Em meio à pandemia, nem tudo é mudança de hábito

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Fernando Salles -

É preciso analisar quais comportamentos tendem a se manter e o que foi apenas reação pontual em um momento atípico

A proliferação exponencial da Covid-19 trouxe desafios inéditos para toda a sociedade em tempos contemporâneos. O varejo alimentar, claro, sofreu impactos imediatos. Primeiro com lojas lotadas de shoppers em busca de itens básicos. Depois, tentando entender, dia após dia, novas movimentações e diferenças no comportamento de compras que chegam a desafiar antigas crenças.

Muito tem sido dito sobre mudanças de hábitos por parte dos brasileiros. Sim, elas ocorrem, mas na perspectiva das próximas semanas e também do pós-pandemia, pode ser que nem todas as alterações se mantenham.

Essa questão apareceu durante a terceira edição do SA Varejo Webinar Series , realizada ontem (23/4), com executivos da indústria e do varejo. "A venda de alimentos saudáveis cresceu muito, mas é preciso ponderar que as lojas especializadas nesses produtos estavam fechadas", comentou Julio Cesar Lohn, Diretor Comercial do  Grupo Mundial Mix  e Presidente Executivo da  Rede Brasil de Supermercados . "Nós também nunca vendemos tantos cigarros", informou, lembrando que bares e outros estabelecimentos tradicionais na venda do produto não estavam de portas abertas por não serem consideradas atividades essenciais.

Nesse cenário tão complexo, é importante ficar atento em relação a cada nova nuance no comportamento do público para observar o que é, de fato, um novo comportamento e o que foi somente reação pontual ao momento de pandemia. E-commerce de alimentos, por exemplo, tende a manter vendas acima daquelas que eram registradas até o início deste ano. No entanto, passada a pandemia, os patamares tendem a ser mais baixos em comparação com os observados nos pedidos durante as últimas semanas.

Um ponto unânime entre varejistas e executivos da indústria que participaram das três edições do webinar promovido por SA Varejo é que, daqui pra frente, a colaboração entre os dois setores precisa se intensificar cada vez mais. "É ainda mais fundamental escolher os parceiros certos e ter transparência nas relações", resume Sergio Alvim, CEO de SA Varejo. "Nunca foi tão importante um JBP de verdadeiros parceiros e não de oportunistas. É preciso abrir números juntos e buscar o melhor para ambos por meio de uma conversa franca", completa Julio Cesar Lohn, do Mundial Mix e da Rede Brasil.   

A SA Varejo realiza, ao vivo, todas as quintas-feiras, debates online sobre os temas mais importantes para a cadeia de distribuição. 

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