Entenda o comportamento de preços dos ovos de chocolate e outros itens importantes na Páscoa

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Reportagem SA+ -

Supermercados respondem por 76% das vendas do principal produto neste período do ano

O setor supermercadista responde por quase 8 de cada 10 ovos de Páscoa vendidos (76%), de acordo com Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab). Neste ano, o produto deve ter preço médio 2% mais caro em relação a 2019, segundo projeção da Associação Paulista de Supermercados (APAS).

Thiago Berka, economista da APAS, explica que, apesar dos preços de cacau e açúcar se manterem estáveis nos últimos 12 meses, a alta recente do dólar impactou outros insumos, a exemplo de leite e corantes. 

A data sazonal também ajuda a elevar vendas de outras categorias, sendo, por exemplo, a terceira melhor época do ano para a venda de vinhos, representando cerca de 20% do total anual – com a contribuição da proximidade do inverno. Para o período sazonal, a estimativa da Apas é de aumento de preço entre +1,1% e +1,8%, em razão do dólar alto e da demanda crescente por parte do consumidor brasileiro.

Durante toda a Quaresma, o consumo de ovos costuma aumentar entre o público que não ingere carnes no período. Na estimativa da Apas, os preços devem subir entre +6% e +8%, depois de uma alta superior a 27% nos últimos 12 meses.

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