Redação SA Varejo - redacao@savarejo.com.br -
12/11/2019
Durante dois dias, redes regionais debateram com fornecedores de produtos e serviços formas de melhorar os resultados. Especialistas em inovação também marcaram presença no evento
Novos modelos de negócios e como se adaptar para sair na frente dos competidores foram algumas discussões do 3º Fórum Nacional de Integração Varejo e Indústria. Realizado em outubro na capital paulista pela SA Varejo, os quase 180 varejistas presentes discutiram ainda os caminhos para a rentabilidade com 11 fornecedores. Além dessas empresas, que você conhecerá nas páginas seguintes, o evento contou com palestras do especialista em inovação Andrea Iorio, de Juliana Pereira da Silva, head de serviços digitais do
Magazine Luiza
, e do ex-jogador de futebol Juliano Belletti. O Fórum teve ainda apoio da
Varsis
e da
GSRetail
.
“Um dos principais
concorrentes
do varejo alimentar
são as lojas
especializadas
em hortifrútis,
que estão
oferecendo uma
boa experiência
de compra para
o shopper.
Isso tem feito
muitas dessas
redes crescerem
a taxas superiores
a 20% ao ano”
SERGIO ALVIM
CEO de SA Varejo
Nádia Boa Gaspar, diretora do Boa
Supermercados (SP), não quis perder
nenhum detalhe das apresentações. Ao seu
lado, Edmilson Anacleto Pereira, diretor do
DecMinas (que pertence ao Multiformato,
dono do Super Nosso), também acompanhou
as palestras.
Marcio de Avó, diretor do
D’Avó Supermercados (SP), aproveitou
o evento para colocar a conversa em dia
com Ana Claudia Villefort, diretora comercial
do Villefort (MG).
Ramon Reis (à esq.),
responsável pela área de inteligência
de mercado do Supermercado Bahamas
(MG), e Davidson Fagundes, responsável
por compras de não alimentos da rede, foram
ao evento para conhecer mais sobre as
iniciativas dos fornecedores.
Importantes
redes de cash & carry estiveram presentes
no evento: Daniel Pereira Alexandre (à esq.),
diretor comercial do Makro, com sede
em São Paulo, e Deirdre Oliveira Silva, diretor comercial do Roldão Atacadista.
Os participantes do Fórum
de Integração somaram 87 redes
e 13 centrais de compras, totalizando
faturamento anual em torno
de R$ 127,1 bilhões. Juntas
contam com mais de 2.170 lojas
“Esse evento é
importantíssimo porque
estamos vivendo uma era
em que é preciso indústria
e varejo se aproximarem
mais. Essa é uma grande
oportunidade para ouvir
os planos de trabalho
deles, as mudanças nas
empresas e também a
oportunidade para fazer
perguntas e tirar dúvidas”
PEDRO JOANIR ZONTA
Presidente do Condor (PR)
“SA Varejo aproximou
dois segmentos que
teriam de estar sempre
próximos: o varejo
e o fornecedor. O fórum
permite debater com
decisores das indústrias
soluções para atender melhor o setor" CARLOS BEAL
Diretor-presidente
do Festval (PR)
10
Melhorando serviço
O consumidor de baixa renda e as mulheres consomem cada vez mais cerveja premium, que já responde por 11% do mercado. Além disso, as versões mainstream
Devassa
e
Amstel
, da empresa, têm crescido dois dígitos por ano. Ricardo Sabatine, diretor Off Premise da
Heineken
, enfatizou ainda as decisões da companhia para melhorar o atendimento ao varejo.
“Investimos, entre outros pontos, na capacidade
de produção, reorganização da equipe de
serviço ao cliente e otimização do portfólio Craft”
RICARDO SABATINE
Diretor Off Premise da Heineken
“A palestra da Heineken foi
muito importante, a empresa
traz oportunidade de o varejo
elevar o tíquete médio, aumentar
margem e equilibrar o poder
de fogo entre os fornecedores,
sobretudo nas redes médias”
SÉRGIO NÓIA
CEO Rede Top (SC)
Ricardo Sabatine, diretor da Heineken, foi procurado para falar sobre
as vendas da empresa por Ronaldo Teixeira (1º à esq.), gestor
do Princesa (RJ), e João Marcio Castro, gestor comercial da rede,
e Sergio Barroso (à dir.), diretor comercial do Grupo Vanguarda (PI)
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Mercado para todos
O diretor comercial da
Cepêra
, Hugues Godefroy, aproveitou sua palestra para enfatizar a relevância do atacarejo na cadeia de abastecimento e também desmistificar um pouco seu papel. O executivo lembrou que enquanto os atacarejos somam 768 lojas, o varejo (de 1 a 50 checkouts) contabiliza 89.533 unidades. Segundo Godefroy, o consumidor, com seu perfil omnicanal, indica oportunidades para todos os formatos. Ele citou foco em perecíveis, investimento simultâneo em unidades físicas e online, lojas especializadas, de comida pronta, entre outras tantas estratégias e combinações.
“Existem várias áreas para inovar no varejo:
entretenimento na loja, centro gastronômico,
realidade virtual e aumentada, tecnologias
de pagamento, layout e design diferenciados”
HUGUES GODEFROY
Diretor comercial da Cepêra
“A apresentação da Cepêra mostrou
o potencial de crescimento do atacarejo.
Ficou claro que cada canal tem seu
espaço e sua missão, com o varejo indo
muito para experiência do consumidor e
serviços. O atacarejo não deve, na minha
visão, fugir de seu propósito de entregar
bom custo-benefício ao consumidor”
ADILSON CORRÊA
Diretor comercial do Muffato (PR)
Éder Mialich, sócio-proprietário do Supermercado Mialich (SP),
se inteirou do portfólio da Cepêra com o diretor Hugues Godefroy
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Volta aos clientes
Mesmo afirmando que o mercado de beleza se retraiu nos últimos quatro anos, executivos da
L’Oréal
apontaram crescimento de várias categorias em 2019 e otimismo em relação ao futuro. “Agora que a incorporação da Niely foi finalizada – trabalho que envolveu fábricas, pessoas, processos –, vamos retomar o foco no cliente e no consumidor”, disse Joana Fleury , diretora de desenvolvimento de negócios da companhia. “Um dos nossos pilares será melhor visibilidade para inovações”, acrescentou Rodrigo Bravo, diretor comercial. A empresa montou um amplo plano de mídia e divulgará planogramas mais eficazes de exposição, além de desenvolver um extenso trabalho no segmento de cuidados com o rosto.
“Estamos trazendo uma nova proposta de layout
e exposição em cremes para o rosto. É um modelo
da L’Oréal mundial, já implantado no México, mais
bonito e didático. Trata-se de um conceito modular,
para adaptar ao tamanho e à estratégia de cada loja”
RODRIGO BRAVO
Diretor comercial da L’Oréal
Joana Fleury, da L’Oréal, foi procurada para falar de negócios
(da esq. para dir.): Carlos Beal, diretor-presidente do Festval (PR),
Belmar Vasconcellos, superintendente comercial do Bramil (RJ),
e Rafael Guilherme dos Santos, diretor comercial do Arco-Mix (PE).
Já Rodrigo Bravo tratou de mercado com Lucas Alvarenga,
superintendente da central de compras Hiper Valor (MG)
Roberto Fernandes, diretor do gaúcho
Comercial Zaffari (à esq.), trocou informações
com o executivo da L’Oréal. Ao seu lado,
Rodolfo Aeraphe da Silva, diretor
comercial do Supermercados Rena (MG),
Mario Coutinho, diretor comercial
do Extrabom (ES), e Tiago Zaffari, diretor
de desenvolvimento do Comercial Zaffari
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Crédito e fidelidade
O gerente comercial Maurício Meneghetti, da DMCard, levou estatísticas e exemplos para defender a adesão do varejista aos cartões de loja. Para ele, um bom cartão garante um aumento de 0,7% na margem. Com 366 clientes em 16 Estados, entre eles
RedeMix
,
Koch
,
Nazaré
,
BH
e
Sonda
, a DMCard opera também CRM e ofertas personalizadas em parceria com a
Propz
. “Com a ferramenta, é possível incrementar a margem em 1%”, contou Meneghetti no 3º Fórum. A
DMCard
monta a base de dados dos clientes, cria o app de ofertas e treina e acompanha a equipe do supermercado, além de medir os resultados.
“No serviço de crédito dos cartões de loja
conseguimos o selo do site Reclame Aqui.
Esse certificado reconhece as empresas com
os melhores índices de atendimento pós-vendas”
MAURÍCIO MENEGHETTI
Gerente comercial da DMCard
“Estamos tendo uma boa experiência
com a DMCard em nossa rede. A empresa
agregou muito valor ao nosso negócio” LUCAS DE JESUS
Diretor da RedeMix (BA)
Gerardo Albuquerque, presidente da Associação Cearense
de Supermercados e do CenterBox (CE), e Leda Albuquerque,
diretora financeira da rede: anotações e atenção à palestra
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Novidades em molhos
Augusto Lemos, diretor-geral da
Cargill
, apresentou a equipe de vendas, inclusive os responsáveis regionais, ao público no evento. Lemos vem reestruturando time e processos e quer estreitar o relacionamento com o varejo regional. No fórum, comunicou que os extratos e molhos de tomate passam por transformações, como o enxugamento do portfólio, para facilitar as escolhas da consumidora. Em 2020, a empresa lançará o molho Pomarola em vidro, produzido na Itália com tomates selecionados. Trará nova receita do molho Tarantella, com menos sal e açúcar e mais tomates. E apresentará o extrato de tomate Elefante com novo logotipo e embalagem abre-fecha e reutilizável.
“Definimos quatro prioridades: parcerias
com o varejo, execução na loja,
distribuição e precificação estratégica”
AUGUSTO LEMOS
Diretor-geral da Cargill
“A Cargill é uma grande parceira nossa na
Rede Brasil, sempre buscando se adaptar ao
nosso modelo. Temos grandes oportunidades
com a empresa em atomatados”
MURILO COUTO
Diretor comercial da Rede Brasil
Virgilio Villefort Martins, diretor-presidente do Villefort Atacadista
(à esq.), iniciou conversas sobre trabalho conjunto com
Augusto Lemos e Eduardo Baldresca, líder comercial da Cargill
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Bons resultados
Com um portfólio de fórmulas infantis, composto lácteo, suplementos infantis, para adultos e seniores, a
Danone Nutricia
explicou que o segmento está em contínuo crescimento e sua presença nas lojas aumenta em 50% o valor da cesta do shopper. Luis Molina, diretor de trade e vendas da empresa, defendeu o trade up em nutrição infantil comparando o resultado das vendas de leite em pó ao do composto lácteo. Enquanto o primeiro garante margem média de 18%, o composto assegura 23% de margem, além de incremento de 88% no tíquete médio.
“O segmento Super Premium, composto
lácteo com óleos vegetais e fibras,
incrementa o tíquete médio da categoria
em 20%. Outra versão para ficar de olho
é o suplemento para pessoas seniores, que
já responde por vendas de 1,5 bilhão de reais”
LUIS MOLINA
Diretor de trade e vendas da Danone Nutricia
“Estamos muito interessados em desenvolver a categoria
de nutrição em nossa rede e sair na frente do canal farma”
RAFAEL GUILHERME DOS SANTOS
Diretor comercial do Arco-Mix (PE)
Fábia de Medeiros Miranda, sócia-proprietária
do Nordestão (RN), fotografou todos
os detalhes da apresentação da empresa
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Foco na margem
Em vez de limpeza, cuidados com a casa. Essa é uma das tendências identificadas pela
RB
(Reckitt Benckiser) para as categorias de limpeza em que atua. Para apresentar as oportunidades para o varejo, a empresa promoveu, durante o evento, uma visita à Casa Reckitt, onde foi possível conhecer suas soluções. Depois, levou os participantes do Fórum para um jantar no Jockey Club de São Paulo.
“Inovar é agregar valor. Acreditamos que
é possível aumentar a margem
elevando as vendas de produtos premium”
PAOLO D’ORSO
Presidente da RB
Casa Reckitt, montada no bairro do Morumbi,
na capital paulista, para apresentar de maneira
prática o conceito de execução da empresa
Heloisa Glad, diretora de vendas da RB, ouviu as considerações
dos varejistas (da esq. para dir.): Valdecir Pressi, diretor do
Asun (RS), Alvaro Machado da Luz, proprietário do Paraná (PR),
Paulo Ivasko, proprietário do Ivasko (PR), e Cristiano Zulin,
gerente comercial da rede Paraná
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Ativa e reativa
Empresa de soluções financeiras, que conquistou certificação do site
Reclame Aqui
, a
Cred-System
emitiu no ano passado mais de 4 milhões de cartões e processou cerca de 44 milhões de transações. As informações foram transmitidas por Paulo Valente, diretor de negócios da companhia. Lembrando que a empresa analisa tíquete médio, frequência de compra, desempenho de SKUs e CEP do cliente, Paulo afirmou que a Cred-System dispõe de processo de ativação e reativação dos cartões.
“Com a rede carioca Princesa, uma promoção
vinculada ao uso do cartão gerou uma
adesão 10% maior do que a média mensal
e aumentou em 6% o tíquete de compra”
PAULO VALENTE
Diretor de negócios da Cred-System
O sócio-proprietário do D. Stock (SP),
Acácio Maciel (à dir.), quis saber mais sobre a
Cred-System com Paulo Valente e Ricardo Kimura,
gerente de relacionamento da empresa
Plateia acompanhou os detalhes do processo de aprovação
de crédito apresentado pela Cred-System
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Pacotes de investimentos
Segundo estudo apresentado pela
Ypê
no Fórum de Integração, a marca saltou de 13,7% para 16,5% na cesta de limpeza do shopper – período 2015 a 2018. E, neste ano, o share em volume cresceu em todas as categorias. Uma das razões é o foco da empresa em inovação, além de investimentos em mídia, sobretudo no programa de Luciano Huck, esforços na comunicação digital e promoções. A Ypê intensificou ainda o programa de gerenciamento por categoria e de JBP, planos de negócio definidos em conjunto com o varejista.
“Evoluímos no nível de serviço em 10%, com
iniciativas como a capacitação do comercial, trade
marketing e merchandising de acordo com o canal”
MARCIO BRIZ AMURI
Diretor de desenvolvimento comercial e trade marketing
Rosa Cunha, diretora comercial do Inter
Supermercados (RJ), esclareceu
suas dúvidas sobre o atendimento da Ypê
Momento de descontração no Fórum entre Noedir Benfato
(à dir.), um dos responsáveis pela área comercial
da catarinense Giassi, Marcio Amuri (centro)
e Jorge Jacobus, diretor comercial da fabricante
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Planos para o varejo
As mudanças na jornada do consumidor têm levado a
Ambev
a defender uma abordagem mais ampla: desde promoções encaminhadas pelo WhatsApp à boa experiência de compra no ponto de venda. Estudo apresentado pela empresa indica que 58% das vendas offline são influenciadas por interações digitais, o que exige um intenso trabalho nas mídias sociais, com mensagens úteis, de preferência personalizadas. Diante do cenário, a companhia criou o Portal Digital, onde aparecem lançamentos, promoções e ocasiões para alavancar as vendas. E no ano que vem, lançará para o varejista uma plataforma que impulsiona campanhas no Facebook e Instagram.
“É importante ter nas prateleiras as
marcas-chave, por segmento da bebida, variedade
de embalagens e produtos que garantam
o trade up, ou seja, a migração do consumidor
para cervejas de alto valor agregado”
CAIO LIRA
Diretor de vendas da AmBev
Bruno Marsillac, vice-presidente da AmBev, e José
Sarrassini, diretor comercial da rede Savegnago (SP),
trocaram impressões durante intervalo das palestras
“Estamos satisfeitos com o trabalho
da AmBev. A empresa vem melhorando
constantemente seu nível de serviço
e atendimento”
LEVY XIMENES TABOSA
Diretor comercial do Frangolândia (CE)
10
Mudanças no sistema
O mundo financeiro não é o mesmo e nunca mais será. Essa é a opinião de Raul Francisco Moreira, diretor executivo do
Banco Original
. Durante o encontro, ele apresentou algumas mudanças regulatórias que deverão impactar o comércio. Um dos pontos é incentivar a competição entre os agentes financeiros, reduzir barreiras, gerenciar riscos e ter avaliação de resultados para manter a transparência do sistema.
“O Open Banking (sistema financeiro aberto) vai
aumentar a eficiência da operação de pagamentos
e crédito, por meio do compartilhamento de dados,
produtos e serviços pelas instituições financeiras”
RAUL FRANCISCO MOREIRA
Diretor executivo do Banco Original
Genival Beserra (centro), diretor comercial
do Supermarket (RJ), se inteirou das
novidades do Original para o varejo
com os diretores do banco Luiz Meneguetti
(à dir.) e Rodrigo Campos
Encontro durante o Fórum de Integração (da esq. para dir.):
Valdemar Martins do Amaral, presidente do Super ABC (MG),
Amauri Pazzini, superintendente de novos negócios
do Original, Eric Shibata e Caio Kimoto, respectivamente,
sócio-proprietário e sucessor da rede Shibata (SP)
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Palestras e debates
Mudança de mindset e persistência: temas que “mexeram” com o varejista.
Descomplicar, simplificar e explicar a tecnologia. Foi o foco da apresentação de Juliana da Silva, head de Serviços Digitais do Magazine Luiza. Sua palestra “Transformação do varejo na prática” foi discutida em mesa-redonda. Na foto (da esq. para dir.): Julio Lohn, diretor comercial do
Mundial Mix
, André Nassar, presidente do conselho do Grupo
MGB
, Juliana da Silva, do Magazine Luiza, Junior Mateus, diretor de tecnologia do
Grupo Mateus
, Fabio Fialho, da
Synapcom
, José Sarrassini, diretor comercial do Savegnago e Sergio Alvim, de SA Varejo.
“Transformação digital não é assunto de tecnologia. É assunto de pessoas. Para lidar com esse desafio é preciso ser especialista em comportamento humano, ter altruísmo digital, flexibilidade cognitiva, pensamento crítico, mente de iniciante”
Andrea Iorio, ex-CDO L’Oréal, ex-diretor do
Tinder
e investidor anjo.
“Para ser campeão é preciso treinar como campeão. Antes de pensar em ser melhor do que os outros, eu treinava todos os dias (muito). Sempre quis ser melhor do que eu mesmo. Atitude mental é mais importante do que talento. O código de honra é: competitividade, persistência e trabalho em equipe”
Juliano Belletti, ex-jogador de futebol, campeão na Copa do Mundo 2002, na Champions League, no Campeonato Espanhol, Campeonato Inglês e Campeonato Brasileiro.
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