Por que o JBP é o primeiro passo para um trade orientado a resultados

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Reportagem SA+ -

A atuação da área é essencial no momento de desenvolver o plano anual. Conheça alguns pontos que devem ser observados na hora de estabelecer iniciativas e metas conjuntas

Foto: Adobe Stock

O trabalho colaborativo começa com um JPB (Joint Business Plan) bem elaborado, que tenha como diretriz principal as necessidades do consumidor e, consequentemente, beneficie os negócios do varejo e da indústria. Nesse momento, a atuação do trade marketing é fundamental, o que se acentua ainda mais durante a execução do que foi planejado. Afinal, é preciso medir e acompanhar para entender se há necessidade de corrigir rotas e garantir que, no final do ciclo, as metas estabelecidas sejam alcançadas. 

Em outras palavras, é preciso que o trade marketing se torne cada vez mais estratégico – ponto que será abordado durante o Trade Connection, maior evento de trade marketing do País ( Clique aqui e saiba mais ). Para tornar o planejamento mais eficiente, a SA+ Trade, que promove o encontro, listou alguns parâmetros que podem ajudar profissionais da área. Confira a seguir: 

Planeje o que é capaz de cumprir

  • Pode parecer óbvio, mas, muitas vezes, são colocadas grandes expectativas sobre o JBP. Contudo, sem processos e disciplina o planejamento não sai do papel.
  • Os planos precisam ser compatíveis com a estrutura das equipes, tanto do varejo como da indústria.
  • As metas devem ser "pé no chão" e avançar passo a passo.
  • Apoie-se nas soluções tecnológicas. Elas ajudam a ter mais produtividade, permitindo que o varejo e a indústria enxerguem os mesmos dados.

Considere o comportamento do consumidor e as particularidades de cada canal

  • Os dados trazem granularidade ao planejamento, além de decisões mais assertivas e alinhadas aos objetivos.
  • Outro fator para o sucesso do JBP e da relação entre as duas partes é a criação de uma política que reconheça as peculiaridades de cada canal.

Confiança entre parceiros

  • Não há parceria sem confiança e troca verdadeira. Muitos compartilhamentos de informação ainda acontecem de forma parcial, mas é preciso caminhar cada vez mais em direção a um modelo colaborativo.
  • Quanto maior a transparência, maior a qualidade nas ações.


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