Destrinchando o OKR - Objectives and Key Results - Objetivos e Resultados-Chave

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Alessandra Morita - alessandra.morita@savarejo.com.br -

Conheça a metodologia que acelera a velocidade das decisões e é utilizada por empresas de tecnologia e também por varejistas que atuam com lojas físicas

Essa é mais uma sigla que você precisa conhecer. Ela significa Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados-Chave). Trata-se de uma metodologia mais simples e enxuta do que a tradicional para definir objetivos de uma empresa e as métricas a serem acompanhadas para alcançá-los. Embora muito usado atualmente por startups, o método já foi aplicado pelo Google em 1999, quando tinha apenas 40 funcionários – hoje são cerca de 60 mil. Somam-se à lista Airbnb, LinkedIn, Spotify e Twitter. Há adeptas também entre empresas de varejo físico, como Walmart e Target.

Uma das principais diferenças em relação aos métodos usuais é a periodicidade. Na maioria das empresas, o OKR é definido, medido e reavaliado trimestralmente, enquanto na forma tradicional chega-se a gastar meses nesse processo. Isso permite às empresas corrigir rotas ou se adaptar mais rapidamente às mudanças do mercado. “O OKR também consiste em um processo simples e que envolve a perspectiva e a criatividade de cada time”, afirma Felipe Castro, consultor e especialista no assunto.

Objetivos

Definição

É aonde a empresa quer chegar. Existe uma fórmula bem simples para definir isso, criada por John Doerr, investidor de tecnologia, que introduziu o método no Google: Eu vou __ (objetivo)__ medido por__ (indicadores-chave).

Como devem ser

Descrições qualitativas, inspiradoras e envolventes do que se deseja alcançar. Devem motivar e desafiar as equipes

Exemplos

Objetivo: criar uma experiência incrível para o cliente
Indicadores-chave: Net Promoter Score (metodologia que mede a satisfação e o nível de lealdade do cliente) e a taxa de recompra

Principais Erros

  • Utilizar o OKR como uma lista de tarefas e não como métricas para agregar valor ao negócio
  • Criar um grande número de indicadores e resultados-chave
  • Falta de alinhamento do OKR entre todas as equipes, a fim de que se alcance o objetivo final da empresa
  • Não acompanhar regularmente os indicadores e os resultados

Key Results( Resultados-Chave)

Definição

Consiste em um conjunto de métricas que medem a evolução da empresa na direção da meta estabelecida

Como devem ser

Quantitativas e mensuráveis. Defina poucas métricas. O ideal é entre duas e cinco para cada objetivo listado. Mais do que isso, a maioria das pessoas não se lembra

“Mas apenas medir esses indicadores pode dar uma impressão errada”, alerta o especialista Felipe Castro. Por isso, é importante quantificar o crescimento esperado de cada um. Nesse exemplo, poderia ser definido um aumento de 50% para 70% do Net Promoter Score e de 15% para 30% da taxa de recompra

As Metas

  • Outra característica do OKR é a flexibilidade de adaptação à realidade de cada empresa e equipe. Apesar disso, é preciso ficar atento a alguns pontos:
  • O OKR, além de simples, precisa ser de fácil entendimento e memorização
  • Deve ainda estar disponível para todos da empresa – por exemplo, na intranet, para consulta. A ideia é que as metas de cada setor sejam conhecidas pelas diferentes áreas
  • Os objetivos devem ser ambiciosos. “A filosofia por trás do OKR é que, se a empresa sempre está alcançando 100% das metas, é porque elas estãofáceis”, explica Castro. A ideia é que as metas incentivem a equipe a reavaliar a forma de trabalhar
  • Para isso, um ponto importante é não associar as metas a remunerações ou promoções de cargo.

Caso contrário, a tendência é que a pessoa defina um objetivo menos agressivo. É difícil definir objetivos ambiciosos quando se precisa de bônus para completar o salário e ajudar a pagar despesas

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