Antes de abrir lojas, garanta eficiência na operação

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Fernando Salles - Fernanda Vasconcelos - redacao@savarejo.com.br -

Uma empresa cuja saúde financeira não está boa tende a agravar seus problemas ao buscar expansão

“Expansão nem sempre é o melhor caminho para o crescimento”. É em que acredita Sérgio Tavares, diretor da STavares Consultoria . Para ele, é preciso garantir que a gestão e a operação sejam eficientes. Em outras palavras, é importante um bom controle do ciclo financeiro, do capital de giro e de outros indicadores para avaliar se a empresa está saudável a ponto de expandir os negócios de forma segura e sustentável.

Para isso, é preciso estar atento a alguns pontos. Lauro Bueno Júnior, consultor da assessoria em varejo Unitrier, destaca aspectos que precisam ser focados pelo varejista, como otimização e revisão das estratégias comerciais e de sell out, desenvolvimento de categorias, readequação de mix, melhora no giro e precificação eficiente. A ideia é buscar o equilíbrio da margem e aumento de lucratividade, além da implantação e automatização de processos que visem o ganho de produtividade da equipe. “Essas áreas geram ganhos de resultado interessantes e têm baixo ou nenhum investimento. É importante pensar nelas antes de avaliar a expansão”, diz Bueno.

Trabalhar melhor o relacionamento com clientes, identificando os principais motivadores para que ele frequente as lojas, é a recomendação de Alexandre Horta, business partner da Wave Group. Com o consumidor cada vez mais multicanal e propenso a exigir comodidade, melhorar a integração entre canais e o nível de serviço são alternativas para impulsionar as vendas. Tudo isso, mais uma vez, sem a imobilização de tanto capital e sem grande aumento da estrutura de custos fixos.

O que avaliar antes de abrir lojas

Veja algumas recomendações de Alexandre Horta, da Wave Group

  • O momento atual exige atenção ao investir em expansão, pois o mercado já está há um longo período sem avançar a taxas saudáveis. “Nessas circunstâncias, investimento em novas lojas pressupõe aumento de share de mercado à custa da conquista de território que estava em ‘mãos do adversário’, o que sempre será mais difícil e custoso. Se considerarmos que o aumento de vendas deve ser alcançado por meio dos atuais clientes ou da incorporação de novos, até que ponto expandir seria necessariamente a melhor forma de alcançar tais objetivos?”, questiona o especialista
  • Outro ponto de atenção é que o cenário econômico e político, ainda instável, pode aumentar os prazos para o retorno do capital investido, que passa a custar cada vez mais em razão desse ambiente
  • O especialista ressalta ainda que há espaço para o varejista ampliar tanto vendas quanto margem por metro quadrado das lojas já existentes, além de reduzir custos e despesas operacionais

Parte 1:

https://www.savarejo.com.br/detalhe/negocios /expansao-a-que-custo

Parte 3:

https://www.savarejo.com.br/detalhe/negocios /expansao-por-formatos

 

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