Esteja preparado para o maior verão de todos os tempos com a categoria de salgadinhos

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Conteúdo Patrocinado por PepsiCo -

Categoria é beneficiada por uma série de ocasiões sazonais e grande parte delas ocorre a partir das próximas semanas. Execução em loja é fator decisivo

Fotos: Divulgação

Categoria que movimenta quase R$ 15 bilhões por ano, segundo dados do Euromonitor, os salgadinhos apresentam alto giro em todos os meses. No entanto, os períodos sazonais são muitos, trazendo grandes oportunidades para o varejo alavancar ainda mais as vendas e garantindo maior tíquete médio.

Muitos desses períodos ocorrem agora. Já neste mês de novembro, os dias de calor se tornam mais frequentes em todas as partes do país, abrindo a temporada de verão, um momento crucial para a comercialização de salgadinhos.

Líder de mercado e responsável por marcas icônicas como LAY’S®, DORITOS®, RUFFLES® e CHEETOS®, a  PepsiCo  trabalha com a expectativa do melhor verão de todos os tempos para a categoria.

A recomendação é reforçar os estoques principalmente para as marcas de alto giro, pois tradicionalmente a procura por salgadinhos chega a aumentar até quatro vezes durante o verão. Como as viagens de férias e fim de ano se concentrarão em destinos dentro do Brasil, os números tendem a ser ainda melhores nos próximos meses. Além de garantir o abastecimento e ficar atento à reposição do ponto natural, o GC PepsiCo recomenda que os salgadinhos sejam expostos também em pontos extras e áreas de grande fluxo de pessoas dentro da loja, em razão da compra por impulso ter grande relevância na categoria. Lançamentos são também uma poderosa ferramenta para incrementar os resultados da categoria. Além disso tabloides especiais costumam gerar bons resultados.

Black Friday eleva vendas online

É fundamental que o setor varejista se prepare desde já. Antes mesmo do verão chegar oficialmente, o giro dos salgadinhos começa a aumentar exponencialmente. Um dos momentos de impulso acontece no fim de novembro com a Black Friday, data esperada pelos consumidores, que eleva vendas de produtos indulgentes nas lojas físicas e apresenta grande impacto no e-commerce. É o caso de garantir visibilidade para os salgadinhos em suas plataformas de comércio eletrônico, inclusive como sugestão para quem colocou no carrinho virtual produtos como bebidas em geral. Ações específicas como combos, promoções, packs e banners digitais com certeza alavancarão as vendas nesse período. Vale lembrar que a aquisição de alimentos pelo e-commerce entrou na rotina de milhões de brasileiros e chegou a hora de estimular compras por impulso também nos canais online.

Atenção aos fins de semana e jogos importantes de futebol

Os principais campeonatos nacionais de futebol estão na reta final e assistir aos jogos degustando amendoim, batatas e outros salgadinhos é tradição para muitos fãs do esporte mais popular do país – 50% da população acompanha regularmente os jogos no Brasil, enquanto a média em outros lugares do mundo é de 40%. 

Os campeonatos estrangeiros tem ganhado novos fãs no país, como por exemplo a UEFA Champions League, por isso fique atento ao calendário das principais competições internacionais também.

Todos esses momentos pedem uma exposição mais agressiva nas lojas, incentivando a compra por impulso. Outro dado importante compartilhado pela PepsiCo é que aos finais de semana as vendas de salgadinho crescem. Por isso os esforços devem ser redobrados para evitar ruptura.

Importante lembrar que outros campeonatos, além de futebol, têm ganhado relevância no país principalmente com o público jovem, como por exemplo os de vídeo game.

Natal eleva consumo de batata palha

Se a sua loja ainda expõe batata palha no corredor de snacks, a recomendação é que esse segmento esteja posicionado na gôndola de molhos e condimentos como ponto natural. Varejistas que seguiram essa sugestão da área de GC da PepsiCo viram as vendas crescer 41% no giro. A razão? Esse alimento é um acompanhamento das refeições, diferentemente de salgadinhos que é uma categoria de indulgência. Por esse motivo, a comercialização de batatas palha também cresce no Natal (+7%, em média). Além da exposição no corredor certo, no final do ano a dica é fazer cross merchandising com as categorias consumidas na ceia natalina e exposições adicionais pela loja para gerar mais visibilidade e impulsionar as vendas desse segmento.

As oportunidades sazonais são muitas para os salgadinhos, e o GC PepsiCo está pronto para ajudar seu supermercado a melhorar os resultados.   

 

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