Consumo das famílias deve crescer 2,7%, somando R$ 4,7 trilhões neste ano

Avaliação:

(0 Avaliações)

Reportagem SA+ -

Alimentação dentro e fora do lar deve representar 17,3% do total, segundo a pesquisa IPC Maps 2019

O consumo das famílias deverá totalizar R$ 4,7 trilhões neste ano, com crescimento 2,7% em comparação com 2018. A estimativa consta na edição mais recente do estudo  IPC Maps , especializado no cálculo de índices de potencial de consumo nacional, com base em dados oficiais.

De acordo com a pesquisa, baseada no índice de inflação IPCA de 3,89%, a classe B puxará o cenário de consumo: apesar de representar 20,97% dos domicílios, deve encabeçar o ranking com 38,41% de participação nos recursos que serão gastos pelos brasileiros em 2019. Cada vez mais próxima, a classe C, que representa 48,08% das residências brasileiras, já aparece com 37,5% de participação nos desembolsos.

Já a classe A, perfil em que se enquadram apenas 2,45% dos domicílios nacionais, deve atingir 13,68% do total gasto com consumo neste ano. Na outra ponta, representando 28,5% das residências, a classe D/E deve contribuir com 10,41% do consumo. 

Ainda segundo o IPC Maps 2019, alimentação dentro e fora do lar será, ao longo deste ano, o segundo mais importante destino do dinheiro gasto com consumo pelo brasileiros, ficando com uma fatia de 17,3%. Em primeiro (26,8%) aparecem os itens de manutenção do lar, a exemplo de aluguel, impostos, luz, água e gás.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn  Instagram  Facebook  !

 

 

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade