Faturamento do GPA avança 15% no primeiro trimestre

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Reportagem SA+ -

Na bandeira de atacarejo Assaí, participação do consumidor final nas vendas saltou de 50% para 70%

O GPA fechou o primeiro trimestre deste ano com receita bruta de R$ 15,9 bilhões no Brasil, o que representa crescimento de 15% em comparação com o mesmo período de 2019. As vendas no conceito 'mesmas lojas', que engloba unidades em operação há pelo menos 12 meses, subiram 6,9%.

O principal avanço nos três primeiros meses deste ano veio da bandeira de atacarejo Assaí, cujas vendas chegaram a R$ 8,55 bilhões entre janeiro e março, após elevação de 23,8%. A principal razão, de acordo com o GPA, é o plano de expansão implantado para a operação de cash & carry, uma vez que 40 lojas inauguradas nos últimos dois anos ainda estão em "processo de maturação e já representam quase um quarto da totalidade das vendas da bandeira".

Novos hábitos e perfil de público

Com a necessidade de distanciamento social – e as restrições ao funcionamento de estabelecimentos considerados não essenciais – o perfil de público mudou no Assaí Atacadista. Se antes a o consumidor final representava em torno de 50% das vendas, com a pandemia a representatividade das pessoas físicas no faturamento subiu para 70%. A comercialização de itens básicos, como alimentos comoditizados, produtos de limpeza e higiene pessoal subiram em torno de 30%. Os estoques desses produtos foram reforçados em 15% em todas as operações do GPA.  

Super e hipermercados

na operação Multivarejo do GPA, na qual estão incluídas as bandeiras Pão de Açúcar e Extra em todos os formatos em que atuam, o faturamento bruto no primeiro trimestre cresceu 6,2%, totalizando R$ 7,35 bilhões. Em 'mesmas lojas', o crescimento foi ligeiramente superior: 6,6%. Nos super, hipermercados e lojas de proximidade, as vendas de itens básicos superaram em cerca de 45% as do mesmo período de 2019. Um fenômeno gerado pela Covid-19 foi a ampliação da cesta de compras e a redução nas visitas ao ponto de venda. 

Parcelamento de Compras

Um das adaptações realizadas pela companhia para melhorar o atendimento à população durante a pandemia foi a facilidade de parcelamento. No Assaí, há possibilidade de parcelar as compras em até 3 vezes no cartão próprio (Passaí) ou em 2 vezes nos demais cartões de crédito, nas regiões Norte e Nordeste. Já na operação Multivarejo, o parcelamento em até 3 vezes também foi viabilizado para compras realizadas nos cartões próprios, e em até 2 vezes nos demais cartões de crédito, em todas as regiões do Brasil.

E-commerce em alta

Impulsionadas, sobretudo, pelo mês de março, quando a pandemia ganhou escala no País, as vendas online aumentaram quase 120% no primeiro trimestre deste ano. Em número de pedidos, o crescimento foi de aproximadamente 150%. O app próprio de delivery James também registra avanço exponencial: já teve mais de 2 milhões de downloads, e o número de pedidos subiu 862% na última quinzena de março, com avanço de 225% do tíquete médio das compras. 

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