Mercados de bairro cresceram 21,2% em valor e 9,4% em volume no 1º trimestre, segundo a Nielsen

Avaliação:

(3 Avaliações)

Reportagem SA+ -

O Codebal Supermercados é um exemplo desse movimento, que aproveitou a proximidade com o cliente para crescer e fazer melhorias

Foto: istock

A pandemia do Covid-19 contribuiu para a expansão no setor de mercados de bairro ou vizinhança, segundo pesquisas recentes divulgadas pela consultoria Nielsen. No primeiro trimestre de 2021 os mercados de bairro, que não pertencem a grandes redes varejistas, cresceram 21,2% em valor e 9,4% em volume na comparação com o mesmo período de 2020.  

O Codebal Supermercados é um exemplo desse movimento, que aproveitou a proximidade com o cliente para crescer e fazer melhorias, mesmo em um ano difícil para a economia. A empresa familiar inaugurou em dezembro o Codebal Center, sua sexta loja, que já representa 20% do negócio e engloba todo o aprendizado de anos de existência e dos novos hábitos que surgiram durante a pandemia. 

"No começo da pandemia a padaria foi impactada, percebemos que o cliente queria produzir seus próprios alimentos e precisamos nos adaptar, e aumentar o mix de ofertas", conta Roberta Barreto, diretora de marketing do Codebal Supermercados, fundado há 27 anos no município de Eldorado do Sul (RS). 

Os detalhes e a oferta de produtos e serviços na nova unidade vão desde um puxador de carrinho mais confortável, dispensers de álcool gel, corredores amplos, uma padaria com pães de fermentação natural, orgânicos, produtos a granel, monoporções, e até uma estação de produtos e bebidas naturais que oferece Kombucha feita na hora. 

"Pensamos em trazer serviço, experiência e um atendimento diferenciado para o nosso cliente, cada vez mais exigente e consciente", diz Roberta, que acompanha as tendências nas feiras e eventos do setor, dentro e fora do Brasil. 

De acordo com o especialista em marketing para pequenos e médios negócios, e diretor da Expo Supermercados, Fabiano Polese, ao longo do último ano, com o impacto da pandemia nos hábitos de consumo os supermercadistas de vizinhança registraram o aumento de caixa, viram o potencial de expansão e perceberam a necessidade de se profissionalizar. “Foi observado um desempenho melhor entre os comerciantes que estavam mais organizados, que tinham mais informações sobre gestão, sobre as tendências do mercado, e as aplicavam. Os que estavam estruturados, cresceram", afirma. 

Para atender essa necessidade de profissionalização, que tem se tornado urgente com a pandemia, a Expo Supermercados prepara, em parceria com a feira ANUFOOD Brazil 2022 da alemã Koelnmesse, líder mundial na organização de feiras para o setor de alimentos e bebidas, o 1º Congresso Nacional de Supermercados de Vizinhança. O congresso acontecerá durante a 3ª edição da feira, que será realizada entre os dias 12 e 14 de abril de 2022, no São Paulo Expo.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                 LinkedIn                                                                ,                                                                Instagram                                                                e                                                                Facebook    

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade