Faça isso na entrevista de emprego e aumente chances de ser contratado

Avaliação:

(2 Avaliações)

Por Redação SA Varejo -

Antecipar argumentos negativos em vez de escondê-los. Essa é a dica de especialista em negociação

A entrevista de emprego é uma situação tensa na vida de qualquer profissional, por mais preparado que esteja. E sob pressão, nossas reações não são as mesmas do que em ocasiões de maior tranquilidade. Um dos momentos mais complicados é quando o candidato se vê obrigado a falar sobre algum aspecto vulnerável de seu currículo ou personalidade. Manter o controle nessa hora pode ser o passaporte para obter a vaga. Breno Paquelet, especialista em negociações estratégicas pela Harvard Business School , tem uma dica fundamental para lidar com essa situação. 

 Para o professor do MBA em Gestão Empreendedora da Universidade Federal Fluminense (UFF),  o melhor a fazer é antecipar argumentos negativos, se colocando como dono do discurso.  Dessa forma, segundo ele, você coloca esses aspectos mais vulneráveis no contexto correto, minimizando seus efeitos.

Breno Paquelet, que também ministra aulas como professor convidado da Casa do Saber/RJ, cita como exemplo prático a situação em que uma profissional passou dois anos fora do mundo corporativo após se tornar mãe. Na primeira entrevista desde a decisão de retornar ao mercado de trabalho, chega com enorme receio de ter de explicar os impactos da pausa na carreira. Na visão dela, o ideal seria não ser questionada sobre isso, no entanto o buraco no currículo está lá e, certamente, a questão será abordada pelo entrevistador. A sugestão de Paquelet é lidar de maneira proativa, abordando ativamente o assunto, por exemplo da seguinte forma: “Para contextualizar meu momento, após oito anos de dedicação intensa em multinacionais, decidi me dedicar à maternidade. Aproveitei os dois anos para me reciclar, estudando bastante. Esse distanciamento me permitiu analisar pontos da minha trajetória e hoje me sinto uma profissional muito mais completa do que antes”. É uma maneira eficiente de transformar a abordagem de algo que poderia ser encarado como um ponto negativo na busca pelo emprego.      

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn  Instagram  Facebook  !

Fonte: Estadão

Comentários

Comentar com:
Publicidade

Guia de Sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade