Navegue por todas as seções para obter dados sobre o desenvolvimento de categorias e sobre marcas e fornecedores mais bem avaliados
- Compartilhar:
- Enviar por Email
Categoria
Fonte: Copacol
Árvore de Decisão
Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.
- Para o shopper, a segurança alimentar na compra da categoria é mais importante do que o valor do produto
- De acordo com a Copacol, a categoria cresce anualmente e, por ter atributos diferentes da maioria das demais proteínas, consegue contribuir para elevar a rentabilidade das lojas
- A fabricante recomenda ainda, devido ao avanço da categoria, elevar seu espaço de exposição
- Ainda conforme a Copacol, pesquisas indicam que o consumo médio de peixes é de uma a duas vezes por semana. Essa compra acontece, muitas vezes, por impuls
- Identificar o fluxo de pessoas no PDV
- Abrir o fluxo com os produtos de maior valor agregado
- Seguir com os produtos de maior procura e alto giro
- Para as tilápias, a ordem fica assim: filés, empanados e postas
Tilápias: A tilápia serve como referência no sortimento por ser o produto que não pode faltar em nenhum tipo de loja que trabalhe com a categoria
-
Até 4 checkouts: filé 400 g e 800 g, posta de 800 g, steak 100 g, stick 300 g, iscas de 300 g, costelinha 600 g
- Premium/gourmet: filé 400 g, 800 g, posta 800 g, costelinha 600 g, iscas 300 g, petiscos 600 g, filé empanado tradicional e outras versões
- Lojas de vizinhança para classes C/D/E: filé 400 g, 800 g, posta 800 g, costelinha 600 g, steak 100 g, stick 300 g e 1,5 kg, petiscos 600 g
- Hipermercados: filé 400 g, 800 g e 2 kg, posta 800 g, costelinha 600 g, steak 100 g, stick 300 g e 1,5 kg, iscas 300 g, petiscos 600 g, filé empanado tradicional e outras versões, lasanha 600 g, escondidinho 600 g, pizza 400 g
- Lojas de proximidade: filé 400 g, 800 g, posta 800 g, costelinha 600 g, iscas 300 g, petiscos 600 g, filé empanado
- tradicional 400 g, iscas 300 g, lasanha 600 g, escondidinho 600 g, pizza 400 g
- Atacarejos: filá 400 g, 800 g e 2 kg, posta 800 g, costelinha 600 g, steak 100 g, stick 300 g e 1,5 kg, iscas 300 g, filé empanado tradicional e mais uma versão, lasanha 600 g, escondidinho 600 g, pizza 400 g
- É importante educar o consumidor em relação à categoria ensinando, por exemplo, receitas com o produto que sejam acessíveis, rápidas e gostosas. A ideia é derrubar o paradigma deque pescados são difíceis de ser preparados
- Cursos culinários online e ativação via influenciadores digitais mostrando a praticidade dos produtos é uma maneira de usar o digital para impulsionar a categoria
- O canal deve ser usado também para ações em datas importantes para esses produtos, como Quaresma, Semana do Pescado e Natal
Marcas
Classificação por índice de lembrança de supermercadista
- 1 Copacol
- 2 Aurora
- 1 Copacol
- 2 Costa Sul
- 3 Aurora
- 26,85 ÍNDICE % DE PREFERÊNCIA DAS TRÊS PRIMEIRAS MARCAS EM 2022
- Copacol 4,0 MAIOR EVOLUÇÃO DE PREFERÊNCIA DA MARCA EM 2022 - pp(1)
- Nenhuma LIDER HÁ 4 ANOS CONSECUTIVOS
• Dados sobre evolução do índice de preferência de marca, índice de preferência das três primeiras marcas e líder há quatro anos consecutivos são da pesquisa de SA Varejo.
• pp(1) – pontos percentuais/apenas variação acima de 1,00 pp
• Índice de preferência das três primeiras marcas corresponde a resultados Brasil
• Informações não submetidas a testes de validação estatística.
Top Fornecedores
NÚMERO DE RESPONDENTES