Nas Juninas 2021, consumidor quer xodó

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Sheila Hissa - redacao@savarejo.com.br -

Depois de quase um ano e meio de pandemia, as pessoas buscam compensação emocional. E as Festas Juninas são propícias para dar esse clima à loja, sem descuidar da segurança. Afinal, o momento exige

 

Foto: iStock

Ainda não será neste ano que viveremos a despreocupação de forrós, quadrilhas, viagens e brincadeiras juninas. Nos meses de junho e julho ainda haverá restrições ao convívio social, para descontentamento de todos nós, porém com possibilidades de festejos nos lares. Agora, com maior experiência depois das juninas de 2020. O varejo alimentar terá, mais uma vez, o papel importante de puxar o ânimo e impulsionar a alegria, além de suas próprias vendas. O desafio é inovar para mobilizar a atenção e o desejo de consumo. Talvez os nervos do consumidor estejam ainda mais à flor da pele, portanto, um pouco de “colo” fará bem a todos.

É HORA DE IDÉIAS, PLANEJAMENTO E AÇÕES

Foto:123RF

Juninas Delivery

O sistema continuará sendo uma boa alternativa, agora com alguma tranquilidade já que os esquemas de recebimento e entrega de pedidos estão mais estabelecidos.

Pense Nisso

Embalagens de entrega com estampa decorativa. Pode ser a imagem de um santo, um verso de música junina, uma simpatia ou uma lista com brincadeiras típicas para alegrar a família – bingo, rabo no burro, etc. Outra opção é colocar dentro da caixa de entrega um folheto com uma mensagem de otimismo e confiança e votos de “Juninas bem comemoradas”.

Soluções de Consumo

Elas devem ser criadas e espalhadas pela loja e incluídas nos tabloides e nos banners para gerar o clima junino e incentivar o consumo. Como aglomerações continuarão vetadas, considere pontas de gôndola e pequenas ilhas com itens diferentes, um alavancando o outro, além do próprio checkstand. Mesmo que o mix não envolva um único fornecedor, o custo de reposição poderá ser compensado pelas vendas.

Pense Nisso
Colocar próximo às salsichas e carnes, por exemplo, batata palha, molho de tomate, paçoquinhas, papel colorido para bandeirolas, canjica, chapéus de caipira para crianças

Foto:iStock

Sugestões aguçam as compras
Montar uma mesa com alguns produtos para os clientes, como bolos e pratos feitos na loja, pode ser uma boa. Assim o cliente passa e pega o que quer, sem aglomeração

Cestas

Ainda na linha de soluções, você pode oferecer cestas prontas, de preferência com SKUs variados, de baixo a alto valor agregado, e desconto em alguns itens.

Pense Nisso

  • Cestas de ingredientes: por exemplo, com fubá, amendoim, gengibre, vinho, uísque, cachaça, leite de coco
  • Cestas de presentes: com pés de moleque, pipoca, doce de abóbora, cocadas, etc.
  • Cestas de gostosuras: com produtos da rotisseria ou do restaurante, como tortas, bolos, caldos, cuscuz, pamonha, curau

JUNINAS E DIA DOS NAMORADOS

Associar as duas comemorações de maneira divertida pode gerar interesse do shopper e mais vendas

Pense Nisso

Promover produtos dos mais diferentes tipos com uma comunicação bem-humorada

  • Cuidados com cabelo: fique mais bonita no Dia dos Namorados e jogue a argola no Santo Antonio
  • Pack de cerveja: presenteie seu namorado ou namorada na barraca de beijos
  • Docinhos, chocolates: adoce a namorada e pule a fogueira
  • Flores: acerte a bolinha no copo e faça sua namorada feliz

Foto:iStock

Apoio a comunidade

As comunicações e ações de solidariedade sempre fortalecem a marca. E lembre-se: este ano ainda será muito difícil para muitas pessoas.

Pense Nisso

Doações para instituições de caridade. A cada produto da cesta básica doada pelo consumidor, sua loja colabora com outro item. O mesmo pode ser feito com produtos juninos destinados a crianças carentes.

Apoio a cultura

Sanfoneiros, forrozeiros, organizadores de eventos, pessoas que atuam nos bastidores do entretenimento têm sofrido bastante com a falta de trabalho durante a pandemia. E nas festas juninas deste ano, a situação deve se repetir

Pense Nisso

Associar-se a empresas (de outros setores, incluindo fornecedores) para patrocinar lives de artistas

Patrocinar cursos em suas redes sociais para ensinar instrumento de percussão, dança de quadrilhas, cordel, cultura popular

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