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(0 Avaliações)02/06/2021
Existem diversas soluções de tecnologia em supermercados, porém, por ser um setor tradicional, muitos estabelecimentos encontram dificuldades para compreender os benefícios que isso proporciona ou quais são as soluções que podem ser implementadas.
Porém, quando deixam de aplicar essas ferramentas a tendência é que o negócio fique estagnado e seja ultrapassado pela concorrência . Assim, quem deseja se manter relevante e cativando o público precisa saber mais sobre essa solução.
Continue lendo para aprender mais sobre os benefícios da tecnologia no supermercado e como aplicá-la!
Quais os benefícios da tecnologia em supermercado?
Primeiramente, é necessário entender quais são as vantagens de adotar a tecnologia em seu supermercado. A principal, sem dúvidas, é a inovação e o acompanhamento de tendências, mantendo a relevância perante ao setor. Mas existem outros benefícios, veja:
Otimização no gerenciamento de processos
As soluções tecnológicas podem ser utilizadas para otimizar diversos tipos de processos, como controle de estoque, PDV , atendimento ao cliente, estratégias e marketing, entre outros.
Além disso, pode auxiliar na ambientação e outros detalhes que influenciam a experiência do cliente. Tudo isso com menor esforço operacional e, consequentemente, maior produtividade para a equipe.
Melhora na experiência do consumidor
Quando o supermercado adota a inovação para melhorar os processos internos, contando também com uma equipe preparada, o cliente percebe a diferença na experiência de compra , que se torna mais atrativa.
Consequentemente, há mais chances de fazer com que ele retorne em outras oportunidades, iniciando um processo de fidelização .
Redução de custos do negócio
A automatização e otimização de processos proporcionada pela tecnologia, consegue reduzir os custos do negócio.
Isso, sem impactos negativos na qualidade do que é ofertado ao cliente em termos de produto, atendimento e experiência em geral.
Presença digital
A tecnologia consegue fazer com que o supermercado passe a ter presença digital, atingindo um público ainda maior. Já que o uso de ferramentas de busca para pesquisa de estabelecimentos é algo frequente entre os consumidores, para selecionarem os melhores varejos.
Assim, utilizando a tecnologia o supermercado pode estar presente nesses canais, com perfis em redes sociais, anúncios, sites e até e-commerce, permitindo compras online para que o shopper não precise se deslocar ao supermercado para adquirir o que precisa.
Como aplicar a tecnologia no supermercado?
Para conseguir, de fato, aproveitar os benefícios citados, é essencial entender como aplicar a tecnologia no supermercado. A seguir, você conhecerá mais detalhes sobre as principais tendências do setor!
Self-checkout
O self-service é um termo bem conhecido que se refere a restaurantes que o cliente se serve sozinho, sem precisar do suporte. O self-checkout segue essa linha, o shopper finaliza suas compras no supermercado sem precisar do apoio de um funcionário do caixa.
Nesse caso, ele utiliza um sistema específico para leitura do código de barras dos produtos para efetuar a compra. Aqui, é preciso ter softwares especializados e seguros, além de funcionários treinados para dar suporte ao cliente diante de dúvidas. O principal benefício é a agilidade.
E-commerce
As compras pela internet ganham cada vez mais espaço devido à praticidade, já que todos os itens são escolhidos utilizando o aplicativo ou site e entregues no endereço solicitado.
Desse modo, não é preciso pegar trânsito para ir até o local, enfrentar filas ou investir o tempo circulando pelo estabelecimento para escolher todos os itens. A estratégia pode ser bastante atrativa para ampliar as oportunidades de venda e trazer mais diferenciais aos clientes.
Gestão de estoque
A gestão de estoque é um desafio dos supermercados, pois é preciso ter itens disponíveis com o volume adequado para atender a demanda.
Uma maneira de facilitar esse processo é com uma ferramenta de controle de estoque integrada ao sistema de venda. Dessa maneira, as informações são facilmente acessadas e a equipe terá mais facilidade para fazer as reposições.
Gestão de ofertas e clientes
A gestão de clientes é essencial para conseguir identificar comportamentos e hábitos de consumo para desenvolver ofertas personalizadas e campanhas que aumentem as vendas.
Por isso, a tecnologia é essencial para oferecer alternativas especializadas na análise de dados e geração de relatórios que ajudem na tomada de decisões estratégicas. Assim, estude as opções do mercado, as tendências e avalie a que mais faz sentido para seu varejo.
Gostou? Aproveite para conhecer as ferramentas integradas ao PDV da IZIO e comece hoje a implantar a tecnologia no seu varejo!