Varejistas mineiros acompanharam como aumentar vendas, tíquete médio e margem, de maneira prática, a partir de um trabalho conjunto com fornecedores
Como desenvolver categorias foi um dos principais pontos discutidos durante o I Fórum Mineiro de Integração Varejo & Indústria, realizado em 14 de maio, na cidade de Belo Horizonte (MG). Realizado por SA Varejo em parceria com a
Amis
(Associação Mineira de Supermercados), o evento reuniu cerca de 100 varejistas do Estado e cinco fornecedores (
P&G
,
Santa Helena
,
Vigor
,
Cred-System
e
BR Spices
), além da
Consinco
como apoiadora.
Sergio Alvim, CEO de SA Varejo (foto), lembrou que o desenvolvimento de categorias de forma consistente passa por focar informações e conhecimento do shopper e pelas melhores práticas de execução. Outro ponto importante, afirmou ele, é a escolha dos melhores parceiros. “Portanto, conhecimento, alinhamento e proximidade são os fatores-chave nessa tarefa, que impacta positivamente na margem do varejo e da indústria”, ressaltou.
Além desses fatores, foram abordados, ao longo do Fórum Mineiro, outros pontos importantes do processo de desenvolvimento das categorias. Os participantes também acompanharam uma palestra sobre como elevar a rentabilidade com base em uma estratégia de precificação adequada, apresentada por Frederico Zornig, CEO da
Quantiz Pricing Solutions
.
Confira a seguir os principais momentos do evento.
Juntas, as empresas que participaram do I Fórum Mineiro faturam em torno de R$ 34 bilhões ao ano
Conversa antes do ínicio do evento: Ana Claudia Villefort, diretora comercial do Villefort, Virgílio Villefort Martins, diretor presidente da rede, e Sergio Alvim, CEO de SA Varejo
Antônio Claret Nametala, superintendente da Amis, lembrou que o varejo mineiro deverá crescer 4% neste ano. Segundo ele, o Estado é o segundo maior mercado de varejo alimentar do País. O superintendente enfatizou os serviços e as iniciativas da entidade que visam o desenvolvimento do setor, como cursos, palestras e fóruns, entre outras ações.
Ronosalto Neves, diretor-presidente do Mart Minas, fala sobre negócios com Gabriel Daniel, diretor executivo e fundador da BR Spices
Possibilidades de ampliar a parceria estiveram na pauta do dia entre Euler Nejm, diretor-presidente do Super Nosso, e Marcelo Tadeu, diretor comercial da Vigor
Bruno Santos Oliveira (1º à esquerda), diretor comercial da rede BH, conversou sobre o mercado de snacks de amendoins com Ana Beatriz Silveira, analisa de trade marketing da Santa Helena, e Carlos Gorgulho, gerente de trade marketing da fabricante
Momento descontraído: Sergio Alvim, de SA Varejo, e Antônio Celso de Oliveira, superintendente do Verdemar
Leonardo Vilaça Costa, diretor comercial do Decisão Atacadista, atento às explicações de Alexsandro Alves, supervisor de vendas da Santa Helena
Andréia Moraes, gerente de inteligência de mercado, comentou que as categorias nas quais a empresa atua tiveram alta no Estado de Minas Gerais. Segundo a executiva, três pontos são importantes para alavancar vendas: atrair consumidores, aumentar frequência de compras e elevar o tíquete médio. Cada um desses fatores depende da maturidade do consumo. A partir disso, a executiva apresentou ações que podem ser colocadas rapidamente em prática pelo varejo nas categorias.
O mercado de amendoim no Brasil está em ascensão. Segundo Carlos Gorgulho, gerente de trade marketing da Santa Helena, só em 2018 o crescimento foi de 10%. Para ajudar o varejista a trabalhar melhor a categoria, o executivo apresentou a árvore de decisão e lembrou que o produto atende à crescente tendência de alimentação mais saudável. Apresentou ainda cases de varejos que trabalham bem os snacks de amendoim nas lojas.
A Vigor também compartilhou seus números de crescimento em Minas Gerais. A alta foi de dois dígitos em quatro segmentos e de três dígitos em dois. “Mas ainda temos muitas oportunidades”, pontuou Rodrigo Herrera, gerente executivo de trade marketing da empresa. Uma delas está na categoria de queijos especiais, que movimenta R$ 4,4 bilhões/ano. Os shoppers desses produtos, afirmou o executivo, gastam mais, têm frequência de compra maior, adquirem mais marcas premium e são mais fiéis.
A Cred-System apresentou ao varejo mineiro seus serviços e diferenciais. A empresa conta com 80 parceiros, somando um total de 2.500 lojas. Em 2018, foram mais de 20 milhões de cartões emitidos. Higino Marcheti Neto, gerente executivo de negócios da empresa, afirmou que os produtos e serviços são customizados conforme o porte do cliente e características do seu negócio. “Nossas soluções de créditos contemplam todos os consumidores, de assalariados a autônomos, de pessoas não bancarizadas àquelas que não conseguem comprovar renda”, explicou durante o evento.
Aumentar o tíquete médio e desenvolver a categoria de temperos e especiarias foi o foco da apresentação da BR Spices. O mercado cresce 60% no Brasil, segundo Gabriel Daniel, diretor executivo e fundador da empresa, e movimenta R$ 1 bilhão. Mas há boas oportunidades, uma vez que o consumidor tem se voltado para produtos mais gourmet, além de itens focados em saúde. Outra tendência é a valorização do momento “churrasco”. “As pessoas estão buscando novidades e referências nas quais se inspirar”, afirmou o executivo. E é justamente nesses três segmentos (gourmet, saudável e churrasco) que a BR Spices segmenta suas linhas. A companhia apresentou exemplos de varejistas que já trabalham com a marca e estão tendo bons resultados de vendas.
A BR Spice realizou, durante o evento, o sorteio de quatro pedras de sal rosa do Himalaia para os varejistas participantes. Na foto, os contemplados (da esquerda para direita): Rodrigo Barbosa Silva, diretor do Supermercado Cidade, Rafael Coutinho, diretor do Supermercado Polo Sul, Gabriel Daniel, da BR Spice (no centro da foto), Silvia Alves Amaral Melo, sócia proprietária do Supermercado Arrastão, Leonardo Vilaça Costa, diretor comercial do Decisão Atacadista.
Tendências de precificação e o impacto da tecnologia no varejo foi o tema da palestra de Frederico Zornig, sócio fundador da Quantiz Pricing Solutions. Entre as mudanças que estão em curso, listadas pelo especialista, estão a transparência de preço em função da maior disponibilidade de informações e maior facilidade em obtê-las; modelos de precificação por assinaturas e os preços dinâmicos. Nesse último caso, é possível realizar alterações e trabalhar com valores personalizados a partir do uso de algoritmos.
O I Fórum Mineiro de Integração Varejo & Indústria foi encerrado com um debate sobre colaboração e os principais temas abordados durante o evento. Os participantes, da esquerda para direita: Antônio Claret Nametala (Amis), Frederico Zornig (Quantiz), Gabriel Daniel (BR Spices), Sergio Alvim (SA Varejo), Rodrigo Herrera (Vigor), Carlos Gorgulho (Santa Helena), Higino Marcheti Neto (Cred-System), Cristiane Shyton (gerente de vendas de MG da P&G)
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