Como a inteligência artificial influencia a gestão inteligente no setor supermercadista

Avaliação:

(0 Avaliações)

A inteligência artificial está presente em diversos segmentos, tanto para os setores de serviços quanto de produtos. E, no setor de varejo alimentar não é diferente. A IA é a base para uma gestão inteligente no setor supermercadista, vamos mostrar o porquê.

O relatório de 2020, da KPMG , sobre tendências globais para o varejo, afirma que o uso de IA é uma tendência. Afinal, o uso dessa tecnologia é fundamental para automatizar os processos, oferecendo um serviço mais eficiente tanto para o negócio quanto para os consumidores.

Ainda focando em dados, estima-se que em 2022 o uso de inteligência artificial no setor varejista ultrapasse os 7 bilhões de dólares , e, por consequência, ela se torne mais acessível.

Ficou interessado em saber como esta tecnologia está aliada a gestão inteligente no setor supermercadista? Então leia este artigo até o final, vamos contar para você!

Como a inteligência artificial atua na automatização de processos?

No setor varejista a inteligência artificial é utilizada de diversas formas, as mais conhecidas são voltadas para o atendimento ao consumidor.

Entretanto, este tipo de tecnologia pode e deve ser utilizada para fins operacionais, a partir da automação de processos internos.

Imagine uma solução para a gestão completa do seu negócio? Isso é possível graças ao uso de IA e, atualmente, é algo que se tornou essencial para uma gestão eficiente do varejo alimentar.

Sabemos que há a necessidade de focar em um processo de transformação, somente o uso de tecnologia pode apoiar os processos operacionais quando se fala em planejamento, estoque e tudo que envolve um bom gerenciamento do varejo alimentar.

Ainda têm dúvidas sobre o uso de inteligência artificial neste segmento e gostaria de saber se de fato é vantajoso? Ora, vamos novamente para as pesquisas.

O uso de tecnologias desenvolvidas por IA, pode poupar em torno de 300 bilhões de dólares. Este dado é retirado do estudo desenvolvido em 2018, pela Capgemini .

Com o uso da inteligência artificial, a análise de dados, por exemplo, se torna muito mais ágil. Isso se deve a quantidade elevada de informações que podem ser analisadas, o que resulta em prognósticos direcionados para a otimização da gestão.

O que seria das empresas varejistas, com um alto volume de dados, sem uma tecnologia que automatizasse processos a partir de ferramentas de inteligência artificial e de dados?

Como funciona uma gestão inteligente no setor supermercadista?

De um modo geral, a gestão inteligente consiste em uma estratégia que prepara o seu negócio para as adversidades e transformações que ocorrem diariamente e podem impactar todo o seu trabalho.

Um exemplo muito atual é a pandemia da Covid-19, que nos obrigou a passar por mudanças drásticas e nos adaptar ao cenário. Especialmente o setor varejista alimentício, no qual sofreu com as medidas restritivas no combate ao vírus.

É justamente neste ponto que a gestão inteligente entra em ação. Ter o apoio da tecnologia para simplificar processos por meio da automatização se tornou requisito básico para tomadas de decisões precisas e para o aumento de produtividade e lucratividade.

Nesse sentido, a gestão inteligente para o setor supermercadista está intimamente associada à transformação digital, que influencia em situações como:

  • Estoque;
  • Precificação;
  • Abastecimento;
  • Gestão de perdas;
  • Planejamento.

Outro fator importante de uma gestão inteligente é o treinamento de equipes voltado para a introdução de novas tecnologias no setor. Entretanto, é trabalhado de forma integrada com o RH.

Estes são apenas alguns pontos relevantes para o varejo alimentício em que uma solução voltada para gestão inteligente pode atuar.

Conheça o Shelf, a solução inteligente para o varejo alimentar

E, pensando nisso tudo como uma solução eficaz para o setor supermercadista, surge a retail tech Unexx com uma proposta inovadora para esta área: o Shelf.

Primeiramente, para contextualizar melhor, a Unexx foi criada a partir da união da Unitrier com a Nexxera, empresas que têm grande know-how no segmento de varejo alimentício.

A partir de uma análise profunda de mercado, notou-se o que mais as empresas do setor varejista alimentício precisavam. Foi neste momento que o Shelf foi criado.

Shelf, a solução inteligente para a sua prateleira

O Shelf pode ser definido como um produto inovador que utiliza a inteligência artificial para otimizar a gestão inteligente supermercadista.

Afinal, estamos em uma era em que as entregas precisam ser ágeis e certeiras. E isso é possível somente com o apoio da automação de processos.

Alguns fatores como precificação sem consideração da performance de vendas e lucratividade, ineficiência da gestão de categorias e excesso de estoque com baixo giro são o que levaram a criação dessa solução.

De fato, uma gestão inteligente é um processo-chave para empresas do varejo alimentar, independentemente do seu porte. Por isso, vamos às vantagens do Shelf para a sua prateleira:

  • Abastecimento — gestão eficiente do estoque a partir do equilíbrio e redução de excessos e rupturas;
  • Gestão de metas e indicadores —  melhorias de metas e indicadores a partir de uma gestão eficiente;
  • Precificação inteligente — melhorias visando a otimização do lucro e recuperação de imagem;
  • Prevenção de perdas — gestão a partir da otimização das perdas ID, NID  e processuais.

Definitivamente, o Shelf é a solução para a gestão inteligente supermercadista mais completa do mercado. Com ferramentas de inteligência artificial você pode aumentar significativamente a produtividade, o lucro e a competitividade do seu negócio.

Entre em contato conosco e conheça melhor este produto que revolucionará sua gestão!

Comentários

Comentar com:

Contate o Fornecedor

Preencha o formulário abaixo para entrar em contato diretamente com o fornecedor.