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(0 Avaliações)Mercafácil - 15/07/2020
Não há dúvidas de que o mundo será diferente após a passagem da pandemia. Mas, enquanto ela não passa, é importante conhecer, se adaptar, suprir e entender quais são as principais tendências de consumo durante e pós-Covid-19.
Dessa forma, o que vale ter SEMPRE em mente é: o consumidor não parou de fazer compras, mas os seus hábitos e a forma a qual ele faz as suas compras mudou. E ainda está mudando.
Neste cenário, a tecnologia e as compras feitas de forma online ganharam cada vez mais força. E, dentre as tendências de consumo durante e pós-Covid-19, elas recebem grande destaque, pois deverão continuar crescendo.
Conhecendo as principais tendências de consumo durante e pós-Covid-19
Segundo uma pesquisa da Opinion Box divulgada na segunda quinzena de junho, os consumidores estão mais do que dispostos a continuar comprando online: 62% dos entrevistados afirmam que passariam a comprar ou continuariam comprando de forma remota se encontrarem bons preços e promoções.
Porém, para que isso aconteça, existem algumas soluções importantes que as empresas devem oferecer ao público, já que 56% dos entrevistados valorizam o frete mais barato ou grátis e 49% exigem rapidez na entrega para continuar comprando.
Ademais, estas são apenas algumas das novas tendências de consumo durante e pós-Covid-19 que você, varejista, deve estar atento. Mas, além delas, também é importante ficar conhecer demais necessidades, desejos e comportamentos do seu cliente. Então, será possível desenvolver ações que vão de encontro à essas tendências.
Assim, separamos algumas das principais tendências de consumo durante e pós-Covid-19. Dessa forma, você já poderá começar a adaptar o seu negócio para o momento em que estamos vivemos e, ainda, aumentar a fidelização e a satisfação dos seus clientes para o momento pós pandemia. Confira!
3 tendências de consumo para conhecer trazer para o seu negócio
Pois bem: o que está em alta e o que deve continuar em alta no que diz respeito às tendências de consumo durante e pós-Covid-19? Confira as nossas expectativas:
1. Bons preços e promoções
Anteriormente, já citamos a pesquisa da Opinion Box que destaca que 62% dos entrevistados passariam a comprar ou continuariam comprando online caso encontrassem bons preços e promoções. Então, seria impossível não citar essa como uma das grandes tendências de consumo durante e pós-Covid-19.
Aqui já aproveitamos para incluir, também, o valor do frete e da entrega dos produtos. Afinal, essa quantia também faz parte do preço que o cliente pagará pelo produto. Quando são muitos altas, essas somas acabam afastando o cliente da compra. Por isso é importante pensar em como deixá-las com preços não muito altos.
Também, é fundamental entender o que são BONS preços e promoções, afinal: de nada adianta oferecer bons preços em produtos que não são de interesse do seu público, certo? Por isso é tão importante garantir descontos e promoções em itens de valor para os seus clientes.
Então… Como fazer isso? Conhecendo os seus consumidores, fazendo uma boa gestão de clientes e, a partir disso, desenvolvendo ações e campanhas segmentadas , que atinjam a parcela correta do público.
2. Praticidade em todos os aspectos
Praticidade é a característica daquilo que é prático. Ou seja, daquilo que é fácil e não demanda muito esforço.
As pessoas estão cada vez mais em busca de praticidade na sua rotina e, dentre as tendências de consumo durante e pós-Covid-19, a praticidade merece destaque. Assim, o que evidencia que a sua empresa preza pela praticidade? São as ações como:
- Garantir uma entrega rápida e sem complicações;
- Oferecer um atendimento eficaz, fácil e rápido, por diversos canais;
- Providenciar toda a segurança que o cliente precisa, seja na hora de fechar a compra ou na hora do transporte dos produtos;
- Disponibilizar diversas formas de pagamento.
Valorizando a praticidade, você deixa a vida do seu consumidor mais leve. Lembre-se que o preço dos itens varia com o tempo, mas a experiência que você causa no seu cliente permanece na lembrança dele. Por isso, oferecer uma experiência boa e prática e tão fundamental.
Mesmo que o seu supermercado ofereça um produto com um valor mais baixo, se o consumidor não teve uma boa experiência prévia com a sua marca – seja online ou nas lojas físicas – a probabilidade de ele voltar a comprar contigo é menor.
Antes vivíamos na época da “guerra de preços”, hoje vivemos na época da “guerra de experiências”. Dessa forma, valorize isso e faça o que estiver ao seu alcance para oferecer boas experiências ao seu freguês. Ou seja: experiências práticas, seguras e fáceis por todos os canais.
3. Personalização
Pois bem, chegamos ao último item, que prega a personalização como uma das grandes tendências de consumo durante e pós-Covid-19. Então, o que isso significa?
Que é muito importante o seu negócio oferecer para o cliente aquilo que ele quer, na hora que ele quer. Mas como? Conhecendo-o muito bem e desenvolvendo ações assertivas, segmentadas e eficientes.
Neste cenário, investir em uma plataforma completa e integrada de Gestão do Comportamento de Clientes (CBM) pode ser a melhor solução para a sua marca. Com ela, você tem todos os dados dos seus consumidores em um só lugar.
Assim, poderá compreender de maneira mais profunda quem é o seu público, o que ele quer e em qual momento ele quer aquele produto. Dessa forma, sua marca tem um norte mais visível e maior capacidade para para desenvolver ações relevantes, que reflitam em uma alta taxa de conversão e fidelização.
A personalização também é uma tática essencial na hora de trazer de volta os clientes que estão inativos . Ou seja, aqueles que estão há mais de 30 dias sem comprar na sua loja. Como? Utilizando os dados da plataforma integrada, entendendo o que fez com que essa parcela do público parasse de comprar no seu negócio e reaproximando o contato com eles, fazendo eles entenderem que são importantes para a sua marca.
Aproveite o momento da melhor maneira possível
A época pela qual estamos passando é nova e, com certeza, traz dificuldades até então impensadas. Ainda assim, você pode aprender muito com ela, se adaptar e trazer resultados positivos para o seu negócio.
Acreditamos que essas três grandes tendências de consumo durante e pós-Covid-19 vieram para ficar e que, se você quer aumentar as suas vendas, seguir essas nossas sugestões é um bom caminho.
E então, gostou de saber um pouco mais sobre as tendências de consumo durante e pós-Covid-19? Ainda assim… Não sabe por onde começar a aplicar as nossas dicas? Aproveite e agende agora mesmo uma consultoria gratuita com os nossos especialistas e conheça mais sobre as soluções que a Mercafacil tem para você.
SERVIÇO
Sobre a Mercafacil
Mercafacil é a solução líder em Gestão de Clientes para supermercados no Brasil. Com tecnologia, é um CBM (Consumer Behavior Management) que une Big Data, CRM e Analytics para oferecer informações estratégicas sobre quem compra na loja e acabar com a perda e a rotatividade de clientes. Uma solução completa para varejistas que desejam aumentar o faturamento, ter dados sobre os clientes e tornar as ações mais assertivas.
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