5 dicas para fidelizar clientes de uma vez por todas

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Saber como fidelizar os seus clientes pode ser o ponto chave que falta para a sua loja alavancar de vez. Isso acontece porque a concorrência tem aumentado em todos os segmentos.

 Em muitos casos, o dono da loja só percebe que está perdendo clientes para os seus concorrentes quando tem o seu faturamento reduzido. Mas deixar a situação chegar a esse ponto é um grande erro. 

 Marcas que desejam obter sucesso em seu mercado devem dar muita atenção para a fidelização e retenção de clientes. Como já diria Philip Kotler, o professor americano conhecido como o “Pai do Marketing”, é de 5 a 7 vezes mais caro conquistar novos clientes do que trabalhar a fidelização dos que você já tem.

 Para isso, é importante possuir uma base de dados completa e acompanhar de perto como está a retenção, aquisição e perda de clientes. Com esse conhecimento é possível traçar uma estratégia de relacionamento eficiente com o seu consumidor, e torná-lo fiel. 

Se você tem dúvidas de como iniciar sua estratégia confira algumas sugestões para você aplicar e fidelizar de vez o seu público:

 1 – Conheça os clientes

Os clientes são o maior ativo da sua marca, nunca se esqueça disso. Assim sendo, eles devem ser o foco principal da sua empresa e as suas ações devem ser concentradas no valor que irão gerar para o consumidor. 

 Conhecer o seu cliente vai muito além de simplesmente saber quem ele é. Você deve:

  • Identificar os interesses de compra, 
  • Conhecer os hábitos de consumo;
  • Saber o momento ideal para oferecer uma oferta, produto ou campanha segmentada.

 Esse conhecimento é altamente relevante para que você defina um bom plano de relacionamento com os seus consumidores.

 O seu negócio deve ser visto pelos clientes como uma solução para a sua necessidade e, se você for capaz de entregar o que ele espera quando precisa, as chances de que ele se torne fiel à sua loja aumentam consideravelmente.

 2 – Mantenha seu comprador por perto

Manter o contato com o cliente é fundamental no processo de fidelização e contribui para que ele não se esqueça de você. Ações simples, como lembrar a data do seu aniversário, por exemplo, são de grande valor.

 Você já sabe quem ele é, seus hábitos e preferências, ótimo. Porém, apenas ter esses dados não garante que ele se torne fiel ao seu negócio. É preciso realizar algumas ações a partir da análise desses indicadores.

 Você não pode transformar o seu comprador em apenas um “caça-ofertas”. Ou seja, aquele cliente que só compra produtos na sua loja quando eles estão em promoção. 

 Para evitar essa situação, a sua comunicação com ele deve ser contínua, natural e saudável. Sem excessos, mas sem deixá-lo de lado. Afinal, se você esperar intervalos muito longos para contatá-lo, a probabilidade de ele se tornar um “caça ofertas” é muito maior. 

 A frequência ideal de contato quem decide é você, sempre de acordo com a frequência de compras que ele costuma fazer no seu mercado. O ideal é que você nunca deixe ele ficar muito tempo sem ir até a sua loja.

 Quando observar que faz um tempo que ele não consome seus produtos, talvez seja o momento de ligar o alerta. Atualmente, existem diversas tecnologias que podem te auxiliar a acompanhar essa situação. O uso de um software de gestão do comportamento de clientes pode ser uma boa alternativa para te ajudar a fidelizá-los.

 A construção desse relacionamento ao longo do tempo é que fará com que esse consumidor se torne fiel a você.

 3 – Aposte na inovação

Não adianta lutar contra: as inovações são cada vez mais presentes e necessárias no varejo. Um software de gestão do comportamento de clientes, como falamos anteriormente, é apenas um dos exemplos.

 As novidades nessa área têm surgido em velocidade acelerada e as lojas que aplicarem essas soluções antes terão vantagem diante de seus concorrentes.

 Para começar a inovar na sua loja e reter ainda mais clientes, é importante que você pense na experiência do seu consumidor. E é justamente nesse ponto que novas estratégias e ferramentas podem fazer toda a diferença.

 Você pode investir em vendas via WhatsApp, televendas, e-commerce próprio ou em colocar os seus produtos em um marketplace. Lembre-se que essas soluções não são excludentes, mas sim complementares. Ou seja: é possível e, inclusive, recomendado, que a sua marca ofereça mais de uma dessas soluções.

 É bom que o seu cliente consiga ter acesso a algumas funções básicas como a consulta de ofertas da sua loja, por exemplo, sem precisar sair de casa. Isso já contribui para que a sua relação com ele seja mais próxima e simples, já que ele terá suas ofertas sempre ao alcance das mãos.

 Apostando nessas tecnologias, você traz mais facilidade para o consumidor e isso tende a se traduzir em um melhor relacionamento entre vocês. Consequentemente você poderá fidelizar esse cliente para que ele compre com frequência da sua loja.

 4 – Aborde corretamente os clientes

No tópico anterior falamos sobre inovação e novidades que você pode trazer para o seu supermercado. Isso tudo sem dúvidas pode fazer a diferença na sua loja, mas vale lembrar que todos os pontos são importantes.

 É comum que algumas marcas foquem na inovação, mas esqueçam das tarefas básicas e essenciais, como é o atendimento. E aqui, falamos tanto do atendimento presencial quanto do online.

 Oferecer uma boa abordagem é um princípio que precisa fazer parte de todas as empresas. Esse é o primeiro fator capaz de reter e fidelizar um cliente.

 Devido a isso, é fundamental que você ofereça toda a estrutura e treinamento necessário para os seus colaboradores. Essa gestão interna da sua equipe certamente pode fazer toda a diferença na relação entre o cliente e a sua empresa. Afinal, os seus funcionários são os representantes diretos da sua marca diariamente.

 5 – Invista em ações de relacionamento

 Criar ofertas segmentadas para os clientes é uma ideia muito efetiva e que traz bons resultados para o negócio. Mas uma relação mais pessoal com os seus consumidores vai além dos descontos - e também pode te ajudar a fidelizar clientes.

 Neste cenário, uma dica é aproveitar as datas comemorativas de cada mês para não deixar as oportunidades passarem. Ações com “temas” podem parecer simples, mas são muito importantes para aproximar a sua marca do cliente e fazem com que ele perceba valor na sua empresa.

 Se você não sabe por onde começar, baixe agora mesmo o nosso  calendário promocional  e veja quais são as principais datas comemorativas e oportunidades de cada mês para o varejo.

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Sobre a Mercafacil 

 Mercafacil é a solução líder em Gestão de Clientes para supermercados no Brasil. Com tecnologia, é um CBM (Consumer Behavior Management) que une Big Data, CRM e Analytics para oferecer informações estratégicas sobre quem compra na loja e acabar com a perda e a rotatividade de clientes. Uma solução completa para varejistas que desejam aumentar o faturamento, ter dados sobre os clientes e tornar as ações mais assertivas.

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