Cinco segredos das empresas vencedoras na crise

Avaliação:

(7 Avaliações)

Reportagem SA Varejo -

Estudo da McKinsey mostra exemplos claros de como as companhias devem agir para superar momentos complexos como o atual

Empresas resilientes são as grandes vencedoras pela forma como encararam grandes desafios, a exemplo do que ocorre no momento. Elas sabem gerar mais valor nas fases de recuperação e crescimento. É que aponta estudo da consultoria McKinsey & Company sobre "O Novo Consumidor pós-Covid", realizado por Fernanda Hoefel e Marcelo Tripoli.

Confira o que essas empresas fazem de tão positivo:

1. Destravam o balanço

Entre as iniciativas nesse quesito, as empresas resilientes limpam o balanço e preservam a liquidez; temporariamente desaceleram investimentos em CAPEX durante a recessão e são rápidas em investir agressivamente durante a recuperação

2. Se transformam rápido

Com agilidade, essas companhias reestruturam a base de custos e aumentam a produtividade; lançam plano agressivo de recuperação de vendas e aumentam taxa de execução por meio de disciplina e cadência

3. Têm uma mentalidade 'além da crise'

De acordo com a McKinsey, as resilientes protegem inovação e investimentos críticos no longo prazo; expandem para áreas adjacentes ou de grande crescimento e sabem entender o novo normal e o moldar proativamente

4. Planejam fusões e aquisições

Nesse aspecto, companhias com as melhores decisões realocam recursos para áreas de alto valor/crescimento; fazem movimentos decisivos de portfólio e conduzem acordos de fusões e aquisições

5. Adaptam o modelo operacional

Agilidade para acelerar processos de tomada de decisão é outra catracterística das empresas vencedoras, segundo a McKinsey. Elas também ajustam-se às novas necessidades do consumidor, alavancando canais digitais e ofertas. Por fim, apostam em construir capacidades para melhorar o modelo operacional.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:             LinkedIn            ,            Instagram            e            Facebook            !

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Guia de Sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade