Rede Bistek mantém e-commerce flexível e eficiente

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Redação SA Varejo - redacao@savarejo.com.br -

Loja virtual utiliza plataforma da Rakuten Digital Commerce

Em busca de um novo canal para atender os clientes, a catarinense Bistek estreou em 2013 sua operação de e-commerce. Hoje, seis anos depois, a venda online ainda representa um diferencial da empresa no mercado e continua em crescimento. “Poucos concorrentes oferecem esse serviço, o que nos permite atingir um público maior”, diz Wagner Ghislandi, diretor de marketing da rede.


Espaço virtual independente

Seis lojas da Bistek atuam com e-commerce. Cada uma trabalha dentro de um espaço administrativo diferente na plataforma da Rakuten Digital Commerce . Essa flexibilidade permite a cada unidade operar com sua própria tabela de preços e condições de pagamento, além de seu próprio elenco de ações. O crédito por essas vendas vai direto para a unidade

Bistek Supermercados em números

  • 49% crescimento nas vendas online em 2018 x 2017
  • R$300 tíquete médio do e-commerce na rede

Produtos saem da loja mais próxima

Quem faz compras online na página do Bistek tem à disposição um sortimento de 10 mil itens, incluindo perecíveis que são enviados em bolsas térmicas, a fim de que cheguem sem nenhuma perda de qualidade. Por uma questão estratégica, a rede decidiu que cada pedido sai da loja mais próxima dentre as seis que estão estruturadas.

Plataforma terceirizada

Desde 2016 a loja virtual utiliza a plataforma da Rakuten Digital Commerce no formato de multilojas, que possibilita trabalhar com preços, estoques e mix de produtos diferentes em cada loja. Caso optasse por desenvolver internamente uma solução, a rede teria custos mais altos. Uma vantagem adicional, segundo a própria Bistek, é contar com o conhecimento acumulado pela Rakuten junto a outros varejistas. “Alguns problemas já foram vivenciados, o que permite a intervenção rápida e eficiente dos consultores da companhia”, explica Ghislandi. Segundo ele, a rede se beneficia ainda das atualizações geradas por qualquer desenvolvimento solicitado por outro cliente. “Todos usufruem das melhorias continuamente”, acrescenta o diretor.

Entrega agendada

Ao contrário de muitas plataformas que trabalham apenas com geolocalização baseada no IP, a solução da Rakuten pede que o consumidor identifique o CEP de entrega para, na sequência, ser direcionado ao sortimento disponível na loja física que atenderá seu pedido. “Escolhemos trabalhar com CEPs por ser a informação mais precisa relacionada ao território nacional”, destaca René Abe, CEO da Rakuten. Além de diversas opções de frete e de retirada em loja física, o público da operação online tem como opção a entrega agendada, funcionalidade que permite escolher data e período do dia em que deseja receber a encomenda.

 

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