo na abertura do evento, Brian Harris, criador do gerencimento por categorias, atraiu a atenção do público ao abordar de forma detalhada o cenário atual da metodologia e as possibilidades de ganhos em vendas e rentabilidade que ela proporciona para as lojas físicas e também para o segmento de e-commerce, citando exemplos práticos do que foi feito com sucesso em varejistas de diversos países do mundo. Para o especialista, concorrentes como Amazon e Alibaba podem ser considerados os "category killers" da atualidade, exatamente como era o Walmart nos EUA há 30 anos, quando o GC dava os primeiros passos. Para concorrer com eles, brigar por preço não basta, é preciso desenvolver as categorias e colocar o consumidor no centro das decisões para que ele goste de comprar em sua loja física ou online, orientou Harris.

Os impactos da transformação digital no novo cenário do varejo foi tema da abordagem do professor e consultor Rubens Sant'Anna, um dos principais especialistas brasileiros em trade marketing, que apresentou informações, análises e vídeos que conectaram o público a duas das regiões mais inovadoras do planeta: o Vale do Silício e a China. Como recomendação aos varejistas, ele deixou claro a urgência em romper barreiras entre os canais e plataformas online e offline.

O modelo das lojas autônomas, tão comentado no setor varejista, também foi apresentado em um dos palcos do AEx 2019. Rodrigo Miranda, CEO e cofundador da Zaitt , pioneira nesse tipo de ponto de venda no Brasil, destacou que para melhorar a experiência de compra do cliente é preciso conhecer a fundo seus hábitos. Na opinião dele, porém, não basta analisar somente o que cada shopper comprou: é hora de ir além, observando o que ele poderia ter comprado e não o fez por alguma razão. Nesse cenário, ter conhecimento, por exemplo, de qual item o cliente colocou no carrinho – físico ou virtual – mas desistiu de levar na última hora, é uma informação relevante para melhorar processos.  

A extensa programação do evento contou com diversas outras palestras de nomes como Luiza Trajano, do Magazine Luiza. No espaço da feira de negócios, expositores levaram novos recursos para ajudar as empresas a aprimorar o trabalho no PDV e em outros aspectos da cadeia de distribuição. SA Varejo contribuiu na curadoria do conteúdo e também promoveu, no primeiro dia do evento, um painel com profissionais do varejo e da indústria , comandado por Sergio Alvim, CEO da SA Varejo.

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