Colaboração é base para superar desafios

Avaliação:

(1 Avaliação)

Reportagem SA+ -

Com quase 200 supermercadistas de todo o País, 11 fornecedores e 7 apoiadores, o 4º Fórum de Integração Varejo e Indústria de SA Varejo refletiu o espírito da cadeia de abastecimento

O 4º Fórum de Integração Varejo e Indústria, realizado em São Paulo por SA Varejo, refletiu o espírito da cadeia de abastecimento. O encontro foi marcado por colaboração, troca de experiências, aprendizados, momentos alegres e, sobretudo, foco no debate de soluções para as principais questões do negócio. O evento contou com quase 200 supermercadistas de todo o País, 11 fornecedores e sete apoiadores

Consinco

Sistema orçamentário

Comprada pela TOTVS, a Consinco foi uma das empresas mais abordadas em sua apresentação no Fórum de Integração. Silvio Sousa, diretor comercial, explicou que todos os clientes da TOTVS estão sendo levados para gestão da Consinco (incluindo os que usam o RMS). A ideia é evoluir com os aplicativos e o atendimento. Sousa afirmou que a empresa trará um sistema orçamentário classe mundial para integrá-lo ao ERP ainda neste ano, e deverá desenvolver módulos complementares para incluir no RMS.

Danone Nutricia

De olho nos adultos de meia idade

O crescente número de idosos e o aumento da longevidade (cuja curva continuará ascendente apesar do coronavírus), têm levado as pessoas a se cuidar melhor para garantir qualidade de vida. “Pesquisa mostra que 72% dos adultos de meia idade ativos já consomem cálcio; vitamina D para os ossos (50%); colágeno hidrolisado para as articulações (48%); e Whey Protein para os músculos (36%)”, diz Renan Joviliano, gerente de marketing da área de saúde para seniores da Danone Nutricia . A empresa colocará no mercado ainda neste semestre a versão líquida de um de seus produtos que reúne na mesma fórmula suplemento para ossos, músculos e articulações: o Fortifit Pro, que será indicado para consumo no café da manhã e lanches intermediários.

Heineken

R$ 1 Bi de investimento

Ao iniciar a palestra com a afirmação de que “o Brasil se torna o maior mercado do mundo para a Heineken ”, Ricardo Sabatine, diretor off premise da companhia, abriu espaço para anunciar as novidades deste ano. Uma delas é a versão sem álcool, que terá preço igual ao da original. O lançamento começará em São Paulo e então se estenderá para o Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro. “As outras praças ficam para uma segunda etapa, já que temos de elevar a capacidade produtiva e de distribuição a fim de atender bem todo o mercado”, disse Sabatine. Segundo o executivo, a Heineken vem crescendo 40% a 45% ao ano e a demanda continua aumentando. Só no Rio de Janeiro cresceu 85% em 2019. “Para atender o consumidor, vamos investir, neste ano, R$ 1 bilhão. Em 2019, foram R$ 2 bilhões”, informou Sabatine.

BRF

Melhora no serviço

Urgência para crescer e rentabilizar toda a cadeia foi o foco da apresentação da BRF , pela primeira vez no Fórum de Integração Varejo e Indústria. Manoel Martins, diretor comercial da empresa, afirmou que a companhia está empenhada em desenvolver processos robustos de execução e redução de ruptura. Segundo ele, um dos alvos é melhoria contínua no transporte, na armazenagem e malha logística, além de atender a demanda do consumidor por inovação.

FortBrasil

Motor nas vendas

A fintech FortBrasil , que atua com concessão de crédito em parceria com o varejo, também esteve no Fórum de Integração. A empresa trabalha com cartões de loja e tem hoje mais de 38 mil estabelecimentos credenciados. Segundo José Neto Pires, diretor comercial, a FortBrasil mantém parcerias com redes como a pernambucana Arco-Mix, na qual o cartão próprio representa 16% de suas vendas. O executivo diz que a companhia treina, acompanha e dá suporte aos varejistas, além de apoio para estratégias de marketing.

Nestlé

Premiunização, pilar do crescimento

Inovação continua sendo o foco da Nestlé neste ano. Em 2019 foi responsável por 40% do crescimento da empresa. Raphael Hanoh, head de trade marketing, afirmou que, no segmento de café premium, a companhia trabalha com os melhores terroirs e tem a versão Gold, com grãos nobres e embalagem dourada e chamativa. Em leite em pó, a Nestlé lançou o Ninho orgânico (a primeira versão do mercado), além de Molico duas vezes mais rico em cálcio, fibras, proteínas, ômega 3, colágeno. As duas linhas atendem a demanda por produtos mais saudáveis.

Reckitt Benckiser

Ritmo forte de lançamentos

Acelerar as inovações faz parte dos planos da Reckitt Benckiser (RB) para este ano. Durante o Fórum de SA Varejo, a empresa apresentou seus principais lançamentos – a maioria focada em produtos que oferecem praticidade e sustentabilidade e que têm grande potencial no mercado brasileiro. Uma das novidades é o desinfetante Lysol, que, de acordo com a fabricante, mata 99,9% dos vírus e germes. Haverá ainda diversos lançamentos nas linhas de limpadores, cujo mercado dobrou de tamanho nos últimos 10 anos.

Vigor

Saúde e indulgência

O espaço para os alimentos saudáveis nas gôndolas deve aumentar cada vez mais. Para explicar as razões, Rodrigo Herrera, gerente nacional de trade marketing da Vigor , expôs alguns estudos aos varejistas. Segundo ele, o mercado de alimentos saudáveis está crescendo em média 12% ao ano. E pesquisa recente mostrou que bem-estar físico e emocional, envelhecer com saúde e evitar doenças, nessa ordem, são o foco da maioria dos consumidores. “Ser saudável tornou-se irreversível”, disse. Para atender essa demanda, a Vigor apresentou as inovações que tem colocado no mercado, como o iogurte com 3 grãos e zero açúcar, leite de amêndoa e de arroz e creme de cottage com geleia (para unir saúde e indulgência, uma tendência cada vez mais firme).

Varsis

Solução Modular para o varejo

SAP Business One, solução para empresas em crescimento, foi apresentada pela Varsis no 4º Fórum de SA Varejo. A empresa é certificada pela SAP. O produto tem módulos como o Financeiro, CRM e Comercial e contempla big data, internet das coisas, machine learning, entre outros. A Varsis também apresentou ao público o parceiro Huawei , empresa global de infraestrutura e dispositivos inteligentes.

P&G

7 passos para desenvolvimento de categorias

Layout da loja, sortimento, layout da gôndola, ponto extra, promoções, lançamentos, CRM e vendas online bem definidos e executados é o pacote que a P&G defende para o desenvolvimento de categorias. A solução foi apresentada no evento, com exemplos concretos de resultados em vendas. Dentro dela, aparecem pontos importantes, como definição do papel da categoria, ajustes de tamanho de gôndola e ajuste de marcas no mix.

Niduu

Treinamento pelo Celular

Extensão do corpo das pessoas, o celular pode ser usado na capacitação de funcionários. A startup Niduu desenvolveu um sistema que permite acesso rápido a conteúdos sobre atendimento, operação, gestão, liderança, saúde e segurança do trabalho, entre outros. “O treinamento é curto, em pequenas doses diárias e pode ser feito off-line”, comentou Rômulo França, Co-CEO da empresa, durante sua apresentação. Segundo ele, a proposta garante um engajamento de 80% a 90%. A Niduu já atende vários varejistas em todo o Brasil.

Palestras

Nesta edição do Fórum de Integração Varejo e Indústria, SA Varejo trouxe dois palestrantes especiais. Cada um com experiências bem diferentes, porém tocando em questões sensíveis (e bem-humoradas) para entender e processar mudanças, inovações e dificuldades. Um deles é Murilo Gun , especialista em criatividade pela Singularity University . Jakson Follmann, ex-jogador de futebol da Chapecoense, foi um dos seis sobreviventes da queda do voo LaMia 2933, em 2016. Teve parte de sua perna direita amputada, mas continua determinado e abraçando suas conquistas.

A União faz as vendas

Com uma agenda de temas sobre colaboração, SA Varejo reuniu no mesmo palco supermercadistas, fornecedores, um executivo de transformação digital e um especialista em criatividade. Os sete integrantes discorreram sobre os temas, manifestaram ampla disponibilidade para o diálogo e confirmaram que o compartilhamento de dados ainda precisa avançar muito.

Negócios também nos intervalos

Sete empresas levaram seus serviços e produtos para os quase 200 participantes do Fórum. Aproveitaram os intervalos para abordar, apresentar e explicar atributos, distribuição e resultados. São elas: GS Retail , MegaMídia , Vale Lance, Natural One , Dentalclean , Bee Solutions e Cred-System .

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade