Avaliação:
(1 Avaliação)Reportagem SA+ - 05/10/2020
Hipermercados também desperdiçam menos do que a média de todo o varejo brasileiro
O índice de perdas sobre o faturamento bruto varia muito entre os diferentes formatos do setor supermercadista avaliados na nova edição de pesquisa da Abrappe feita em parceria com a consultoria EY .
O melhor indicador vem do atacarejo, cuja representatividade das perdas é de 1,23%. Bem próximo desse patamar aparece o formato hipermercado, registrando 1,26% de perdas em relação ao faturamento bruto. A pesquisa se baseou em dados da Abras (Associação Brasileira de Supermercados).
Atacarejo e hipermercado são os únicos formatos do setor com perdas abaixo da média de todo o varejo restrito brasileiro, que é de 1,36% – a análise foi feita em 15 segmentos do comércio, incluindo o de materiais de construção. Isso significo que R$ 22,44 bilhões são desperdiçados pelo varejo brasileiro brasileiro por ano.
A situação mais preocupante aparece nas lojas do setor com foco em conveniência, nas quais as perdas equivalem a 3,04% do faturamento bruto. Entre os supermercados de vizinhança, o indicador apresenta índice de 2,72%, enquanto nos "supermercados convencionais", as perdas são, atualmente, de 2,03% em relação ao faturamento bruto.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram
e Facebook !