Automação do cadastro da Simplus acelera expansão do e-commerce no Brasil

Avaliação:

(10 Avaliações)

Crescimento das vendas online impulsiona transformação digital das indústrias e do varejo supermercadista para atender os consumidores e garantir a melhor experiência de compra

O isolamento social mudou o comportamento de compra dos brasileiros e acelerou a transformação digital do varejo no país que, somente em maio, registrou crescimento de 126,9% no e-commerce, conforme pesquisa realizada pela Compre&Confie. Esse cenário, que vem se desenhando desde o final do primeiro trimestre, exigiu ações rápidas das empresas e aquelas que já contavam com a tecnologia Simplus para automação do cadastro tiveram um diferencial competitivo para ativar novos produtos e atender os consumidores nos canais digitais de vendas, como aplicativos, marketplaces, sites, redes sociais e chats.

"O e-commerce é um canal de vendas que oferece muitas oportunidades e que chegou de vez para ficar. Mas, para obter bons resultados, é fundamental ter a base bem feita, ou seja, imagens corretas e descrições completas para divulgar os produtos e ganhar a confiança do consumidor. Sem isso não potencializamos os investimentos de mídia. Ter o cadastro atualizado e centralizado na Simplus nos ajudou muito nesse processo de expansão de marca no e-commerce", explica Lilian Carelli - Head eCommerce | Pepsico Brasil.

Líder global em alimentos e bebidas, a Pepsico ganhou agilidade ao automatizar a gestão do portfólio na Simplus, porque a empresa assegura a qualidade das informações e imagens ao capturá-las e validá-las a partir de amostras físicas dos produtos. Esse conteúdo fica centralizado em uma única plataforma que reúne dados de mais de 5 mil marcas e que, em abril, teve um crescimento de 300% no pico de acessos e mais de 5 milhões de buscas por imagens.

A busca por essas informações está diretamente relacionada a dois objetivos importantes no contexto atual. O primeiro é a automação do cadastro, que proporciona a ativação ágil de novos produtos no e-commerce, acelerando o processo em até 99%, e, o segundo, é o enriquecimento de informações e imagens das mercadorias, fundamental para facilitar a jornada de compra e transmitir segurança aos consumidores, especialmente para aqueles que estão vivendo sua primeira on-line – segundo pesquisa da Ebit | Nielsen, esse dado chegou a 30% em março.

“A Simplus entrega a agilidade que o e-commerce requer ao garantir a qualidade das informações e imagens que ficam centralizadas em nossa plataforma, que pode ser integrada aos sistemas dos varejos, e-commerce, aplicativos e marketplaces. Uma base pronta e gratuita para ser utilizada por qualquer varejo do país, sem custos adicionais para os fornecedores já participantes”, destaca Wellington Machado – CEO da Simplus.

Dos 70 mil produtos cadastrados na Simplus, as principais categorias são de alimentos, higiene pessoal e limpeza, segmentos que mais cresceram nos últimos meses. Somente em maio, por exemplo, as vendas online de alimentos e bebidas foi 339% maior em relação ao mês anterior e, de materiais de limpeza, 4673% em relação ao mesmo período do ano passado, conforme pesquisa divulgada pela Compre&Confie.

Outro diferencial da Simplus destacado por Machado é a qualidade das imagens e seus diferentes ângulos, que abastecem o e-commerce.

"Quando a marca disponibiliza imagens de qualidade dos produtos, ela mostra que se preocupa com o cliente e ganha credibilidade. Porque assim como ninguém compra um salgadinho com a embalagem rasgada no supermercado, nós percebemos que os consumidores também ficam desanimados ao ver os produtos com embalagens antigas no e-commerce. Como nós temos muitos lançamentos e atualizamos nosso portfólio com frequência, a Simplus se torna uma fonte de informações muito valiosa para mantermos a divulgação correta e atualizada dos nossos produtos nos diferentes canais de vendas", complementa Lilian da Pepsico.

Um estudo realizado por Lauren Freedman, presidente da The E-tailing Group, mostrou que 75% dos usuários consideram imagens de qualidade como um fator decisivo no momento da compra*­. Outra pesquisa divulgada pela Optimizer também apontou que imagens de qualidade aumentam em 9% a conversão das vendas pela internet.

Além do e-commerce, a plataforma Simplus é usada para levar informações para diferentes áreas, entre elas, comercial, logística, fiscal e marketing, que ganham eficiência em suas operações com a automação do cadastro. Foi justamente com esse propósito que a Simplus nasceu e se tornou uma ferramenta estratégica para centenas de empresas e varejos de todo o país.

“A automação do cadastro oferece um dinamismo na ponta nunca antes visto, onde o vendedor deixa de perder tempo preenchendo uma ficha por produto para cada varejo e passa a fazer o download da mesma por meio do sistema. Com isso, ele consegue dedicar mais tempo no planejamento e atendimento ao cliente, visando exercer e maximizar sua principal atividade que é a venda”, fala Henrique Scattone De Luiz, Analista de Gerenciamento por Categoria da 3 Corações.

Sobre a Simplus

A Simplus é a primeira e única empresa nacional de tecnologia especializada em automação do cadastro, que acelera negócios entre mais de 5 mil marcas e 600 varejos de todo o país. Por meio da plataforma, centraliza informações completas e imagens de mais de 70 mil produtos, somando 4 milhões de atributos cadastrados em 1800 categorias acessadas por mais de 20 mil usuários.

 

Contate o Fornecedor

Preencha o formulário abaixo para entrar em contato diretamente com o fornecedor.