Avaliação:
(1 Avaliação)Reportagem SA+ - 22/03/2019
Já são 269 empresas trabalhando em tecnologias para melhorar o relacionamento do setor com os consumidores
Levantamento da plataforma de inovação aberta Distrito e do hub de inovação OasisLab , mostra que o número de startups brasileiras focadas em tecnologias voltadas para melhorar a forma de relacionamento com o consumidor subiu de 194 para 269 nos últimos doze meses, o que significa um crescimento de quase 40%. A região Sudeste concentra a grande maioria dessas inciativas (67,1%), seguida pelo Sul (25,6%).
Hélio Biagi, fundador e CEO do OasisLab, lembra que as inovações apresentadas por essas startups acompanham as necessidades do varejo e dos consumidores, que não se resumem a questões associadas ao e-commerce. “A inovação no varejo vai muito além de permitir que o consumidor faça suas compras pela internet. Dentro da loja física, transformações óbvias se misturam às mais sutis. Enquanto clientes se encantam com tecnologias como displays e espelhos inteligentes, realidade virtual e checkout automatizado, outras menos evidentes também são fundamentais para o varejista”, destaca Biagi.
Nesse cenário, as startups brasileiras ganham força ao apresentar uma nova forma de se relacionar e fazer negócios. Divididas em nove categorias, as startups oferecem soluções para o varejo dentro das áreas de operações, inteligência artificial, pagamentos, engajamento do consumidor, logística, internet das coisas, ambientes virtuais, sustentabilidade e e-commerce.