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(1 Avaliação)Mercadapp - 14/07/2020
Compramos quase tudo pela internet: livros, roupas, eletrodomésticos, e o que mais você conseguir pensar. Os consumidores estão se habituando cada vez mais ao varejo de alimentos por comodidade e/ou necessidade e os varejistas estão se adaptando aos desafios de administrar um e-commerce para supermercados.
Durante a quarentena, a alternativa de comprar supermercado à distância ganhou força. E quem se deu bem foram os varejistas que já estavam preparados ou já vendiam online. Mas a verdade é que a compra online em supermercados nada tem a ver com a crise do Covid-19.
Há pelo menos três anos, algumas marcas têm potencializado suas operações online, ganhando muitos adeptos que buscam, acima de tudo, comodidade. Afinal, existem centenas de pessoas que preferem receber o que precisa no conforto de casa, sem perder tempo indo ao supermercado. Continue neste artigo e descubra por que você deve implementar a venda online no seu supermercado o quanto antes!
Varejo em relação ao e-commerce
O e-commerce que era apenas uma aposta se consolidou como um dos principais pontos de crescimento. Para os supermercados não tem sido diferente, os benefícios e os resultados gerados pelo e-commerce já deixam claro a necessidade de mercado que os lojistas precisam responder o quanto antes.
“Qualquer estratégia de bens de consumo de alto giro que não leve em conta o e-commerce está perdendo grande parte da história de crescimento” - Prashant Singh
Em um futuro muito próximo, estar presente na internet não será mais uma opção e sim uma obrigatoriedade se o foco for acompanhar o comportamento e as exigências do seu público. O seu diferencial deverá ser construído pensando em como criar formas de conquistar a confiança do cliente fora do ambiente físico transpondo para o digital. Além dos grandes nomes como Pão de Açúcar. Extra, Carrefour e outros estabelecimentos de menor proporção já estão colhendo os frutos que a internet tem a oferecer.
Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm)
Desde o início da pandemia mais de 135 mil lojas aderiram às vendas pelo comércio eletrônico para continuar vendendo e mantendo-se no mercado. A média mensal antes da pandemia era de 10 mil lojas por mês.
A instituição diz que os setores mais aquecidos na abertura de estabelecimentos virtuais são os de moda, alimentos e serviços. “É importante ressaltar que essas 135 mil são lojas ativas e que realmente têm produtos/serviços para oferecer. Ou seja, um número gigante de lojas realmente ativas e vendendo”, diz o presidente da ABComm, Maurício Salvador.
As vantagens que a internet oferece para o varejo são concretas. Basta estar aberto para entender como esse modelo de negócio pode ser incorporado às operações e estar alinhado com as necessidades do público-alvo.
O mercado está evoluindo. Você está preparado?
Entenda as principais vantagens do e-commerce para o seu supermercado:
1. Expanda o raio de alcance da sua loja física
Estudos mostram que o zona de influência de um supermercado é de 1 a 3 km, variando conforme seu tamanho. Entretanto com a utilização de uma plataforma de e-commerce, com uma única loja, você consegue expandir esse alcance, conseguindo cobrir grandes capitais ou mais de uma cidade, é claro que equipes de entrega própria ou terceirizadas e um bom marketing serão importantes para o sucesso nesse processo.
2. Fidelizar mais clientes
Como o seu supermercado se comunica com seus clientes? E como seus clientes podem se comunicar com você? Pode parecer trivial mas para muitos essas são perguntas difíceis de serem respondidas.
Com o e-commerce você consegue obter informações valiosas dos seus clientes de forma muito mais prática, e com isso, acelerar sua taxa de melhoria, respondendo mais rapidamente a todas as demandas e aprimorando seu processo de vendas. Com as informações e a tecnologia certa você consegue personalizar mensagens e promoções para satisfazer ainda mais seus clientes e estabelecer um forte canal de comunicação.
3. Experiência Omnichannel
Sem sombra de dúvida Omnichannel é a palavra da vez e isso se deve ao aumento crescente da exigência dos clientes. A geração Y e Z, os nativos da internet, em alguns anos serão os donos da vez, terão juntos o maior poder de compra.
Por isso, torna-se ainda mais importante oferecer possibilidades, seja diferentes canais de vendas (lojas físicas, aplicativo, site, telefone, whatsapp), opções de entrega, de pagamento e buscar entender como esses canais se conversam e se complementam.
A Mercadapp e o atual cenário de vendas online:
Segundo Thiago Sena, gerente de Vendas e Marketing da Mercadapp, empresa que desenvolve solução de vendas online para os supermercados, muitos dos clientes da empresa - seja pequenas ou médias redes de supermercados ou mesmo supermercados de bairro - já alcançaram um percentual em torno de 3% de presença das vendas online em seu faturamento e caminhavam com uma projeção para chegar aos 7% até o final desde ano.
“Verificamos um crescimento nestes percentuais e também no faturamento como um todo. Hoje temos supermercados que registraram um aumento de até 25% em seu faturamento por meio da nossa solução e conquistaram mais clientes, que nunca tinham sequer ido na loja física, e, com isso conseguiram chegar a números de até 2 milhões de reais em vendas online por mês”, diz Sena.
“Nós, da Mercadapp, percebemos que as vendas online continuam crescente e a nossa missão é fazer com que ela fosse mais diluída e que os supermercados fossem adaptando as suas rotinas de e-commerce para conseguir entregar, mantendo a pontualidade e a qualidade em todos os pedidos. Estamos evoluindo na qualidade dos nossos serviços e na tecnologia para acompanhar o aumento nas compras on-line, e para que as lojas e os lojistas como um todo consigam reter todo esse volume de crescimento também após a pandemia seguindo as previsões de mercado”, reforça Thiago.
Quer conhecer mais da Mercadapp? Então acesse o site da Mercadapp e fique por dentro de todos os benefícios que essa solução de e-commerce pode trazer para o seu supermercado.