Quais os desafios de criar um supermercado online?

Avaliação:

(1 Avaliação)

Mercadapp -

O que antes era uma tendência no varejo, hoje o supermercado online é uma realidade no mercado brasileiro. Cada vez mais os brasileiros querem comodidade de fazer suas compras sem precisar ir até a loja. E com isso, os donos dos supermercados enfrentam algumas dificuldades em ter sua loja online com eficiência. Entende quais são os principais desafios e como você pode preparar seu supermercado para superá-los.

  • Sincronia dos processos

O primeiro desafio é a execução com eficiência de uma série de novos processos. Assim, para que a operação do e-commerce seja bem sucedida, são necessários vários processos, em um curto espaço de tempo e sem erros operacionais como: recebimento do pedido, separação dos produtos, transporte do pedido até o cliente, entre outros.

Caso algum desses processos falhe, o tempo de entrega será maior e a satisfação do cliente estará comprometida. Retomá-la será um grande desafio, e também terá um custo. Por isso, é fundamental a utilização de ferramentas e treinamento constante da equipe e, claro, o acompanhamento dos processos.

Um dos passos mais importantes é a escolha da plataforma de e-commerce. A integração entre o ERP e a plataforma de e-commerce é um ponto crucial. É essencial que ocorra a transmissão dos dados em tempo real. Dessa forma, você terá a assertividade das informações do processo de venda. Só assim será possível operacionalizar a venda pela internet, de forma eficiente e eficaz.

  • Qualidade dos produtos

 

O próximo desafio é conseguir entregar os produtos que agradam cada cliente. Como a venda pela internet exclui a possibilidade do cliente escolher exatamente o produto que será comprado, essa responsabilidade fica por conta da loja.

Em alguns departamentos esse desafio é menor. As mercadorias embaladas industrialmente, por exemplo, não passam por esse controle da qualidade. Basicamente, o supermercadista só precisa garantir que elas cheguem aos consumidores sem defeitos nas embalagens e dentro do prazo de validade.

Porém, as mercadorias de setores como hortifruti, açougue, padaria e frios dependem de processos padronizados de controle de qualidade para o envio aos clientes do e-commerce.

A qualidade é o conjunto de características que um alimento deve apresentar e os supermercados devem estar disponibilizando em seus aplicativos opção na qual os clientes possam descrever como desejam que esses produtos cheguem em suas casas. E claro, ter um processo de o básico ser oferecido, como nada de produtos amassados, estragados. Fazendo assim, que a necessidade do cliente seja atendida. Isto é, ele deve receber o produto com a mesma qualidade que escolheria, caso estivesse realizando a compra na loja física.

  • Controle de estoque

Outro grande problema do supermercadista é manter o controle do estoque correto e atualizado. Para que as vendas no supermercado online sejam realizadas, o estoque físico precisa estar alinhado com o estoque virtual (do seu software de gestão), ou seja, o controle de estoque deve estar correto.

Afinal, o que adianta o consumidor encontrar seu supermercado virtual, realizar todo o processo de compra de um produto, efetuar o pagamento e na hora do processamento interno sua equipe descobrir que o produto está em falta? Para manter o controle de estoque correto e atualizado é essencial que você conte com um sistema de gestão adequado para supermercados, processos bem definidos e equipe da loja bem treinada.

  • Preparação da loja e da equipe

Sua equipe precisa estar preparada para atender o cliente nesse novo formato de venda. A montagem de um supermercado online faz com que apareçam novas demandas de clientes e a equipe deve ser treinada para lidar com isso. Sua equipe também vai precisar de preparo para operar as novas ferramentas e realizar as novas atividades exigidas.

Da separação dos produtos, até a entrega para os clientes , todas as etapas devem ser esclarecidas. Os responsáveis por esses processos precisarão de treinamento para efetuar com qualidade esses procedimentos.

Implementar a cultura de venda digital é um dos fatores de sucesso para essa nova operação. Fazer com que todos os funcionários entendam o novo formato, as exigências do cliente digital e as diferenças entre o modelo físico e digital, faz uma grande diferença no resultado.

  • Expectativa do cliente

Lidar com a expectativa do consumidor é o maior desafio, pois sem o cliente não tem e-commerce. Assim, você precisa conquistar a satisfação do cliente e, no caso da venda online, essa tarefa não é simples, por diversas razões.

O principal ponto é a questão da qualidade na sua satisfação com base na sua expectativa é outro fator dificultador. Outra questão é sobre processo de compra simples, que ao selecionar um produto, do ponto de vista do cliente, é como se ele estivesse na loja. Ou seja, depois de enviar o pedido, avisá-lo que o produto está indisponível é frustrante. E sabemos que essas questões ocorrem com uma certa frequência.

Como foi comentado anteriormente, a compra online envolve uma série de processos. E é na realização correta desses processos que o cliente se fideliza a marca, gerando além de clientes fiéis, vendas fixas, criando confiança e credibilidade a marca. A consequência disso, é a força que o seu negócio ganha, ficando mais conhecido e gerando cada vez mais vendas online.

Já pensou em ter uma solução de vendas online capaz de te fornecer um aplicativo personalizado sem precisar enfrentar os problemas que acabamos de citar? Conheça a Mercadapp , uma empresa especialista no ramo de varejo, na qual a mais de 4 anos desenvolve aplicativos para supermercados para todo o Brasil, atendendo mais de 140 cidades em 20 estados.

Veja mais sobre: Mercadapp

Comentários

Comentar com:

Contate o Fornecedor

Preencha o formulário abaixo para entrar em contato diretamente com o fornecedor.

Publicidade

ENQUETE


Resultado parcial

Qual o seu maior desafio para fazer vendas online no seu supermercado?

  • Conseguir fazer as entregas de maneira eficiente 50% 2 votos
  • Adesão dos clientes com as vendas online 25% 1 votos
  • Gerenciar o estoque da loja 25% 1 votos
  • Integrar as vendas online com o sistema de gestão 0% 0 votos

LANÇAMENTOS

Ver todas
Publicidade