Distribuição multicanal: o mix de produtos certo, na quantidade ideal e no local adequado

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WCA -

Quando se falava de distribuição e venda de produtos antes da pandemia, levava-se em conta fatores como facilidade de venda e rentabilidade, mas a Covid-19 chegou, o consumidor passou a comprar em outros canais que não fossem os presenciais e muitos varejistas se viram obrigados a entrar de vez no e-commerce e no varejo multicanal.

Com este cenário, a ruptura que já existia, pode ser um problema ainda maior, caso não haja planejamento adequado na distribuição de cada SKU.

E o que isso quer dizer? Quer dizer que o consumidor não pode, em hipótese alguma, chegar ao pdv e não encontrar o produto de uma determinada marca, pois por conta da pandemia, será ainda mais rápida a troca por outra. Por isso, vendedor tem que ser consultor e considerar que hoje as opções do consumidor são inúmeras.

Mix ideal de produtos

A WCA Inteligência Comercial sempre trabalhou intensamente para evitar essas quebras, e por isso, incluiu em sua solução de desdobramento e crítica de metas de vendas, o cálculo de mix ideal de produtos suportado por tecnologia inteligente.

Dessa forma, conseguimos contextualizar o perfil de consumo de determinada região analisando o histórico de vendas por tipologia do varejo e mapear o mix ideal de produtos, garantindo um abastecimento direcionado que faz com que se eleve o Market Share, zere a ruptura e ainda transforme o vendedor em um consultor de vendas.

Produtos escassos

Quando falamos de produtos com menor oferta, a distribuição precisa ser ainda mais inteligente, principalmente, se considerarmos que hoje eles podem ser vendidos em diversos tipos de canais.

Neste caso, a distribuição não deve levar em conta apenas a quantidade ideal, mas o local ideal, que é aquele de maior lucratividade. O desafio é garantir o abastecimento geral mas priorizar aqueles pontos de vendas que te trazem uma margem de lucro mais alta, ou seja: distribuímos volume para todos, mas os pontos de vendas com margem mais alta serão abastecidos com a quantidade maior dos produtos escassos.

Quer entender mais sobre mix ideal de produtos, distribuição de produtos escassos e metas de vendas realistas para o “novo normal”? Agende uma apresentação do SalesTech Intelligence e conheça o case da BRF e da Heineken. Preencha o formulário logo abaixo

 

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