Experiência phygital: saiba como ela pode transformar o seu varejo

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Manter o digital e o real conectados é uma necessidade cada vez mais presente no mundo dos negócios. Afinal, o consumidor quer ter a sensação de ter um contato próximo e satisfatório com a empresa em todos os canais. A partir disso, surgiu a experiência phygital.

O nome vem da junção das palavras physical (físico, em inglês) e digital. Ou seja, é a união entre as duas vivências que o consumidor procura ter em uma loja, em busca de praticidade e autonomia em suas compras.

Quer entender um pouco mais sobre como esse conceito funciona na prática? Continue a leitura e descubra como fazer o  seu varejo  se tornar phygital!

No que consiste a experiência phygital?

experiência phygital no varejo nada mais é do que permitir que o consumidor use todos os canais de compra. Não de maneira alternada, mas sim ao mesmo tempo. Por exemplo, é oferecer a ele a oportunidade de comprar no site e retirar na loja.

Ou de buscar, em tempo real, um desconto no site, e aplicá-lo na compra, sem burocracias como filas ou intervenção do gerente. É possível adaptar diversos tipos de vivências como essas para tornar o phygital realmente presente na loja.

O que interessa mesmo é dar a liberdade de escolha para o cliente. Assim, ele consegue fazer tudo da melhor maneira para si, melhorando a sua percepção sobre a empresa e se fidelizando como comprador.

Quais são suas principais características?

E o que define uma experiência como phygital? Aqui estão suas principais características para que você entenda melhor!

Novas fórmulas de distribuição

A empresa começa a trabalhar com novas fórmulas de distribuição, que incluem sistemas para melhorar a gestão de estoques e transportes. Isso porque o produto precisa chegar de uma forma mais rápida e integrada para o cliente.

Ferramentas e aplicações setoriais

A empresa precisa adotar mais ferramentas e aplicações setoriais. Sites mais completos, soluções de etiquetagem e gestão de tarifas são bons exemplos disso.

Soluções de gestão empresarial

As soluções de  gestão empresarial  também são de grande importância. Somente por meio delas será possível controlar e organizar processos, para que o que chega até o cliente não gere dúvidas ou problemas.

Como adequar a estratégia omnichannel ao phygital no varejo?

A utilização da  tecnologia  é uma realidade em praticamente todos os momentos do dia a dia. Sendo assim, não é difícil implementar a experiência phygital de acordo com o  comportamento de consumo  de seu cliente.

Ele, provavelmente, já está acostumado a estratégia  omnichannel : procura por atendimento online antes de comprar na loja física, acessa o site para conferir preços antes de ir até a empresa efetivar uma compra e assim por diante.

Essa proposta permanece no phygital, mas a intenção é melhorar ainda mais esse cruzamento de ações. O site da loja deve ser fácil de carregar, você pode disponibilizar QR Codes e códigos de verificação para confirmar ações e desenvolver dispositivos de assistência virtual mais elaborados. 

Tudo isso facilita a vida do cliente e continua a manter todos os seus canais interligados, unindo omnichannel e phygital.

Como a experiência phygital impacta as estratégias varejistas?

A experiência phygital direciona seu foco para o usuário. Afinal, a intenção é que ele consiga mais imersão dentro da loja física, mas sem deixar o digital de lado.

Sendo assim, o impacto causado no varejo é principalmente em relação à marca. O cliente começa a perceber que a loja se preocupa em deixar seu ambiente mais moderno e integrado. E que o objetivo disso é facilitar suas compras, deixando tudo mais prático e rápido.

Como consequência, ele passa a comprar mais com a empresa. Além de indicá-la e recomendá-la para familiares e amigos. O resultado? Vendas a todo vapor. Ou seja, é uma relação de trocas positivas, que fortalece a marca, deixa o cliente  muito mais satisfeito  e faz da inovação tecnológica uma constante dentro do negócio.

Por fim, fique de olho nas principais tendências da experiência phygital. A personalização de ofertas, produtos e serviços e a utilização de dados estratégicos para viabilizar essa ação são ótimos exemplos do que ficar de olho para aplicar.

E sabe como você pode começar a fazer isso? Usando o  IZ Loyalty ! Conheça um pouco mais sobre nosso CRM e como ele ajudará a transformar seu negócio em phygital.

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