Conheça a Vila da Terra, desenvolvida por varejista especializada em hortifrútis

Avaliação:

(2 Avaliações)

Por Redação SA Varejo -

Espaço na zona oeste de São Paulo une comércio a uma série de iniciativas ecológicas, sociais e educativas acessíveis à comunidade

No bairro da Vila Madalena, na zona oeste de São Paulo, funciona a Vila da Terra , complexo criado pelo Hortifruti Natural da Terra para ser um destino inovador, capaz de unir a cultura do campo com a vida na cidade. O espaço reúne, em um só lugar, hortifruti, mercado, padaria e floricultura, mas a ideia vai muito além disso.

O projeto da Vila da Terra foi concebido de forma colaborativa. Por lá acontecem, por exemplo, workshops de imersão, com curadoria do  Allma Hub Criativo . Também funciona por lá uma horta escola com temas relacionados ao cultivo dos alimentos e cuidados com a terra, na qual é possível conhecer processos de plantio e biomas da Mata Atlântica. Aberto ao público, um espaço de coworking também integra o empreendimento. Outros destaques são um ambiente com brinquedos de madeira para as crianças se divertirem e uma cozinha experimental com curadoria do projeto Fechado para Jantar, comandado pelo chef Raphael Despirite.   

Com cardápio ‘plant based’, o restaurante VegTals é uma parceria entre a chef Andrea Henrique e o empresário Rodrigo Rivellino. A parte gastronômica da Vila da Terra inclui ainda barraca com os sucos prensados a frio do Monge Dada, que além de nutritivos têm parte do valor das vendas revertida para a ONG Amurt-Amurtel , que cuida de creches e escolas na zona norte da capital paulista. 

“A Vila da Terra é um movimento de inovação no varejo e também a realização de todas as crenças, práticas e visão do grupo Hortifruti Natural da Terra para a promoção de uma vida mais saudável e sustentável. Como companhia, buscamos soluções de sustentabilidade em todo o ciclo, com objetivo de gerar valor para toda a cadeia: do produtor, à comunidade, empresa, colaboradores, consumidores e ao planeta. Estamos avançando, mas temos a consciência que ainda há um longo caminho a percorrer na promoção do consumo consciente e redução dos impactos”, afirma Felipe Feldens, diretor de estratégia e inovação da empresa.

Toda a gestão dos resíduos da Vila da Terra é feita internamente com o apoio dos parceiros GMV Recycle e TriCiclos . O material orgânico decomposto retorna em forma de adubo para a horta. Já o gás natural metano, produzido nesse processo, alimenta uma das bocas do fogão da cozinha experimental. 

Entre as diversas opções disponibilizadas à comunidade, o espaço conta com uma biblioteca repleta de títulos que vão dos livros técnicos aos de temática infantil, passando por temas como abelhas, agroecologia, alimentação, bioconstrução, botânica, déficit de natureza, fitoterapia e cultivo de hortas. Há até um banco de sementes voltado a finalidades didáticas. 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:      LinkedIn     ,     Instagram     e     Facebook     !

Comentários

Comentar com:
Publicidade

Guia de Sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade