Leve a magia do Natal para seus clientes com essas dicas

Avaliação:

(0 Avaliações)

Por Fernando Salles - redacao@savarejo.com.br -

Saiba como criar um ambiente lúdico, propício para o consumo, e que faça o público esquecer os cinco anos de crise

Bolamos essa matéria em ritmo de história infantil para te ajudar a pensar em ações bem lúdicas para sua loja. Embarque nela e inspire-se para criar um clima propício ao consumo, que deverá envolver não apenas os clientes, mas também seus funcionários. Neste ano, a magia da data tem de se tornar ainda mais mágica. É nela que seu cliente encontrará o refúgio contra cinco anos de crise e dúvidas sobre o futuro. E encontrará a essência das festas de fim de ano: um prato cheio de esperança e renovação. Trabalhar conjuntamente o universo infantil e os símbolos do Natal transportará os clientes a um mundo de sonhos que todos precisam alimentar. Quem não sonha, não faz e nem deixa acontecer. Aqui vão, portanto, sugestões para atrair emoção e vendas para sua loja. Crie ambientes em diferentes pontos da loja, contextualize com atividades, personagens ao vivo, imagens, degustações, promoções. Recorra a heróis e heroínas milenares, já que o uso de personagens de histórias de autor, como Mauricio de Souza, envolvem custo. Um locutor poderá ter papel importante, se sua participação for bem dosada. Tente ainda criar uma narrativa bem-humorada que deverá estar presente em toda a comunicação: nas mídias sociais, no rádio, site, na tevê e nos cartazes.

Bruxas aderem ao Natal

Depois de muito brigar com o Papai Noel, o conselho geral das bruxas resolveu aderir à alegria do Natal e suspender as maldades. Todos os feitiços do mal ficarão guardados no chapéu da bruxa-mestra encontrado na entrada da loja e protegido por duendes invisíveis. Cuidado para não tropeçar em um deles. O chapéu só será entregue em janeiro. Até lá as bruxas estarão na loja trabalhando para os clientes. Papai Noel pede que todas as crianças depositem no chapéu bilhetinhos com bons conselhos para ajudar as malvadas.

Vendas

No corredor de biscoitos
uma bruxa oferece degustação da marca “xpto” vendida com desconto

Na seção de limpeza
um bruxo espera por pais e filhos para ensinar truques de magia do bem

Na peixaria
uma bruxa sarada faz encenação divertida sobre os benefícios do peixe para manter a saúde e a boa forma

Contrate pessoas divertidas, convide funcionários engraçados para fazer “representações”. Não acesse apenas promotores-padrão. O Natal pede mais

Fadas fazem bondade

As fadas também vão ajudar no Natal. Combinaram com papai-noel um monte de atividades. Elas contarão histórias natalinas, ensinarão as crianças a fazer cartinhas decoradas com o pedido de Natal e mostrarão como são feitas varinhas de condão para abençoar a família. As fadas convidarão duendes para cantar músicas de Natal, espalharão pó de pirlimpimpim sobre os convidados e contarão com a mamãe-noel para ensinar crochê e outros artesanatos. O papai-noel falará sobre o sentido do Natal.

Vendas

Na área de carne
convide mamães-fada para promover degustação de salada de bacalhau, assados de aves natalinas, farofa pronta, patê caseiro de azeitonas. As degustadoras devem ser mulheres maduras e idosas, com falas sobre festejar a vida, a renovação e a união familiar

Na seção de hortifrútis
uma fada oferece frutas picadinhas e faz brincadeiras, como testes-cego entre os clientes. De olhos vendados, quem acertar a fruta, verdura ou legume oferecido ganha um desconto na compra

Na seção de higiene e beleza
fadas lindas demonstrarão produtos e oferecerão descontos. Também poderão oferecer sessões de massagem facial com os cremes à venda

Capriche nas fadas. As roupas e acessórios devem encantar. A maquiagem deve ser delicada, os cabelos bem cuidados

Príncipe encantado
Encanta

Pense num rapaz bonito. Bem bonito e todo pomposo em sua roupa de príncipe. Pois bem. Ele poderá fazer uma mise-en-scène diante das clientes: se ajoelhar em reverência, estender a mão ou oferecer uma flor. Cada intervenção deverá ser breve, mas incluir um versinho bem-humorado, uma frase romântica ou uma divertida jura de amor eterno.

O príncipe e a Bela Adormecida podem ter impostação de voz carregada de nobreza e brincar com o público

Vendas

No setor de bebidas
acompanhado por uma bruxa, um príncipe deverá indicar opções de presente de Natal e de consumo antes, durante e depois das ceias. Eles devem ser consultores – saber do que estão falando, ser simpáticos e preparados para oferecer tanto vinho como uísque, gim ou licores. Degustações e promoções também encantam. Incentive a compra antecipada de bebidas

Na seção de beleza
um príncipe galã pode recepcionar a consumidora sugerindo maquiagens, cremes para tratamento do corpo, produtos para presentear o marido ou namorado

Pela Loja
Outro príncipe acorda a Bela Adormecida para o café da manhã. Ambos receberão os clientes para falar sobre o dejejum dos nobres. A dupla poderá sugerir um cardápio matinal equilibrado para as manhãs de 24 e 25 de dezembro e para as manhãs de 31 de dezembro e 1° de janeiro. Isso lembrando os excessos gastronômicos das ceias comemorativas

Os dois encantados podem falar ainda sobre necessidade de boa hidratação, benefícios do consumo de frutas, sucos e água de coco, além de reforçar a importância de uma boa refeição matinal em qualquer época do ano

João e Maria
Vendem panetone

Uma bruxa bem má, com uma enorme verruga no nariz, estará na padaria. Mas não se preocupem! Ela vai ajudar João e Maria a receber crianças e adultos. Neste ano, o panetone da rede foi fabricado pelos irmãos com todo o saber e carinho. Não se surpreenda se encontrar a bruxa degustando um ou outro pedaço. Ela adorou a receita.

Vendas

Ao lado da padaria
João e Maria estarão em uma barraquinha ao lado da padaria, vendendo não só os panetones mas também bolos, pães e biscoitos fabricados por eles

panetones receberá de João e Maria um saquinho com sementes do bem para espalhar pelo seu caminho

Os irmãozinhos vão, em alguns momentos, com ajuda de cantores profissionais, cantar músicas alegres, numa pequena apresentação para alegrar o ambiente e gerar flux

A ambientação da padaria pode ser um diferencial. Pense numa pequena casa de papelão decorada com panetones e bolos (de mentirinha). Importante que seja bonita e bem feita

Papai Noel
recebe os encantados

Num dia marcado, antes da correria dos últimos dias, convide o papai-noel para recepcionar todos os encantados no estacionamento: príncipes, princesas, fadas, bruxas, duendes, João e Maria, Peter Pan. Essa ação poderá ou não ser acompanhada de ações promocionais, ser puramente institucional ou envolver fornecedores, brindes, descontos. Papai Noel deve encerrar com um breve discurso motivacional, agradecimentos aos encantados, leitura de conselhos dados pelas crianças às bruxas (engraçados) e desejos de prosperidade, amor e confiança. Coloque emoção do início ao fim da campanha.

Nessa grande festa, crie áreas para selfies a fim de garantir maior conforto a crianças e adultos.

Comentários

Comentar com:
Publicidade

Guia de Sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade