Case Super Telêmaco: a experiência do mercado de bairro em qualquer lugar da cidade

Avaliação:

(1 Avaliação)

Mercadapp -

O ano era 1999. No coração do bairro portão, em Curitiba, abria um novo mercadinho de bairro, que naquela época se chamava Supermercados Telêmaco Borba. O diretor e criador da empresa, Carlos Alberto Gomes, é filho de supermercadistas e cresceu dentro de um supermercado. Naquela época, ao iniciar a operação do Telêmaco, era claro que valia a pena investir na experiência das pessoas.

Por isso, Carlos criou o Telêmaco com foco na freguesia de bairro, no mix diversificado de produtos e em novos serviços para atender os moradores de Curitiba. No passar dos anos, a empresa cresceu, se tornou Super Telêmaco, abriu uma nova sede e conquistou clientes que continuam comprando após anos.

O novo normal, uma nova forma de vender

No entanto, em 2020, os gestores encontraram-se na mesma situação de muitos supermercadistas por todo o Brasil: a necessidade do isolamento social e a impossibilidade de receber os clientes no supermercado, sendo a compra presencial a maior fonte de renda para o Telêmaco.

De acordo com o planejamento da empresa, o e-commerce não viria tão cedo, mas a necessidade falou mais alto. Foi então que o supermercado conheceu o trabalho da Mercadapp e, junto com a gente, iniciou o processo de implementar sua solução própria de venda online, começando pela loja do portão.

O início foi conturbado, como afirmou Milena, analista de e-commerce do Super Telêmaco:

“Pra gente foi tudo muito novo, a gente não imaginava, nossa meta para o primeiro mês era baixa [...] Conseguimos dobrar no primeiro mês a meta de vendas”

Conseguir dobrar a meta de vendas é surpreendente e parece só ter o lado positivo, mas isso também exigiu adaptações da empresa para a nova demanda e à nova realidade de compra.

No início, eles pensavam que iriam precisar apenas de 2 pessoas dedicadas ao e-commerce. Mas a operação cresceu tanto, junto com o faturamento, que hoje o supermercado conta com uma equipe de 11 pessoas focadas na venda online. Além disso, a empresa conta com dois caixas exclusivos para o aplicativo e investiu em celulares para facilitar o processo de separação.

A mudança foi um impacto não só para o Super Telêmaco, mas também para toda a cidade que passou a poder comprar do supermercado.

“O aplicativo aqui em Curitiba é novo, poucos supermercados têm [...] percebemos que a aceitação foi boa. A venda da loja aumentou por conta do aplicativo”

Além disso, a tecnologia proporcionou para o Telêmaco o atendimento fora da sua área inicial, conseguindo levar a experiência do bairro para toda a cidade! Apesar de ser um mercado de bairro, hoje é possível atender toda a região de Curitiba por meio do e-commerce.

O segredo do Super Telêmaco para vender online

Em primeiro lugar, o supermercado sempre teve seu foco na experiência do cliente, adotando a política de proximidade e atendimento personalizado. Essa prática, que está na empresa desde sua criação, é refletida no trabalho dos funcionários e na praticidade da compra online.

“Nós temos dentro do aplicativo alguns elogios. Clientes que realmente gostaram, elogiaram entregadores, alguns elogiam até os separadores”

Outro ponto importante é a divulgação feita pela empresa. O supermercado já tinha a prática de interagir com os clientes nas redes sociais, divulgar suas ofertas e seus produtos. A diferença é que agora eles fazem isso também com foco no aplicativo e conseguem até ter um relacionamento mais próximo do clientes, com notificações personalizadas e análise dos hábitos de compra.

“15% do faturamento é só do aplicativo. Aumentamos a meta, percebemos que somos capaz de vender mais”

Atualmente, o Super Telêmaco tem um desempenho muito bom nas vendas online, mas eles não querem parar por aí! O foco agora é melhorar ainda mais a operação e conseguir expandir a atuação do aplicativo para cada vez mais clientes.

“Realmente a gente não se vê deixando o aplicativo, pelo contrário, imaginamos ele crescendo ainda mais”

Essa é a história de como um supermercado de sucesso, que conquistou o coração dos clientes do bairro, hoje consegue encantar clientes em toda a cidade de Curitiba.

Quer tornar seu supermercado um case de sucesso? Fale com nossos consultores e descubra como a Mercadapp pode alavancar suas vendas!

Comentários

Comentar com:

Contate o Fornecedor

Preencha o formulário abaixo para entrar em contato diretamente com o fornecedor.

Publicidade

ENQUETE


Resultado parcial

Qual o seu maior desafio para fazer vendas online no seu supermercado?

  • Conseguir fazer as entregas de maneira eficiente 50% 2 votos
  • Adesão dos clientes com as vendas online 25% 1 votos
  • Gerenciar o estoque da loja 25% 1 votos
  • Integrar as vendas online com o sistema de gestão 0% 0 votos

LANÇAMENTOS

Ver todas
Publicidade