Ex-varejista mineiro conta por que escolheu PE para abrir nova rede de atacarejo

Avaliação:

(54 Avaliações)

Patrícia Büll -

O empresário Daniel Costa, que é sócio do empreendimento ao lado de Victor Bretas e do Grupo SFA, também falou à SA Varejo sobre plano de expansão e sortimento

Daniel Luiz Guerra Costa e Victor Bretas nasceram em Minas Gerais, sempre atuaram no varejo mineiro, mas escolheram Pernambuco para inaugurar, ao lado do também mineiro Grupo SFA, o Novo Atacado e Varejo . Trata-se de uma rede de atacarejo que, apesar do DNA mineiro dos sócios, nasce 100% pernambucana. “Escolhemos Pernambuco porque o Estado é o coração do Nordeste”, explica Daniel Costa. A despeito da demora da retomada da atividade econômica, o empreendedor vê na região um grande potencial de expansão.

O modelo de atacarejo não é novidade no Nordeste. Daniel pontua, inclusive, que a concorrência é maior lá do que no mercado mineiro, com as redes nacionais atuando mais fortemente. “Mas como vendemos nossas redes em Minas, não fazia sentido iniciar um novo negócio lá”, diz Daniel, explicando o fato de sair de sua zona de conforto para experimentar outra região e uma nova área de atuação.

Daniel também credita ao “DNA do interior” a decisão das lojas ficarem fora da capital. Das quatro que serão inauguradas no segundo semestre deste ano, nenhuma será no Recife, que, por enquanto, conta apenas com o escritório de negócios da rede. Carpina, Arcoverde, Vitória de Santo Antão e Santa Cruz do Capibaribe receberão as primeiras lojas, totalizando R$ 120 milhões em investimento. A ideia, entretanto, é alcançar 20 lojas nos próximos quatro anos. Para isso, serão investidos mais R$ 380 milhões, totalizando R$ 500 milhões.

O executivo, que será CEO da rede, ao lado do sócio Victor Bretas, diretor comercial, não esconde o entusiasmo com a região, mas não descarta se aventurar para outras. “Não queremos ser uma rede apenas do Nordeste. Já estamos estudando outras regiões, mas ainda é cedo para antecipar quais”, afirma.

 

Sortimento: serviços e itens regionais

A escolha pelo atacarejo veio das “andanças” que Daniel e Victor fizeram pelo Brasil em busca de um modelo inovador de negócios. Segundo Daniel, eles reuniram o melhor de cada rede que conheceram. Ainda assim, pontua que o serviço será o diferencial. Tanto que pretendem oferecer hortifrúti, açougue, padaria e frios nos moldes do varejo tradicional. A ideia, diz, é oferecer produtos e serviços que atendam o pequeno empreendedor, mas também o consumidor que busca itens diferenciados com preço atraente. Por isso, embora o formato escolhido seja um atacarejo, haverá venda a granel – no melhor estilo “feira livre”, diz o empresário, revelando onde buscou inspiração para o novo negócio. Pelo levantamento que a rede fez, o público deverá ser dividido nas mesmas proporções entre pessoa jurídica e consumidor final.

Outro diferencial da rede é a preferência por produtos regionais. “Teremos os grandes players nacionais, é claro. Mas oferecer produtos e marcas regionais é uma maneira de nos aproximarmos da comunidade e, portanto, dos clientes”, afirma. Ainda assim, garante que não serão itens padronizados. Ele lembra que cada cidade possui características próprias que serão consideradas na escolha do mix – no total, 8 mil produtos.

 

Parece um shopping, mas é mercado

As lojas terão em média 11 mil m² de área construída, 25 checkouts e 500 vagas no estacionamento. A previsão é que a primeira inauguração ocorra em agosto, na cidade de Carpina, na Mata Norte. Como as lojas ficarão em cidades distintas, cada uma terá uma área para estocar as mercadorias entregues. Isso deve facilitar, inclusive, o abastecimento pelas marcas locais. Isso não impede, entretanto, a construção de um centro de distribuição. Eles já estão, inclusive, estudando onde esse CD será instalado.

A expectativa é gerar 1,2 mil empregos diretos e outros 3 mil postos indiretos somente em 2019. E o escritório no Recife já está a pleno vapor, funcionando, por enquanto, com 20 colaboradores. A previsão é começar o recrutamento em junho, nas próprias cidades onde as lojas serão instaladas, pelo departamento de Recursos Humanos da empresa.

 

Sociedade

O Grupo SFA é uma empresa com sede em Belo Horizonte. Além do varejo, atua nas áreas de construção civil, gestão de shopping centers, hotéis e loteamentos de terra. Nasceu em 2010, após a venda da rede de supermercado Bretas, também mineira, para o grupo chileno Cencosud.

 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:    LinkedIn   ,   Instagram   Facebook   !

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade