Atacarejo: tíquete médio cresce 16% na primeira semana de junho

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Reportagem SA+ -

Segunda parcela do auxílio emergencial elevou também a quantidade de produtos na cesta de compras

Na primeira semana de junho, logo após a liberação da 2ª parcela do auxílio emergencial, o valor gasto pelos consumidores nas lojas do setor supermercadista cresceu 8% em relação à semana inicial do mês de maio. A quantidade de itens na cesta de compras subiu 10% na mesma comparação.

Os dados são da HORUS , plataforma de inteligência de mercado que reúne dados de compras efetuadas no varejo.  A pesquisa foi realizada em 10 estados, com base em cerca de 10 milhões de notas fiscais de compras enviadas pelos próprios consumidores, por meio do aplicativo colaborativo PINNGO.

O formato mais beneficiado foi o atacarejo, no qual o tíquete médio passou de R$ 136 para R$ 158, um avanço de 16%. Nas lojas de cash & carry, o número médio de itens no carrinho de compras passou de 31 no início de maio para 36 na primeira semana de junho. Na avaliação da Horus, os dados revelados pelo levantamento levam a crer que o consumidor direcionou boa parte do recurso recebido no auxílio emergencial para reabastecer sua despensa até o recebimento da próxima parcela do auxílio.

Categorias mais procuradas

As categorias de limpeza, higiene e alimentos foram as que mais contribuíram para o aumento do tíquete médio no período analisado. No atacarejo, destaque para o aumento de cerca de 4% no valor despendido com a compra de sabão para lavar roupa, detergente líquido e água sanitária, o que indica a preocupação continuada do consumidor em se cuidar e manter hábitos de higiene e limpeza, tomando medidas de precaução devido ao momento atual de pandemia.

Entre os alimentos, feijão, farinha de trigo e leite foram os que tiveram maior aumento no valor do tíquete médio (15%), mostrando que o consumidor investiu mais na compra de produtos básicos de alimentação.

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