5 iniciativas que engajam colaboradores

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Alessandra Morita - alessandra.morita@savarejo.com.br -

Saiba o que as pessoas estão procurando nas empresas e entenda como sua rede precisa pensar daqui para a frente

Cada vez mais o que move as equipes dentro de uma empresa são aspectos como propósito e diversidade. A partir da pandemia, esses atributos pesam ainda mais na identificação das pessoas com as empresas.

Confira como engajar o time:

1 - Fazer parte de uma atividade essencial e ser visto como alguém que sai de casa para ajudar as pessoas a abastecerem seus lares foi o reconhecimento da sociedade aos profissionais do varejo, especialmente aos que atuam nas lojas. “Esse sentimento acendeu uma chama forte nas equipes e tem sido algo muito bonito de se ver”, afirma Maria Schneider,  diretora de RH do GPA , que participou de um webinar de SA Varejo sobre o tema pessoas. Ela é complementada por Vanessa Sandrini, conselheira e presidente do Instituto Mulheres do Varejo . “Isso criou um propósito muito grande, com o time de operações vendo o quanto cada um era indispensável e que, sem o seu trabalho, a comida não chegaria à casa dos clientes. Isso foi essencial para as lojas continuarem funcionando”, avalia a executiva

2 - Movimento que já vinha em expansão, a diversidade é outro aspecto que tende a ganhar força nas empresas como atributo capaz de engajar o time. Um dos eixos dessa nova engrenagem é a participação feminina. Segundo Julio Campos, VP de vendas da Unilever , um equilíbrio entre mulheres e homens ajuda a construir soluções mais holísticas. “Há 12 anos, 70% da nossa equipe era masculina e apenas 30%, feminina. Seis anos atrás, alcançamos 50% cada”, conta

Garantir a multiplicidade de culturas e ideias, com a presença de mulheres e outros grupos na empresa, é uma forma de engajar as pessoas

3 - Atual diretora de novos negócios da JHSF, Vanessa Sandrini lembra que o varejo ainda é tradicional e que as mulheres continuam mais presentes em áreas de apoio. Contudo, quando atuam em setores relacionados diretamente ao negócio, elas contribuem conferindo velocidade aos projetos e bons resultados, como a executiva viu acontecer muitas vezes em sua carreira

4 - Para desenvolver suas líderes mulheres, o GPA implementou no ano passado um programa de seis meses para as gerentes da companhia. Participaram mais de 400 colaboradoras. “Vamos retornar, ainda em 2020, estendendo o projeto a chefes de operação, consultoras, coordenadoras, entre outras posições”, afirma Maria, do GPA

5 - A inclusão, entretanto, passa também por ter na equipe participação de refugiados, afrodescendentes, LGBTs, entre outros. “Temos marcas presentes em 100% dos lares brasileiros, portanto o correto é que todos os segmentos da sociedade estejam representados no desenvolvimento de nossas estratégias e na definição de soluções para o consumidor”, enfatiza o VP de vendas da Unilever


Leia as matérias complementares a essa reportagem:

Pessoas: saiba como e por que cuidar, engajar e reter seus colaboradores
Entenda como cuidar do aspecto emocional do seu time
Como reter as pessoas que fazem a diferença na sua empresa

 

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