Com quase 200 supermercadistas de todo o País, 11 fornecedores e 7 apoiadores, o 4º Fórum de Integração Varejo e Indústria de SA Varejo refletiu o espírito da cadeia de abastecimento
O 4º Fórum de Integração Varejo e Indústria, realizado em São Paulo por SA Varejo, refletiu o espírito da cadeia de abastecimento. O encontro foi marcado por colaboração, troca de experiências, aprendizados, momentos alegres e, sobretudo, foco no debate de soluções para as principais questões do negócio. O evento contou com quase 200 supermercadistas de todo o País, 11 fornecedores e sete apoiadores
Sergio Alvim, CEO da SA Varejo, enfatiza a importância da confiança entre varejo e indústria e a necessidade
de olhar para o que é fundamental nos negócios de ambos
Mais uma vez varejistas de todo o Brasil se reuniram para trocar experiências,
fazer contatos e absorver insights práticos para serem levados para suas empresas.
Eles também discutiram sobre pessoas, criatividade e superação
Mais uma vez varejistas de todo o Brasil se reuniram para trocar experiências,
fazer contatos e absorver insights práticos para serem levados para suas empresas.
Eles também discutiram sobre pessoas, criatividade e superação
Mais uma vez varejistas de todo o Brasil se reuniram para trocar experiências,
fazer contatos e absorver insights práticos para serem levados para suas empresas.
Eles também discutiram sobre pessoas, criatividade e superação
Encontro de muitas conversas - José Barral, presidente do conselho do Lopes (SP), e Licínio
Barcelos, sócio-proprietário do Super Bom (RJ)
Encontro de muitas conversas - José Sarrassini, diretor comercial do Savegnago (SP), e Manoel Martins,
diretor comercial da BRF
Encontro de muitas conversas - João Marcio Castro e Ronaldo Teixeira, ambos gestores do Princesa (RJ)
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Consinco
Sistema orçamentário
Comprada pela TOTVS, a
Consinco
foi uma das empresas mais abordadas em sua apresentação no Fórum de Integração. Silvio Sousa, diretor comercial, explicou que todos os clientes da TOTVS estão sendo levados para gestão da Consinco (incluindo os que usam o RMS). A ideia é evoluir com os aplicativos e o atendimento. Sousa afirmou que a empresa trará um sistema orçamentário classe mundial para integrá-lo ao ERP ainda neste ano, e deverá desenvolver módulos complementares para incluir no RMS.
“A TOTVS reconhece que o maior problema
agora é suporte ao varejo, por isso está entregando
para a Consinco toda a operação do canal”
SILVIO SOUSA
Diretor comercial da Consinco
Edivaldo dos Santos, diretor-presidente da rede Arco-Mix (PE),
tirando suas dúvidas com Silvio Sousa, da Consinco
“Espero que agora, com a Consinco e sua
expertise no atendimento ao setor, seja
possível evoluir na integração do RMS”
CARLOS BEAL
Diretor-presidente da rede Festval (PR)
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Danone Nutricia
De olho nos adultos de meia idade
O crescente número de idosos e o aumento da longevidade (cuja curva continuará ascendente apesar do coronavírus), têm levado as pessoas a se cuidar melhor para garantir qualidade de vida. “Pesquisa mostra que 72% dos adultos de meia idade ativos já consomem cálcio; vitamina D para os ossos (50%); colágeno hidrolisado para as articulações (48%); e Whey Protein para os músculos (36%)”, diz Renan Joviliano, gerente de marketing da área de saúde para seniores da
Danone Nutricia
. A empresa colocará no mercado ainda neste semestre a versão líquida de um de seus produtos que reúne na mesma fórmula suplemento para ossos, músculos e articulações: o Fortifit Pro, que será indicado para consumo no café da manhã e lanches intermediários.
“Idosos com hábitos saudáveis tendem a ter
maior frequência de compras (+9%) e apresentar
maior tíquete médio (+16%). Importante:
72% dos lares brasileiros têm hábitos
aspiracionais de uma vida mais saudável,
o que indica um mercado potencial gigantesco”
RENAN JOVILIANO
Gerente de marketing da área de saúde para seniores
da Danone Nutricia
Sondagem feita na hora entre os varejistas mostrou
que produtos posicionados como saudáveis já integram
o sortimento do segmento e devem ser ampliados.
Cada fornecedor-participante fez 4 a 5 perguntas e o sistema
apresentou a apuração para o público em tempo real
Omar Assaf, da rede Pirâmide, tira dúvidas
sobre o mercado de suplementos e seu potencial
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Heineken
R$ 1 Bi de investimento
Ao iniciar a palestra com a afirmação de que “o Brasil se torna o maior mercado do mundo para a
Heineken
”, Ricardo Sabatine, diretor off premise da companhia, abriu espaço para anunciar as novidades deste ano. Uma delas é a versão sem álcool, que terá preço igual ao da original. O lançamento começará em São Paulo e então se estenderá para o Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro. “As outras praças ficam para uma segunda etapa, já que temos de elevar a capacidade produtiva e de distribuição a fim de atender bem todo o mercado”, disse Sabatine. Segundo o executivo, a Heineken vem crescendo 40% a 45% ao ano e a demanda continua aumentando. Só no Rio de Janeiro cresceu 85% em 2019. “Para atender o consumidor, vamos investir, neste ano, R$ 1 bilhão. Em 2019, foram R$ 2 bilhões”, informou Sabatine.
“A Heineken está mudando a estrutura de diretoria
e ampliando a estrutura de vendas e vai dialogar
com a Coca-Cola para melhorar a distribuição”
RICARDO SABATINE
Diretor Off Premise da Heineken
Entendendo a cerveja zero (da dir. para a esq.): Paulo Lopes.
presidente da Rede Top (SC), João Lohn, diretor do Imperatriz/
MundialMix, e Luiz Ramalho, diretor do Mercadinho São Luiz
“Para nós, Amstel é uma marca importante
e queremos ver contemplada nos
planos da companhia para o Nordeste”
GLADDYS ALBUQUERQUE
Diretora comercial do CenterBox (CE)
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BRF
Melhora no serviço
Urgência para crescer e rentabilizar toda a cadeia foi o foco da apresentação da
BRF
, pela primeira vez no Fórum de Integração Varejo e Indústria. Manoel Martins, diretor comercial da empresa, afirmou que a companhia está empenhada em desenvolver processos robustos de execução e redução de ruptura. Segundo ele, um dos alvos é melhoria contínua no transporte, na armazenagem e malha logística, além de atender a demanda do consumidor por inovação.
“A companhia passou por momentos difíceis, em que
precisou reestruturar as bases de gestão, fluxo, processos,
equipes e dimensionamento de cada canal. Mas, a partir
deste ano, estará mais próxima do varejo. Trabalhamos
fortemente para melhorar o nível de serviço aos clientes”
MANOEL MARTINS
Diretor comercial da BRF
Manoel Martins trocando informações com representantes da Rede Top
“Para evitar perdas com perecíveis,
a exemplo dos frios, seria bom
que o varejo pudesse fazer o pedido
antes da produção, o que
aumentaria o shelf life nas lojas”
JULIO CESAR LOHN
Vice-presidente do Imperatriz/MundialMix
(SC) e presidente da Rede Brasil
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FortBrasil
Motor nas vendas
A fintech
FortBrasil
, que atua com concessão de crédito em parceria com o varejo, também esteve no Fórum de Integração. A empresa trabalha com cartões de loja e tem hoje mais de 38 mil estabelecimentos credenciados. Segundo José Neto Pires, diretor comercial, a FortBrasil mantém parcerias com redes como a pernambucana Arco-Mix, na qual o cartão próprio representa 16% de suas vendas. O executivo diz que a companhia treina, acompanha e dá suporte aos varejistas, além de apoio para estratégias de marketing.
“Os cartões da loja capturam dados para CRM,
viabilizam programas de fidelidade mais inteligentes
e representam um motor para as vendas”
JOSÉ NETO PIRES
Diretor comercial da FortBrasil
“Estávamos buscando crédito para o
consumidor quando fizemos acordo
com a FortBrasil. Tenho o cartão até
como pessoa física”
VAN FERNANDES
Sócia-proprietária do Grupo Vanguarda (PI)
Edivaldo dos Santos, do Arco-Mix, que já usa a solução
da empresa com bons resultados, e José Neto Pires
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Nestlé
Premiunização, pilar do crescimento
Inovação continua sendo o foco da
Nestlé
neste ano. Em 2019 foi responsável por 40% do crescimento da empresa. Raphael Hanoh, head de trade marketing, afirmou que, no segmento de café premium, a companhia trabalha com os melhores terroirs e tem a versão Gold, com grãos nobres e embalagem dourada e chamativa. Em leite em pó, a Nestlé lançou o Ninho orgânico (a primeira versão do mercado), além de Molico duas vezes mais rico em cálcio, fibras, proteínas, ômega 3, colágeno. As duas linhas atendem a demanda por produtos mais saudáveis.
“Nove em cada 10 lares consomem leites
flavorizados e achocolatados em pó,
e o consumidor quer itens que combinem
indulgência com saudabilidade.
Temos o segmento saudável da linha Nescau
e certamente teremos outros produtos”
RAPHAEL HANOH
Head de trade marketing
Amanda Vasconcelos, diretora da rede Hiperideal (BA), tira dúvidas
e comenta sobre o relacionamento de sua empresa com a Nestlé
“Teremos muitas iniciativas neste ano:
equipes especializadas por categoria,
apoio nas inovações e renovações,
além dos planos de negócios (JBPs)”
JOSÉ ARGOLO
Head de vendas ao varejo
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Reckitt Benckiser
Ritmo forte de lançamentos
Acelerar as inovações faz parte dos planos da
Reckitt Benckiser
(RB) para este ano. Durante o Fórum de SA Varejo, a empresa apresentou seus principais lançamentos – a maioria focada em produtos que oferecem praticidade e sustentabilidade e que têm grande potencial no mercado brasileiro. Uma das novidades é o desinfetante Lysol, que, de acordo com a fabricante, mata 99,9% dos vírus e germes. Haverá ainda diversos lançamentos nas linhas de limpadores, cujo mercado dobrou de tamanho nos últimos 10 anos.
“O Brasil é o segundo maior mercado da
RB no mundo, mas ainda temos muito espaço
para crescer, com apoio de investimentos.
Estamos pensando em avanço de longo prazo
nas categorias em que atuamos e naquelas
em que estamos ingressando”
HELOISA GLAD
Diretora de vendas da RB
Durante o jantar, foram homenageados os dois vencedores do Concurso de Execução em Loja Vanish sai de Graça, que
premiou as melhores exposições de Vanish realizadas até o final de fevereiro.
Durante o jantar, foram homenageados os dois vencedores do Concurso de Execução em Loja Vanish sai de Graça, que
premiou as melhores exposições de Vanish realizadas até o final de fevereiro. São eles: Paulo Edson Bernaski, da paranaense
Paraná Supermercados (1º à direita), e André Santos de Almeida, da Spar Brasil, da Bahia (2º à direita). Ao lado deles,
Robson Xarelli, gerente de trade eventos da RB, e Heloisa Glad
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Vigor
Saúde e indulgência
O espaço para os alimentos saudáveis nas gôndolas deve aumentar cada vez mais. Para explicar as razões, Rodrigo Herrera, gerente nacional de trade marketing da
Vigor
, expôs alguns estudos aos varejistas. Segundo ele, o mercado de alimentos saudáveis está crescendo em média 12% ao ano. E pesquisa recente mostrou que bem-estar físico e emocional, envelhecer com saúde e evitar doenças, nessa ordem, são o foco da maioria dos consumidores. “Ser saudável tornou-se irreversível”, disse. Para atender essa demanda, a Vigor apresentou as inovações que tem colocado no mercado, como o iogurte com 3 grãos e zero açúcar, leite de amêndoa e de arroz e creme de cottage com geleia (para unir saúde e indulgência, uma tendência cada vez mais firme).
“Neste semestre, a empresa entrará com queijos
especiais para culinária, ralado ou em lascas em
embalagens de 150 g, maionese com 61% menos
calorias e achocolatado líquido com 38% menos açúcar”
RODRIGO HERRERA
Gerente nacional de trade marketing
Perguntas e respostas entre palestrante e supermercadista
“É importante conhecer os lançamentos,
trocar ideias, pontuar as dificuldades
e ouvir a indústria. O fórum é
um momento sublime: toda pergunta
feita, em qualquer apresentação,
serve de aprendizado para todos”
MARCOS MANÉA
Diretor-geral da UniBrasil
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Varsis
Solução Modular para o varejo
SAP Business One, solução para empresas em crescimento, foi apresentada pela
Varsis
no 4º Fórum de SA Varejo. A empresa é certificada pela SAP. O produto tem módulos como o Financeiro, CRM e Comercial e contempla big data, internet das coisas, machine learning, entre outros. A Varsis também apresentou ao público o parceiro
Huawei
, empresa global de infraestrutura e dispositivos inteligentes.
“A solução melhora a eficiência
operacional e disponibiliza as informações
em tempo real. A implementação
é rápida e a manutenção tem baixo custo”
EDUARDO FERRAZ
Diretor global de desenvolvimento de negócios da SAP
“A segurança de dados não é restrição
para o uso da nuvem. Hoje temos
modelos sustentáveis e adequados
para cada perfil de empresa”
JACKSON DE SOUZA
Desenvolvedor de negócios da Huawei
Paulo Sahd e Paulo Soares, ambos sócios da Varsis, atendem
supermercadistas interessadas em conhecer o sistema
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P&G
7 passos para desenvolvimento de categorias
Layout da loja, sortimento, layout da gôndola, ponto extra, promoções, lançamentos, CRM e vendas online bem definidos e executados é o pacote que a
P&G
defende para o desenvolvimento de categorias. A solução foi apresentada no evento, com exemplos concretos de resultados em vendas. Dentro dela, aparecem pontos importantes, como definição do papel da categoria, ajustes de tamanho de gôndola e ajuste de marcas no mix.
“Para se ter um sortimento eficiente é preciso
pensar em ter a marca líder, uma opção
de alto valor agregado, marcas que tenham
investimentos disponíveis e uma marca
mais acessível ao público de baixa renda”
ANDRÉ FELICÍSSIMO
Vice-presidente de vendas da P&G
Ronosalto Neves, diretor-presidente
do Mart Minas, comentando sobre
o mercado mineiro e suas demandas
Integração total: Felicíssimo, Flavia Almeida, à direita,
e Marcos Bauer, ao centro, todos executivos da P&G,
também na plateia participando de outros debates
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Niduu
Treinamento pelo Celular
Extensão do corpo das pessoas, o celular pode ser usado na capacitação de funcionários. A startup
Niduu
desenvolveu um sistema que permite acesso rápido a conteúdos sobre atendimento, operação, gestão, liderança, saúde e segurança do trabalho, entre outros. “O treinamento é curto, em pequenas doses diárias e pode ser feito off-line”, comentou Rômulo França, Co-CEO da empresa, durante sua apresentação. Segundo ele, a proposta garante um engajamento de 80% a 90%. A Niduu já atende vários varejistas em todo o Brasil.
“A capacitação da equipe por celular pode ser feita
em qualquer hora e lugar, de forma fácil e divertida”
RÔMULO FRANÇA
Co-CEO da Niduu
“O tema desenvolvimento de pessoas é
muito oportuno, e nos preocupamos muito
com ele. Todo o conteúdo do evento foi
muito diretivo e útil. Parabéns a SA Varejo”
ANDREI PASSIG
Diretor da rede Giassi (SC)
Equipe da Niduu explica para executivos da rede Bramil (RJ) os recursos
do aplicativo. Um deles é o uso de jogos para incentivar o aprendizado
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Palestras
Nesta edição do Fórum de Integração Varejo e Indústria, SA Varejo trouxe dois palestrantes especiais. Cada um com experiências bem diferentes, porém tocando em questões sensíveis (e bem-humoradas) para entender e processar mudanças, inovações e dificuldades. Um deles é
Murilo Gun
, especialista em criatividade pela
Singularity University
. Jakson Follmann, ex-jogador de futebol da Chapecoense, foi um dos seis sobreviventes da queda do voo LaMia 2933, em 2016. Teve parte de sua perna direita amputada, mas continua determinado e abraçando suas conquistas.
“A criatividade é a imaginação
aplicada para solução de problemas.
É a criatividade emitindo nota fiscal.
Uma organização inovadora
é aquela que contém seres
humanos criativos organizados.
Criatividade é a tecnologia
nativa humana. O adulto criativo
é a criança que sobreviveu.
Ele manteve a curiosidade,
a capacidade de processamento,
a imaginação e a coragem
para experimentar. Enquanto a
humanidade sofre de medo crônico,
a criança se arrisca. Não se
acanha de ser autêntica, diferente,
‘anormal’, de superar os próprios
medos e se impor desafios”
MURILO GUN
Especialista em criatividade
“00:00:50 foi o tempo entre as
luzes se apagarem e o impacto
do avião. Minha vida foi
desconstruída, mas eu estava vivo.
Foram 50 dias hospitalizado,
10 dias na cadeira de rodas,
8 dias no andador, 10 dias com duas
muletas, 25 dias com uma muleta.
E no meio dessa maratona tive uma
cirurgia e coloquei uma prótese.
A reinvenção veio com outro
sonho: a música, que já praticava
de maneira amadora e que foi muito
importante na minha recuperação,
inclusive na UTI. Depois do
acidente ganhei a disputa no
programa de televisão Popstar,
casei, tive um filho e continuo cheio
de alegrias, planos e propósito”
JAKSON FOLLMANN
Ex-jogador de futebol da Chapecoense
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A União faz as vendas
Com uma agenda de temas sobre colaboração, SA Varejo reuniu no mesmo palco supermercadistas, fornecedores, um executivo de transformação digital e um especialista em criatividade. Os sete integrantes discorreram sobre os temas, manifestaram ampla disponibilidade para o diálogo e confirmaram que o compartilhamento de dados ainda precisa avançar muito.
Sergio Alvim, CEO da SA Varejo, comanda debate que
terminou com importantes insights para os negócios
“A RB reconhece que existe muita
informação nas lojas, muitos
dados sendo capturados e sabe
que nem todo mundo descobriu
como trabalhar tudo isso de maneira
produtiva. Precisamos definir
o que queremos para não gastar
tempo e dinheiro. É preciso ampliar o
esforço a quatro mãos: indústria
e varejo têm de atuar mais juntos”
HELOISA GLAD
Diretora de vendas da RB
“O varejo médio detém
um conhecimento sobre
o shopper que ainda
é ignorado. E trabalhamos
com esse conhecimento
no dia a dia dos funcionários.
Capacitamos a equipe
incessantemente com
foco na importância
do shopper e no CRM”
VANESSA SANDRINI
Diretora-geral do Rondelli (BA)
“O espelhamento das estruturas
varejo e indústria é visto pela
BRF como uma questão de
sobrevivência. O consumidor
muda muito. Agora, deseja
produtos saudáveis, veganos,
com menos sódio. É muito
importante trazer inovações
e desenvolvê-las com o varejo.
A indústria não tem o CRM
que o varejo tem. Já a BRF
tem 10% do core em inovação”
MANOEL MARTINS
Diretor comercial da BRF
“É hora de a indústria e o varejo
alinharem suas estruturas –
não só a comercial, mas também
as de CRM, trade, marketing,
logística, comunicação.
Nós, do varejo, somos o puro
sangue do setor. Estamos
perto do consumidor. Por isso,
é preciso uma interação com
a indústria de 360 graus para
os dois lados se beneficiarem”
JOSÉ SARRASSINI
Diretor comercial do
Savegnago (SP)
“Defendemos o JBP e agora
precisamos defender também
o JCGP (Joint Category Growth
Plan). O desenvolvimento de
categorias é um ponto-chave
para o sucesso da cadeia.
Devemos nos perguntar que
categorias desenvolver mais
acentuadamente e como o CRM
pode contribuir nesse caminho?
É preciso juntar os conhecimentos
para sermos mais assertivos no
tratamento de dados e execução”
ANDRÉ FELICÍSSIMO
VP de vendas da P&G
“Execução perfeita? Que coisa
estranha. Parece reunião
de talibã. Brincadeira à parte,
o que faz diferença em tudo o
que se falou e principalmente
numa operação eficiente são
as pessoas. E tudo começa
com a escalação do time.
Não adianta colocar Messi para
jogar como zagueiro porque não
vai funcionar. A pessoa certa
na posição certa é o que
vai garantir uma boa execução”
MURILO GUN
Especialista em criatividade
“Essa discussão de compartilhar
informações nunca foi tão importante.
E é bom lembrar que existem no
mercado players cujo poder está
justamente nos dados. Caso do
aplicativo Rappi e do James Delivery,
por exemplo. Enquanto isso, nosso
gerente de loja guarda no seu WhatsApp
pessoal informações que troca com os
consumidores. O gerente está certo,
mas é uma zona de risco para a empresa” ANTONIO SALVADOR
Especialista em inovação, Ex-GPA
Felipe Pagotto conversa sobre os serviços da MegaMídia,
enquanto varejistas se interessam em pegar prospectos
Lucas Franco (à dir.) e Alexandre Bellinati, ambos
da Dentalclean, conversam sobre seus produtos
Rodrigo Funaro, diretor comercial da
Natural One (à esq.), apresenta nova
embalagem para Eder Mialich, diretor da
rede Mialich (centro), e Aurélio Mialich
Solução para disparar ofertas
personalizadas e aumentar
efetividade das ações
Sorteio: Suziely Pinheiro, diretora do Super Nidobox (CE),
recebe prêmio dos executivos da Cred-System:
Paulo Valente (à dir. dela) e Ricardo Kimura
(1º à esq.), além de Sergio Alvim, de SA Varejo
José Gambaroni (GS Retail) cumprimentado por
Sergio Alvim (SA Varejo). Ao lado, Paulo Soares (Varsis)
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