Fórum Nacional de Integração Varejo e Indústria abordou os fatores-chave para 2021

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Reportagem SA Varejo -

Pela primeira vez 100% online, evento reuniu supermercadistas, fornecedores e teve uma série de surpresas. Veja como foi

Pela primeira vez em formato digital, um dos principais eventos do autosserviço alimentar voltado ao relacionamento entre varejistas e fornecedores chegou à sua quinta edição com apresentações objetivas, debates de alto nível, premiação e o lançamento de um programa por SA Varejo, voltado a melhorar a eficiência do setor. “Tivemos mais de 500 supermercadistas de redes regionais de todo o Brasil inscritos para acompanhar o evento”, comemorou Sergio Alvim (fotos), CEO de SA Varejo, que comandou o encontro nos dias 14 e 15 de outubro. Confira como foi o evento e as principais informações compartilhadas pelas indústrias.

Plateia Virtual com grandes nomes do varejo: Genival Beserra, presidente do Conselho da Asserj (Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro); João Claudio Nunes, diretor comercial da RedeMix (BA); José Sarrassini, diretor comercial e de logística do Savegnago Supermercados (SP); Julio Cesar Lohn, diretor comercial do grupo MundialMix (SC) e presidente executivo da Rede Brasil de Supermercados ; Sandro Benelli, presidente do Veran Supermercados (SP) e Leonardo Taufer, diretor-presidente do Imec (RS)

 

Destaques do Evento

07 Indústrias
Ambev, Cepêra, Danone Nutricia, Heineken, L’Oréal, Reckitt Benckiser e Ypê

02 Convidados superespeciais
O economista Ricardo Amorim e Guilherme Benchimol, CEO e fundador da XP

Lançamento
Grupo de Conselheiros SA Varejo

Prêmio Advantage / SA Varejo
Anúncio dos melhores do varejo e da indústria em colaboração

Visão geral e interação: a transmissão ocorreu a partir de estúdio em São Paulo. Os espectadores enviaram perguntas pelo chat, que foram selecionadas pela head de conteúdo de SA Varejo, Alessandra Morita (ao lado), e transmitidas aos participantes

AMBEV

AMPLA TROCA DE INFORMACÕES

A Ambev deixa claro o sonho de “ser o melhor fornecedor do varejo nacional, por meio de um relacionamento customizado, antecipando tendências e surpreendendo os consumidores”. Nesse sentido, a companhia tem investido no seu time e em tecnologia, conforme destacou Caio Lira (na foto, à dir.), VP de canal off trade. Na prática, desde 2019 a equipe de vendas vem sendo expandida. Em meio à nova realidade traçada pela pandemia, a Ambev manteve a rotina de atendimento, utilizando tecnologia para se manter próxima do setor supermercadista mesmo quando o atendimento presencial não era possível.

Um avanço importante foi propiciado pela plataforma Parceiro AS, criada para facilitar o acesso à informação, oferecendo possibilidade de acompanhamento de toda a jornada do pedido. A companhia também comemora o sucesso dos esforços de desenvolvimento da categoria de forma conjunta com o varejo: a iniciativa Dash Insights envolve compartilhamento de dados de mercado e desempenho da rede. Começou impactando mais de 600 lojas de varejistas de porte grande e médio. Neste mês, será expandida de 50 para 70 redes do autosserviço alimentar.

“O consumidor é livre e tem poder de escolha de onde comprar”
CAIO LIRA VP do Canal Off Trade

“Fui firme no passado sobre o relacionamento com a Ambev. Hoje reconheço a grande evolução nos negócios” JULIO CESAR LOHN Diretor comercial do MundialMix (SC)

Iniciativas da Ambev

E-COMMERCE ZÉ
Delivery 100% das compras dos consumidores são atendidas por meio do varejo em geral Mais de 500 mil pedidos saem de lojas do autosserviço alimentar

EMPÓRIO DA CERVEJA
Permite ampliação do sortimento da rede sem impacto de estoque. Varejo tem oportunidade de atuar como hub de entrega para vendas do canal

CEPÊRA

NOVA PROPOSTA PARA AS LOJAS

A exposição de produtos voltados ao sabor poderia ser melhor nos supermercados. E quem diz isso é o próprio cliente. Com foco no shopper, a Cepêra defende a criação da categoria “sabor”, unindo todas as marcas em uma organização de gôndola capaz de valorizar a experiência de compra. Isso beneficiaria também varejo e indústria com a possibilidade de ampliar a cesta de compras, o tíquete médio e incentivar o shopper a experimentar itens de boa margem. O segmento completo inclui categorias como molhos, mostardas, maioneses, variedade de temperos, sais e caldos.

De acordo com César Santos (em pé, à esq.), head de expansão, a Cepêra vem investindo pesado em produção e equipes, inclusive no time focado no varejo. No portfólio, um grande destaque tem sido a linha Sabores Cepêra (veja ao lado), alinhada ao crescente hábito do brasileiro de cozinhar em casa, experimentando novos sabores e conhecendo variedade maior de condimentos.

Experiência de compra

93% dos shoppers acreditam que a união de Sabores Culinários (condimentos e temperos ) facilitaria sua experiência de compra

Fonte: Pesquisa Cepêra com 1.714 shoppers

Linha Sabores Cepêra

144,5% de crescimento no varejo

25,4% participação nas vendas totais da Cepêra com apenas 2 anos de mercado

DANONE NUTRICIA

OPORTUNIDADE NOS SUPERMERCADOS FISICOS E ONLINE

A pandemia trouxe ainda mais relevância para a categoria de nutrição especializada, e essa é uma boa notícia para o varejo alimentar pelas seguintes razões: o crescimento no autosserviço ocorre de modo mais acelerado do que nas farmácias; com isso, os supermercados têm oportunidade de aumentar sua rentabilidade por m2, uma vez que a categoria entrega valor. É o que o abordou a Danone Nutricia no evento de SA Varejo, que contou com a participação da jornalista Mariana Ferrão (em pé, foto).

A empresa apontou ainda que o shopper quer encontrar os produtos nos supermercados físicos e também no e-commerce. Dados da companhia mostram que, durante apenas 10 semanas da pandemia, a participação do online nas vendas cresceu o equivalente a uma década. Uma recomendação para o varejo manter esses patamares de alta no canal é que os produtos sejam apresentados com informações detalhadas para não deixar o shopper em dúvida, afinal 80% das desistências de compra ocorrem por falta de informação suficiente.

“Com as maiores taxas de crescimento, o canal alimentar se tornou o motor da Danone Nutricia” THIAGO FERREIRA, gerente nacional canal alimentar

A categoria avança no varejo oferecendo possibilidade de maior rentabilidade/m2

23% participação do canal alimentar nos negócios da Danone Nutricia

81% das pessoas com filhos estão em busca de um estilo de vida mais saudável

RECKITT BENCKISER

TRANSFORMAÇÕES EM LIMPEZA

As casas foram o centro da transformação de comportamento e consumo imposta pela pandemia e cujos efeitos seguem relevantes. Um exemplo disso, conforme lembra Heloisa Glad, vice- -presidente de vendas da Reckitt Benckiser , é o fato de a desinfecção ter se tornado uma preocupação prioritária nos lares brasileiros. Tanto que a empresa lançou no mercado nacional a marca Lysol, muito forte nos EUA e em diversos países. A novidade chegou por aqui na versão aerossol e agora começa a ser comercializada também em lenços de limpeza e líquidos para pisos e áreas externas.

No cenário para 2021, a Reckitt enxerga 4 fatores-chave no segmento de limpeza:

  • Desinfecção é um hábito que veio para ficar, e a desinfecção segura tem muito espaço para crescer no mercado brasileiro. Para garantir vendas, a recomendação é aumentar espaço e pontos de contato com essa categoria em loja
  • Marcas confiáveis seguem como prioridade de escolha para a proteção dos lares
  • O shopper – que agora também é consumidor – quer otimizar suas rotinas de limpeza com produtos mais eficazes
  • Há oportunidade de rentabilizar as gôndolas com produtos que reflitam os novos hábitos, expandindo o espaço de itens com maior massa de margem

“Nosso número com a Reckitt cresce 18% e pode crescer ainda mais com o ajuste de algumas questões logísticas” JOÃO CLAUDIO NUNES Diretor comercial da RedeMix (BA)

Para otimizar tempo com limpeza, os shoppers valorizam itens de alta performance

65% sempre procuram produtos que facilitem a vida

50% estão dispostos a gastar mais com produtos que poupem tempo

Fonte: Euromonitor 2019 – Megatrend Analysis & Lifestyle Survey, 2019

HEINEKEN

3 APOSTAS PARA 2021

O consumo de cerveja em casa, cujo aumento foi exponencial durante a pandemia, deve seguir forte neste fim de ano e também em 2021. Nesse cenário, a premiunização ganha destaque, segundo a Heineken , uma vez que mais brasileiros têm buscado opções de melhor qualidade.

A macrotendência da procura por produtos saudáveis aparece também na categoria, e essa foi uma das razões para o forte investimento da cervejaria na Heineken 0,0, até aqui com distribuição no Sul e Sudeste, mas que no ano que vem chegará a todo o Brasil. Segundo dados de mercado compartilhados pela empresa, o segmento de cerveja sem álcool registrava queda de 4,4% no Brasil. Com a novidade chegando às gôndolas, nos meses seguintes, houve alta em torno de 3%. Tudo isso com maior valor agregado, por se tratar de uma cerveja premium. Um terceiro pilar que ganhou importância é o e-commerce. Para acompanhar a tendência, a Heineken criou um aplicativo com informações, publicidade e venda online sempre por meio do varejo.

“Varejo deve ter atenção aos espaços em gôndola, considerando o aumento de participação das versões premium na categoria de cervejas”

RICARDO SABATINE
Diretor nacional off premise da Heineken

No pós-pandemia mais de...

40% dos brasileiros seguirão comprando online

39% manterão hábito de ficar mais em casa

30% vão preferir beber em casa

YPÊ

CRESCIMENTO SUSTENTAVEL

 

Com quase 300 SKUs no portfólio, a Ypê marca presença em mais de 90% dos lares brasileiros, segundo levantamento da Kantar. “Nós chegamos a todos esses consumidores pelo varejo. A estratégia que o shopper vê é a gôndola da loja”, faz questão de destacar Gabriela Pontin, vice-presidente comercial e de marketing, mostrando a importância dada pela empresa em sua relação com o setor de autosserviço.

Mesmo em um ano tão diferente como 2020, a Ypê não abriu mão de apresentar inovações, como o primeiro amaciante concentrado translúcido do Brasil, livre de corantes e com tratamento micelar. Para 2021, a empresa prepara uma grande fábrica em construção no Estado de Pernambuco e a ampliação da capacidade do seu maior Centro de Distribuição, na cidade de Amparo (SP). Tudo isso sem deixar de lado a preocupação com sustentabilidade, uma marca da empresa, que está perto de completar 1 milhão de árvores plantadas com a ONG SOS Mata Atlântica.

Ações sociais na pandemia

3,3 milhões de frascos de Álcool 70% produzidos nas versões gel e líquido

264 toneladas de sabão em barra doadas

300 mil unidades distribuídas de produtos que auxiliam no combate e prevenção à Covid-19: água sanitária, desinfetante, limpa-limo, lava-louças, entre outros

4 respiradores entregues para hospital que atende a comunidade local

“Dá gosto trabalhar com a Ypê. Quem não está trabalhando bem com a empresa perde vendas e margem e coloca o consumidor para comprar no vizinho”

GENIVAL BESERRA Presidente do Conselho da Asserj (Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro)

L’ORÉAL

REFORÇO NO VAREJO ALIMENTAR

Empresa que mais vende produtos de beleza globalmente, a L’Oréal reconheceu que precisava aprimorar seu atendimento aos supermercados. Para isso, reorganizou sua área comercial, que agora conta com estrutura dedicada ao canal alimentar. O ajuste no foco já permitiu desenvolver iniciativas como a de montar ilhas com o conceito de salões de beleza na área de vendas do varejo. No Condor (PR), a ação elevou o sell out em 45%. “Além de shampoo e condicionador, elevamos as vendas de dermocosméticos, máscaras faciais, entre outros”, disse Nelson Marin Rodrigues Junior, diretor de vendas da empresa no canal alimentar (na foto, à esq.).

O executivo lembrou, ainda, do forte crescimento do segmento de Skin Care, algo que merece atenção dos varejistas, ainda mais porque a concorrência das vendas porta a porta tem perdido relevância. Já o mercado massivo cresce exponencialmente, com grande contribuição dos supermercados.

“A L’Oréal atua em um segmento de margem e de imagem, o que é importante no varejo alimentar”

JOSÉ BARRAL Presidente do Conselho de Administração do Lopes Supermercados (SP)

LANÇAMENTO OFICIAL: GRUPO CONSELHEIROS

SA VAREJO EXPERIÊNCIA A SERVIÇO DA SUA EMPRESA

Montamos um grupo de pessoas com capacidades e competências diferentes, viabilizando uma forma fácil e flexível de contratar”, resumiu Sergio Alvim, CEO da SA Varejo, ao anunciar oficialmente a iniciativa que reúne 10 profissionais com larga experiência em um programa de aconselhamento online voltado para decisores de redes de varejo e de seus fornecedores com o objetivo de apoiá-los nos momentos mais complexos de sua missão diante do negócio. “A gente teve que entender as mudanças de uma maneira muito rápida. Mas a questão é como vai ser daqui para a frente. Além do shopper, como falamos com nosso funcionário. Sem equipe coesa não há como fazer acontecer”, lembrou José Barral, presidente do Conselho de Administração do Lopes Supermercados (SP) e um dos idealizadores da iniciativa.

Com décadas de experiência no setor, ele lembrou que hoje as redes têm de encarar um verdadeiro universo de concorrentes. “Criamos um grupo multidisciplinar para ajudar as empresas no todo, do CRM à Governança Corporativa”, destacou Barral.

Saiba quem também faz parte do Grupo Conselheiros SA Varejo

Entenda como funciona:

O Grupo Conselheiros SA Varejo não se propõe a ser uma consultoria, mas um programa de aconselhamento, que visa provocar reflexões e atuar ajudando na estratégia de longo prazo do negócio e que pode ser contratado de forma avulsa. Clique aqui para saber todos os detalhes e contrata esse apoio para sua rede!

 

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