Carrefour tentou comprar Super Nosso antes de firmar parceria

Avaliação:

(10 Avaliações)

Fernando Salles -

Saiba detalhes do acordo e como a rede mineira será remunerada

Dezesseis lojas do Carrefour Bairro em Belo Horizonte e uma em Lagoa Santa passarão a operar com a bandeira da rede mineira Super Nosso, marca de supermercado forte localmente e reconhecida, entre outros aspectos, pelo sortimento gourmet. A expectativa é de que as mudanças sejam implementadas no prazo de um ano, tempo estimado para o processo de aprovação pelo Cade e a consequente transformação das lojas.

O acordo terá duração mínima de cinco anos e representa o primeiro anúncio de parceria entre a gigante varejista e uma rede regional brasileira do setor, algo que estava há tempos nos planos do Carrefour Brasil, conforme   SA Varejo antecipou no início deste ano  . O flerte entre as duas redes varejistas era ainda mais antigo, conforme revelou Euler Nejm (foto), CEO do Grupo Super Nosso, em entrevista exclusiva para SA Varejo. "No passado o Carrefour nos procurou na tentativa de comprar o Super Nosso, mas nunca quisemos vender porque temos uma empresa sólida, com marca reconhecida, resultados financeiros expressivos e uma história consolidada de 80 anos", afirma, revelando que o processo inverso também já havia ocorrido, com o Super Nosso tentando adquirir exatamente as mesmas lojas do Carrefour Bairro que agora entraram no acordo de parceria. 

Nunca deu negócio, mas o cenário começou a mudar há dois anos, quando Noël Prioux assumiu a presidência do Carrefour Brasil. "A ideia da parceria estratégica nos agradou porque é ganha-ganha. Positiva para nós, para o Carrefour e para os consumidores", afirma Nejm. Entre as vantagens para a empresa mineira estão diluição de custos, ganhos em escala, aumento da participação de mercado, além da possibilidade de vender para mais 17 lojas produtos da indústria que o Super Nosso mantém para manipulação de carnes e frios.    

Em comunicado à imprensa, o Carrefour destacou que "a parceria permitirá às redes unirem suas expertises, levando aos consumidores mineiros uma experiência de compra diferenciada e que atenda às suas preferências locais". “Quando unimos nosso know-how ao de um parceiro estratégico, aprimoramos ainda mais o relacionamento com nossos clientes e potencializamos nossas forças em conjunto. É o melhor do conhecimento global aliado ao melhor da experiência local”, resumiu Luis Moreno, CEO de Varejo do Grupo Carrefour Brasil".

Mudanças nas lojas

A gestão das 17 unidades seguirá o modelo de operação do Super Nosso. Nos pontos de venda, tudo vai mudar: fachada, layout, marketing, reposição, comunicação visual. O sortimento, claro, está envolvido nas transformações e será definido nos padrões das demais lojas da rede mineira, para atender às necessidades do consumidor local, algo que o supermercado comandado por Euler Nejm conhece muito bem.    

Remuneração por resultados

A administração das 17 lojas Carrefour Bairro ficará a cargo do Super Nosso, no entanto as vendas irão para o Carrefour. A rede mineira será remunerada de acordo com os resultados gerados no desempenho dessas unidades, o que inclui crescimento de vendas. As perspectivas são boas, afinal as vendas por m2 do Super Nosso representam mais que o dobro em comparação com as lojas do Carrefour na região

Euler Nejm destaca que o acordo celebrado inverteu a lógica observada no setor varejista em todo o mundo, que é de uma gigante multinacional comprar a rede regional e rapidamente assumir a operação, em vez de buscar parceria estratégica e ceder a operação para o varejista local.  "Vejo essa parceria também como um reconhecimento à nossa gestão no Super Nosso", comemora o CEO.

Neste momento, o Carrefour mantém conversas com outras redes regionais brasileiras visando acordos parciais ou mesmo aquisições.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:        LinkedIn       ,       Instagram       e       Facebook       !

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade