Pela primeira vez, mais de 50% dos supermercados mantêm operação online

Avaliação:

(3 Avaliações)

Reportagem SA+ -

Segundo pesquisa, o número de empresas quase dobrou ante 2019

Foto: istock

O relatório anual “300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro”, elaborado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), mostra que pela primeira vez, mais de 50% das supermercadistas investiram em operação on-line (eram menos de 30% em 2019). Com isso, o número de empresas quase dobrou em relação a edição anterior, atingindo 76 companhias em 2020. “A maior aceleração no on-line na pandemia foi, sem dúvida, no varejo de alimentos, efeito do isolamento social que levou ao home office”, afirma o sócio e fundador da Varese Retail, Alberto Serrentino.

Pesquisa realizada pela revista SA Varejo de junho, mostrou que o varejo regional investiu mais de R$ 17 bilhões em tecnologia, sendo que 72% dessas redes investiram em soluções de e-commerce. Seis em cada 10 redes regionais adquiriram soluções de inteligência de dados e 34% dos varejos regionais dedicaram recursos à compra de tecnologias voltadas às lojas.

De acordo com o levantamento da SBVC, no marketplace, especificamente, que inclui a venda de lojistas médios e pequenos e a venda da própria rede que opera a plataforma, as cinco maiores companhias somaram R$ 123,9 bilhões em vendas transacionadas por esses shoppings virtuais em 2020, 81% acima de 2019 - ritmo de expansão também superior à média do comércio eletrônico. Lideram esse segmento, nesta ordem, Mercado Livre, Magazine Luiza, Americanas, Via e Carrefour.

“O avanço do marketplace, após a pandemia, é crescente dentro da venda digital, e levou a uma invasão dos pequenos e médios negócios nessas plataformas. Todo mundo ganhou, a digitalização do comércio brasileiro vem ocorrendo, mas a força das varejistas líderes faz diferença numa crise, quando já ter um ecossistema mais parrudo faz diferença”, disse Serrentino. “Vai ser difícil [ao lojista] escalar sem estar conectado às grandes plataformas”.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                   LinkedIn                                                  ,                                                  Instagram                                                  e                                                  Facebook                                                  !

 

Fonte: Valor Econômico

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade